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Wed Jan 11 16:49:03 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Como conquistar clientes no mercado de produção orgânica?

O mercado de orgânicos tende a crescer cada vez mais no Brasil, e é justamente por isso que o empreendedor deve entender melhor como funciona a produção nesse s

· Atualizado em 11/01/2023
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Com a população cada vez mais atenta às práticas sustentáveis e com uma alimentação mais saudável, o mercado orgânico cresceu cerca de 20% em quatro anos.

Para o empreendedor, estas são algumas das vantagens do cultivo de alimentos orgânicos para o próprio negócio e para o meio ambiente:

  1. A produção dispensa o uso de fertilizantes;
  2. Ela não degrada o solo;
  3. Ela não prejudica a fauna;
  4. Ela é mais sustentável;
  5. Ela é mais versátil;
  6. Ela garante maior exportação;
  7. Ela propicia melhores financiamentos do governo.

Antes de iniciar sua produção orgânica, porém, é necessário lembrar que os alimentos precisarão crescer livres de agrotóxicos, hormônios, antibióticos e que práticas ecologicamente sustentáveis deverão ser utilizadas durante todo o processo.

Portanto, para entrar no mercado, obter lucro e vender, também é preciso saber negociar. E, para isso, é fundamental saber todas as informações pertinentes ao seu produto e ao seu negócio.

Antes de concluírem a compra, é comum que os consumidores perguntem as características da mercadoria, seu diferencial, preços, quantidades e assim por diante.

Respondendo a essas perguntas de forma clara e honesta, o empreendedor ganha a confiança do consumidor, fator de fundamental importância no mercado de produção orgânica.

Para conquistar clientes, é preciso saber onde encontrá-los: por meio de um representante comercial? Um atacadista? Um distribuidor? Atente para esse fato e planeje estratégias para alcançá-los da melhor forma para o seu negócio, no momento certo e na modalidade correta.

Se quiser obter bons resultados, planeje-se para realizar uma boa gestão de vendas, preocupando-se com:

  1. Encaminhamento dos pedidos;
  2. Separação dos pedidos;
  3. Emissão de notas fiscais;
  4. Separação dos produtos;
  5. Envio dos produtos.

Dito isso e levando em consideração todas as informações anteriores, como é possível conquistar clientes no mercado de produção orgânica?

  1. Converse com o cliente:

Fazer contato, visitas ou mesmo conversar com o consumidor é importante para a venda e a melhoria constante do seu negócio.

Com essas interações periódicas em pontos de venda, por exemplo, é possível perceber o que vai bem e o que precisa de mais atenção na sua produção.

  1. Canais de comunicação:

Disponibilizar canais de comunicação e, de fato, se comunicar com o cliente criará um relacionamento entre o produtor e o consumidor.

Busque solucionar todas as dores do cliente, comprometendo-se a entregar melhor e com maior qualidade, por exemplo.

  1. Prazos e condições:

Caso haja um acordo com o seu cliente, é necessário cumpri-lo. Respeitar prazos e condições acordadas transmite credibilidade perante consumidores e fornecedores.

Dica: separe algum tempo para planejar as estratégias de marketing do seu negócio, fortalecendo a sua marca para conseguir transformar consumidores em clientes.

Por fim, nossa última dica é para que você fique por dentro das tendências do mercado e procure atender a todas as exigências legais e específicas do setor.Quer saber mais? Continue lendo: Como empreender no mercado de produção orgânica?


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