this is an h1

this is an h2

Tue Oct 18 00:27:13 BRT 2022
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Como atrair a atenção dos clientes em época de eleições

Confira dicas de marketing digital para manter suas vendas durante a campanha eleitoral.

· 09/09/2022 · Atualizado em 18/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Em período eleitoral, com tanta informação e propaganda no ambiente on-line, atrair a atenção do cliente torna-se um desafio para o pequeno e médio empresário. As eleições para presidente, governadores, senadores e deputados aconteceram no dia 2 de outubro. 

Já tem um tempo que os folhetos e santinhos vêm perdendo espaço para as redes sociais. A migração do off-line para o on-line já foi acelerada nas últimas eleições. Com tanto engajamento e informação sobre candidatos e período eleitoral, o algoritmo pode começar a priorizar essa temática em detrimento do conteúdo do seu negócio.  

Diante desse cenário, como fazer para captar a atenção do cliente para o seu negócio nesse período? Separamos algumas dicas para você manter o seu engajamento e as suas vendas durante a campanha eleitoral. 

Aproveite para criar conteúdos temáticos

Aproveite o clima eleitoral para a sua “eleição de produtos”, utilizando enquetes nos stories do Instagram. Você pode pensar em perguntas como: “Em qual produto você vota”? Assim, você faz um gancho com a temática eleições, aproveita para criar conteúdo todos os dias e, ainda, colher informações sobre a preferência do seu público.

Outra sugestão é abrir uma caixinha de perguntas para solucionar dúvidas do seu público, fazendo um gancho com as eleições. O nome dessa caixinha poderia ser “Tribuna Livre”, fazendo uma referência à tribuna, onde os políticos fazem seus discursos nas câmaras.

Esteja presente para o seu cliente

O atendimento on-line precisa ser otimizado durante este período. Não demore para responder as mensagens por direct e as solicitações por WhatsApp. Se o consumidor chegou a mandar uma mensagem para você, é porque tem interesse no seu produto. Ou seja, não perca esse voto de confiança na sua marca.

Veja seu produto ou serviço como um candidato e encare como uma disputa pela atenção do seu público. Um bom atendimento humanizado pode ser o fator decisivo nesse período.

Mantenha seu cliente informado 

Lembre-se que nos dias das eleições, parte do comércio pode fechar, como bares e restaurantes. Se for o seu caso, avise o seu cliente com antecedência por meio das suas redes sociais. 

Outra questão é o trânsito, que costuma ficar bem complicado em algumas cidades. Então, aproveite para focar no delivery e ofereça esse diferencial para o seu cliente.

Cuidado com o seu posicionamento

Vivemos em uma democracia, onde todos podem manifestar suas opiniões. Mas, lembre-se de ter cuidado, pois ao posicionar-se publicamente a favor do candidato X, a sua marca pode perder todos os clientes que não votam neste candidato. Tenha cautela, e não confunda o posicionamento e valores da sua pessoa física com o posicionamento que precisa ter a sua pessoa jurídica.

Se você ainda não se programou para esse período, faça o seu planejamento, pensando também no segundo turno, no dia 30 de outubro. O período eleitoral pode trazer desafios para o seu negócio, mas o segredo é manter o foco no seu cliente, constância nas suas publicações e um bom atendimento. Com isso, os desafios tornam-se oportunidades, e você pode alcançar resultados positivos. Aproveite as dicas e boas vendas! 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Saiba o que fazer para ter um engajamento de sucesso no Instagram

O sucesso nas vendas depende de bom atendimento


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?