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Inovação | APLICATIVO
Como começar a anunciar no Instagram e no Facebook Ads

Ferramenta pode ser utilizada para criar e publicar anúncios no Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger.

· 12/12/2022 · Atualizado em 19/01/2023
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O Facebook Ads é uma das plataformas de anúncios mais exitosas da atualidade. Isso porque as campanhas criadas nela são veiculadas em todos os canais do grupo Meta, ou seja: Instagram, WhatsApp, Messenger, além do próprio Facebook.

E, ao contrário do que muita gente pensa, não precisa ser um super especialista em marketing digital para poder trabalhar com o Facebook Ads. Como mostra o empreendedor digital Alex Vargas, no seu canal do YouTube, com boa vontade e um pouquinho de atenção, qualquer empreendedor pode criar seus próprios anúncios.

É importante destacar que os anúncios aparecem com a palavra “patrocinado” logo abaixo do nome do perfil e são veiculados na timeline dos usuários junto com as outras publicações.

Por que anunciar no Facebook Ads?

Existem duas razões principais que justificam o investimento: a quantidade gigantesca de usuários das redes sociais do grupo Meta (na casa de bilhões) e o fato de o algoritmo do Facebook ser estruturado para encontrar o público certo para o seu negócio, desde que a campanha seja feita com base em uma segmentação eficaz.

E o que é preciso para anunciar no Facebook Ads? Basicamente, de um perfil comercial e de uma página dentro das redes sociais do grupo. É por meio dessa página que seu anúncio será veiculado. Você pode ter mais de uma página. O Facebook tem a opção “criar página”.

Importante: lembre-se de colocar uma imagem para a capa e outra no perfil da sua página. Também é bom preencher os dados de contato, localização e horário de funcionamento para que seu cadastro fique completo. Publique fotos, notícias e convide seus amigos para curtir sua página, antes de começar a criar os anúncios.

Gerenciador de anúncios

Criada a página, você precisa de um BM ou business manager, que nada mais é do que o gerenciador de anúncios. O acesso se dá pelo Business Facebook.

Dentro de uma mesma conta do Facebook, é possível criar dois gerenciadores de anúncios. Basta clicar em “criar conta empresarial”. Em seguida, você vai acessar uma página para criar a conta. Ela pede um nome, mas não precisa preocupar-se porque ele não vai aparecer. Também será pedido um e-mail para você receber informações sobre essa conta. 

Feito isso, é preciso criar uma conta de anúncios. Você pode criar uma primeira conta no seu gerenciador e, depois que começar a gastar dinheiro na plataforma, pode criar outras contas.

Para criar sua conta de anúncio, vá em “mais configurações do negócio: conta de anúncio > adicionar conta > criar uma nova conta de anúncio”. Você deve colocar um nome, fuso horário e a moeda.

Na próxima etapa, defina quem vai gerenciar sua conta e, em seguida, as formas de pagamento dos seus anúncios.

Criando a campanha e um anúncio do zero

A plataforma apresenta uma trilha: campanha, conjunto de anúncios e anúncios. Você cria sua publicidade seguindo cada etapa. 

Ao clicar em “criar”, você já será direcionado para escolher os objetivos da campanha, que podem ser: reconhecimento, tráfego, engajamento, cadastros, promoção de apps e vendas. Devem ser escolhidas de duas a três opções.

A opção "vendas" é a mais utilizada. Nesse caso, o Facebook vai procurar pessoas que têm padrão de conversão. Você vai escolher se quer uma conversão de compra ou de lead, por exemplo.

O importante nessa fase é o pixel, um código de inteligência do Facebook. O que ele faz? Ao ser inserido no seu site e ativado no Facebook Ads, o pixel consegue rastrear quem são as pessoas que estão comprando o seu produto e busca pessoas com perfis parecidos para apresentar o seu anúncio. Outra possibilidade é fazer uma campanha de engajamento para iniciar conversas no WhatsApp.

Na sequência, a campanha deve ser nomeada. Você pode criar um teste A/B nessa fase. Também é possível ativar o “orçamento de campanha advantage”, para que a plataforma distribua os valores nos conjuntos de anúncios ao longo dos dias.

Nesses conjuntos, é possível criar vários grupos. Por exemplo, mulheres de 25 a 35 anos em um conjunto; mulheres de 45 a 55 anos em outro; e um terceiro voltado para homens de 18 a 25 anos. Tudo isso para testar qual é o público que mais compra o seu produto.

Quando chegar o momento de escolher o público, fique atento a critérios como região, idade, gênero e idioma. Por exemplo, se você vende maquiagem, escolha mulheres para verem os seus anúncios.

Por fim, lembre-se de que os anúncios podem ser em formato de imagem ou vídeo. Escolha aquele que melhor dialoga com o seu público. Se no início você não souber, não tem problema: faça testes A/B e identifique qual formato traz melhores resultados para as suas campanhas. O importante é usar a sua criatividade e ir avaliando os resultados.

Fonte: Como anunciar no Facebook Ads Passo a Passo Completo

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Como fazer tráfego pago no Instagram

Como divulgar o seu negócio no Facebook

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