Confira as características dos modelos de negócio B2B e B2C que podem gerar oportunidades para as micro e pequenas empresas de base tecnológica.

Nos últimos anos, principalmente depois da pandemia de Covid-19, tanto a jornada quanto os hábitos de compra dos consumidores mudaram, gerando novos modelos de negócios e oportunidades para empresas e clientes. Por isso, a indústria de base tecnológica (IBT) passou a se preocupar com a experiência do cliente, agilidade, personalização, entre outros fatores.
Nesse cenário, houve um grande crescimento no modelo de negócio B2B (business-to-business), que envolve a negociação e a venda entre empresas. Empresas de varejo, como supermercados e lojas, prestação de serviços a pessoas físicas e pontos de alimentação, como restaurantes e lanchonetes, são exemplos de negócios B2C (business-to-consumer), ou seja, que comercializam diretamente com seus clientes.
Como as EBTs de pequeno porte podem se engajar para atender à demanda de mercado B2B e B2C?
Primeiro, as IBTs devem conhecer como funciona o mercado B2B e suas as principais tendências, como as vendas on-line, que aumentaram e fizeram da internet um canal eficiente e prático de compras, e o investimento em tecnologia. Além das ferramentas de comunicação, as empresas passaram a priorizar soluções tecnológicas para melhorar processos operacionais e logísticos.
A transparência na comunicação, a experiência do consumidor, a gestão de dados e a preocupação com a diversidade e a representatividade dentro das EBTs também são tendências que foram aceleradas com a pandemia. Atualmente, não basta comercializar produtos ou soluções, é preciso gerar valor, diferenciação e satisfação ao cliente.
Oportunidades para as EBTs atenderem à indústria de grande porte
Diante desse cenário de mudanças e transformação digital, as IBTs de pequeno porte têm diversas oportunidades, como:
Criar uma plataforma on-line
Os pequenos negócios podem começar com uma loja fornecedora, com produtos ou serviços exclusivos. Outra ideia é criar uma plataforma com vários fornecedores.
Dessa maneira, é possível se inserir em um mercado maior e gerenciar pedidos e remessas. Alcançando outros mercados, as IBTs aumentam sua visibilidade e seu lucro. Em um mundo dominado pela tecnologia, existe uma maior interação entre empresas e o público.
Gerenciar listas de preços e pedidos
Com listas personalizadas, o B2B pode oferecer produtos com desconto e atrair mais clientes em potencial. Além disso, o gerenciamento de listas de preços é uma maneira de controlar preços em escala para quantidades mínimas.
As novas tecnologias também facilitam a negociação e a compra, diminuindo etapas e a documentação física. O tempo das transações passa a ser reduzido e o processo é facilmente rastreado. Nesse sentido, as TICs são fundamentais para a pequena empresa, pois permitem otimizar processos, agilizar atividades e acessar uma maior quantidade de pessoas.
Definir o método de pagamento mais apropriado
A escolha do método de pagamento, que viabiliza o sucesso dos negócios, deve ser feita com foco no cliente e nas suas necessidades. Embora existam diferentes formas de pagamentos nas plataformas on-line, os pagamentos locais, como os feitos pelo Mercado Pago, por exemplo, podem garantir transações mais rápidas e sem barreiras.
Da mesma maneira, é preciso optar por um método de envio adequado à necessidade do cliente. Ainda que haja diferentes opções de entrega, a IBT deve tomar uma decisão a partir do perfil do consumidor.
Viabilizar investimentos
Ao explorar o ambiente on-line, as pequenas empresas atraem a atenção de mais compradores, garantindo cadeias de suprimentos B2B de longo prazo e fortalecidas.
A aproximação dos pequenos negócios de base tecnológica a novas tecnologias e mercados, como os marketplaces, é uma forma viável para começar a atender à demanda das empresas de grande porte, de qualquer modelo de negócios, e para aumentar exponencialmente a lucratividade. Os marketplaces B2B reúnem alta tecnologia baseada em dados, bem como empresas para potencializar o comércio eletrônico.
Hoje, as empresas podem encontrar diferentes fornecedores em um único local, com a vantagem de terem sido analisados previamente com base em dados e de possibilitarem a negociação de melhores preços e prazos de pagamento.
Além disso, os marketplaces agregam um grande número de compradores e vendedores que podem negociar diretamente na plataforma, o que significa mais oportunidades para as micro e pequenas empresas de base tecnológica em um mercado cada vez mais competitivo.
O Sebraetec é uma consultoria de inovação que oferece atendimento personalizado, especialistas de mercado e tecnologias diferenciadas para que as pequenas empresas aumentem sua eficiência e inovem.
Para saber mais, leia os textos a seguir:
Foi um prazer te ajudar :)