O mercado de orgânicos tende a crescer cada vez mais no Brasil, e é justamente por isso que o empreendedor deve entender melhor como funciona a produção nesse s
Com a população cada vez mais atenta às práticas sustentáveis e com uma alimentação mais saudável, o mercado orgânico cresceu cerca de 20% em quatro anos.
Para o empreendedor, estas são algumas das vantagens do cultivo de alimentos orgânicos para o próprio negócio e para o meio ambiente:
- A produção dispensa o uso de fertilizantes;
- Ela não degrada o solo;
- Ela não prejudica a fauna;
- Ela é mais sustentável;
- Ela é mais versátil;
- Ela garante maior exportação;
- Ela propicia melhores financiamentos do governo.
Antes de iniciar sua produção orgânica, porém, é necessário lembrar que os alimentos precisarão crescer livres de agrotóxicos, hormônios, antibióticos e que práticas ecologicamente sustentáveis deverão ser utilizadas durante todo o processo.
Portanto, para entrar no mercado, obter lucro e vender, também é preciso saber negociar. E, para isso, é fundamental saber todas as informações pertinentes ao seu produto e ao seu negócio.
Antes de concluírem a compra, é comum que os consumidores perguntem as características da mercadoria, seu diferencial, preços, quantidades e assim por diante.
Respondendo a essas perguntas de forma clara e honesta, o empreendedor ganha a confiança do consumidor, fator de fundamental importância no mercado de produção orgânica.
Para conquistar clientes, é preciso saber onde encontrá-los: por meio de um representante comercial? Um atacadista? Um distribuidor? Atente para esse fato e planeje estratégias para alcançá-los da melhor forma para o seu negócio, no momento certo e na modalidade correta.
Se quiser obter bons resultados, planeje-se para realizar uma boa gestão de vendas, preocupando-se com:
- Encaminhamento dos pedidos;
- Separação dos pedidos;
- Emissão de notas fiscais;
- Separação dos produtos;
- Envio dos produtos.
Dito isso e levando em consideração todas as informações anteriores, como é possível conquistar clientes no mercado de produção orgânica?
- Converse com o cliente:
Fazer contato, visitas ou mesmo conversar com o consumidor é importante para a venda e a melhoria constante do seu negócio.
Com essas interações periódicas em pontos de venda, por exemplo, é possível perceber o que vai bem e o que precisa de mais atenção na sua produção.
- Canais de comunicação:
Disponibilizar canais de comunicação e, de fato, se comunicar com o cliente criará um relacionamento entre o produtor e o consumidor.
Busque solucionar todas as dores do cliente, comprometendo-se a entregar melhor e com maior qualidade, por exemplo.
- Prazos e condições:
Caso haja um acordo com o seu cliente, é necessário cumpri-lo. Respeitar prazos e condições acordadas transmite credibilidade perante consumidores e fornecedores.
Dica: separe algum tempo para planejar as estratégias de marketing do seu negócio, fortalecendo a sua marca para conseguir transformar consumidores em clientes.
Por fim, nossa última dica é para que você fique por dentro das tendências do mercado e procure atender a todas as exigências legais e específicas do setor.Quer saber mais? Continue lendo: Como empreender no mercado de produção orgânica?
Foi um prazer te ajudar :)