this is an h1

this is an h2

Mon Oct 24 01:49:02 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING
Como aumentar suas vendas de maneira estratégica e eficiente

Confira estratégias e ações de marketing digital para cada uma das quatro fases do processo de venda.

· Atualizado em 24/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você pode aprender milhares de métodos, truques e ferramentas para gerenciar o seu negócio. Pode ter o melhor serviço ou o produto mais transformador do mercado. Mas, se não vendê-lo, seu negócio não vai crescer. Como nenhum produto se vende sozinho, é preciso estratégia para gerar desejo e, principalmente, ação do seu cliente.

Separamos quatro etapas principais do processo de venda. Veja como você pode aplicá-las no seu negócio e vender mais.

  • Fase da inconsciência

Essa primeira etapa é quando o seu cliente não sabe que possui um problema, ou seja, ele não possui uma dor, um motivo para agir. Nessa fase, você precisa provocá-lo e convencê-lo de que possui um problema. 

Por exemplo, se você vende marmitas de alimentos orgânicos ou saudáveis, fale ao cliente da rotina, da facilidade de comprar alimentos ultraprocessados que levam a uma alimentação errada e que podem prejudicar a saúde. Questione o consumidor se ele já pensou sobre isso. Sendo assim, o primeiro passo para começar a vender é mostrar ao seu cliente o problema que talvez ele não seja consciente.

Agora que ele possui uma dor, que é um motivo para agir, ele passa para a segunda da venda.

  • Fase da consciência do problema

Essa etapa é fundamental, pois é quando o cliente potencial começa a buscar soluções. Depois de descobrir que está alimentando-se mal, no caso das marmitas, ele passa a pesquisar e analisar soluções: comprar produtos orgânicos, fazer marmitas, talvez em casa, ou ir a um nutricionista. 

  • Fase do empoderamento

Você deve permitir a consciência da solução. Esta é a fase do empoderamento. Mostre que ele pode resolver esse problema da má alimentação. Como? Falando do serviço de marmitas. Apresente todos os benefícios e como uma marmita saudável resolve cada um dos problemas que surgirem na cabeça dele.

Nesse momento, você ainda não vai falar do seu produto, apenas dos benefícios dele. Fale de você e dos seus aspectos marcantes. Mostre o processo de produção, o seu padrão de qualidade, os depoimentos sobre seu produto e, principalmente, o porquê do seu produto ser a melhor solução para ele. 

  • Fase da conexão

Na quarta fase, seu cliente já sabe que possui um problema e já está ciente de que existe uma solução. Você deve colocar-se como a melhor solução para ele.

Para finalizar a venda, você fará uma oferta para o seu cliente e uma chamada para ação. Você pode disparar alguns gatilhos mentais, como o da urgência com uma oferta por tempo limitado; ou o da reciprocidade, oferecendo um brinde, ou até o da exclusividade, com uma condição única e personalizada para aquele cliente.

De maneira geral, essas são as quatro fases do processo de venda. Conhecê-las é fundamental para traçar as melhores estratégias e ações. Além disso, você pode conhecer o perfil de seu cliente em potencial e melhorar os processos para uma próxima negociação. 

Artigo feito a partir do vídeo do Sebrae-PR: Como aumentar as vendas? 4 passos para vender mais com estratégia!

Para saber mais, confira os cursos do Sebrae:

Marketing digital: planejar para vender pela Internet

Conhecendo e valorizando seu cliente


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?