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Tue May 30 15:48:47 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTUDO DE MERCADO
Como conhecer o mercado antes de abrir uma empresa?

Conhecida por ser um dos elementos mais importantes do plano de negócios, a análise de mercado é imprescindível em uma economia cada vez mais competitiva.

· Atualizado em 30/05/2023
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Para se sobressair, as empresas precisam conhecer a fundo seu mercado e a necessidade dos seus possíveis clientes. Sem essa análise, que antecede o planejamento estratégico, abrir um novo negócio ou expandi-lo para outros nichos pode se tornar um processo fadado ao fracasso.

Mesmo com ideias inovadoras no mercado, os empreendedores precisam também conhecer a fundo o terreno em que estão prestes a pisar para tomar as decisões corretas e assertivas. Esteja você no início de um negócio ou em um momento de expansão, saiba o que levar em consideração antes de agir!

O que é a análise de mercado?

A análise de mercado é o processo de obtenção de dados e informações relevantes sobre o mercado em que seu negócio ou ideia está inserido. Ela é importante em todos os momentos do negócio: desde o início, para que seu empreendimento saia do papel e se torne viável e, durante toda a sua existência, para que ele não fique para trás com o passar dos anos.

As ações e decisões da sua empresa precisam sempre ser tomadas tendo em vista as oportunidades e ameaças que impactam diretamente sobre ela.

Somente dessa forma é possível tomar ações vantajosas de maneira estratégica. E, como os mercados estão sempre em constante mudança, a análise deve ser um processo contínuo realizado pela gestão.

A análise de mercado, portanto, tem o papel de fornecer respostas a perguntas importantes que guiam o futuro do negócio. Assim, é possível saber:

  • Quais são as necessidades dos clientes;
  • O que os concorrentes estão fornecendo;
  • Se a ideia tem viabilidade para ser bem implantada no mercado;
  • Se existe um nicho que necessita de determinado serviço;
  • Quão atrativo é o mercado para a sua empresa.

A análise de mercado ajuda a empresa a desenvolver melhor o negócio, criar ações mais estratégicas e conseguir ter uma visão muito mais ampla de onde se está e quais são as possibilidades de crescimento. Ela permite:

  • Conhecer o público-alvo: por meio dessa análise bem-feita, é possível identificar quem é seu potencial cliente, quais são as necessidades dessas pessoas, que tipo de hábitos de consumo seu público tem, qual seu estilo de vida, hábitos, faixa etária etc;
  • Entender os fornecedores: com a análise de mercado, é possível entender quem são os fornecedores e criar uma relação amigável e potencializar o trabalho em conjunto;
  • Entender os concorrentes: Por meio do entendimento de quem são seus concorrentes e como eles se comportam, é possível identificar o que funciona, o que não funciona, o que está sendo feito e, assim, definir os diferenciais competitivos da sua empresa.

Existem dois tipos de análise de mercado: a análise de fontes secundárias e a pesquisa de mercado.

1. Análise de fontes secundárias

A análise de fontes secundárias consiste na coleta de dados de maneira mais ativa. Esse tipo de pesquisa pode ser realizada internamente, sem a necessidade da empresa entrar em contato com o público ou outros elementos externos. Ela é conhecida por ser mais genérica e ampla, uma vez que os dados são coletados de forma passiva e são limitados pelas informações que estão disponíveis por meio das mais diversas mídias.

2. Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é uma forma de análise mais ativa. Por meio dela, é possível entrar em contato com muitas pessoas que são de interesse da empresa: clientes, fornecedores e prospects.

Ao realizar uma pesquisa de mercado, você poderá levantar questões como:

  • Quais tipos de serviços e produtos são esperados pelos clientes;
  • Quais são as expectativas dos clientes a respeito da empresa;
  • Como anda o mercado etc.

Ao entender a fundo as ideias, as necessidades e as objeções dos clientes, certamente, você terá em mãos informações valiosas para otimizar seu negócio e transformar a realidade da sua empresa.

A pesquisa de mercado também é uma ótima alternativa para empresas que querem lançar um novo produto, mas querem validar esse lançamento com os possíveis clientes.

Existem ainda dois tipos complementares de análise de mercado que devem ser feitas pelas empresas.

São elas a análise macroeconômica, voltada para uma visão político-econômica de mercado e a microeconômica, voltada para questões internas do setor no qual a empresa se insere.

1. Macroambiente 

Para fazer uma boa análise macroeconômica, a ferramenta Análise Pestel se mostra como braço direito dos gestores.

Sua sigla, que significa Política, Economia, Social, Tecnologia, Ambiental e Legal diz respeito aos fatores macroeconômicos que podem afetar a sua empresa.

Por exemplo, é importante levar em consideração aspectos como:

  • (P) Fatores políticos: políticas governamentais, eleições e tendências políticas, mudanças de governo, políticas de negociação, financiamentos, bolsas, iniciativas, guerra, terrorismo, conflitos, problemas políticos internos, relações entre países, corrupção, entre outros;
  • (E) Fatores econômicos: economia local, tributação, inflação, juros, tendências econômicas, problemas sazonais, crescimento da indústria, taxas de importação/exportação, comércio internacional, taxas de câmbio internacionais, taxa de desemprego, situação de dívida externa, entre outros;
  • (S) Fatores sociais: taxa de crescimento, mudanças de gerações, tendências de estilo de vida, tabus culturais, atitudes e opiniões dos consumidores, padrão de compra, problemas éticos, faixa etária, classe social, expectativa de vida, entre outros;
  • (T) Fatores tecnológicos: tecnologias emergentes, maturidade da tecnologia, legislação tecnológica, pesquisa e inovação, informação e comunicações, desenvolvimento de tecnologia concorrente, problemas de propriedade intelectual, entre outros;
  • (E) Fatores ecológicos: regulamentos ambientais, sustentabilidade, gestão de resíduos, poluição, entre outros;
  • (L) Fatores legais: legislação em vigor, legislação futura, legislação internacional, órgãos e processos regulatórios, lei trabalhista, direito do consumidor, normas de saúde e segurança, regulamentos fiscais, normas específicas da indústria, entre outros.

Com base no que foi citado acima, os próximos passos da Análise Pestel são mapear os fatores e classificá-los como oportunidades e ameaças.

2. Microambiente

Para fazer uma análise microeconômica da empresa, que leve em consideração aspectos importantes sobre a concorrência, fornecedores e clientes, a ferramenta Cinco Forças de Porter é largamente utilizada para auxiliar a equipe.

Conheça cada uma delas abaixo:

Analisando cada um destes itens, é possível chegar a conclusões específicas que definem onde a empresa se encontra no mercado e como ela poderá traçar seu caminho. Conhecendo a si própria e a seus concorrentes, clientes e fornecedores, a empresa se beneficia com esta ferramenta de análise por saber quais são seus pontos fracos e fortes e de que maneira os explorar.

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