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Mercado e Vendas | MARKETING
Como atrair clientes usando as redes sociais

Planejar estrategicamente ações para redes sociais pode ser o diferencial do seu negócio para atrair mais clientes e aumentar suas vendas.

· 18/10/2022 · Atualizado em 25/10/2022
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Você sabe como usar as redes sociais para comunicar-se com seus clientes, criar relacionamento e vender seus produtos ou serviços? Em um cenário tão desafiador, com tanta concorrência, fortalecer sua presença digital nas mídias sociais pode ser fundamental para a sobrevivência dos negócios.

O Brasil é um dos países que mais utilizam as redes sociais. Elas já fazem parte da vida das pessoas e, por isso, tornaram-se ferramentas estratégicas de comunicação para atrair e fidelizar clientes.

Se você não sabe como tirar proveito das redes sociais para o seu negócio, não tem problema, preparamos cinco dicas para te ajudar nessa missão. Confira!

  1. Saiba usar cada canal de comunicação 

É fundamental entender as particularidades de cada rede social para usá-las da melhor forma e agregar na comunicação da sua empresa. Por exemplo, o Instagram pode ser utilizado para mostrar o cotidiano da sua loja, com fotos e vídeos curtos.

Você pode abusar de hashtags que tenham relação com o seu negócio. Ainda é possível aproveitar os stories, buscar parcerias com influenciadores e aliar o WhatsApp para apoio às vendas. 

  1. Invista em comunicação de qualidade

Utilizar fotos e materiais de boa qualidade agregam valor ao seu negócio e dão mais visibilidade à página da empresa. Planejar ações focadas na interação também é fundamental para conseguir engajamento do público. 

Seja criativo! Você não precisa fazer publicação, apenas, sobre a empresa. É possível diversificar com temas relacionados. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas pode divulgar conteúdo de moda e tendências. 

  1. Avalie o melhor canal de vendas para o seu negócio

Não é preciso ter um e-commerce para estar presente nas redes sociais. O empreendedor deve avaliar a real necessidade e a viabilidade de desenvolver esse canal de venda.

Cada alternativa tem uma finalidade e gera uma oportunidade, mas também traz o ônus do desenvolvimento de um sistema de gestão. Você deve analisar o que é mais interessante para o seu negócio de acordo com a sua realidade.

É possível comercializar produtos pelas redes sociais de forma integrada. Você pode divulgar no Instagram, encaminhar para o WhatsApp e fechar a venda pelo aplicativo, usando um meio de pagamento on-line. Para isso, é preciso organização e planejamento para não prejudicar o cliente nem o seu negócio. 

  1. Use ferramentas para gerir as redes sociais

Existem várias ferramentas que podem ser utilizadas para realizar a gestão das redes sociais, como programar postagens, acompanhar métricas, ver seguidores e engajamentos. 

O ideal é usar um perfil empresarial para acompanhar esses dados. Assim, você faz uma gestão mais assertiva das suas redes.

  1. Defina seu público-alvo

É fundamental definir o perfil do público-alvo que você quer atingir para ser feita uma comunicação mais assertiva e eficiente. As redes sociais permitem que as informações sejam direcionadas de forma precisa para um público específico, diferente de outros canais de comunicação, como televisão ou jornal que falam com o público geral. 

Vale também impulsionar, ou seja, pagar posts patrocinados que permitam direcionar a mensagem para um público maior e que não seria possível de forma orgânica. Ou mesmo direcionar uma determinada comunicação a um público bem definido, sem que apareça na linha do tempo do seu perfil.

Texto feito a partir do vídeo do Sebrae: 5 dicas - Como atrair clientes usando as redes sociais 

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