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Mon Oct 03 23:17:09 BRT 2022
Mercado e Vendas | CLIENTE
Como conquistar mais clientes para seu minimercado

Além de uma estrutura adequada de loja, é preciso atrair pessoas e lhes oferecer a melhor experiência de compra.

· Atualizado em 03/10/2022
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Sabe aquela velha frase que fala que tamanho não é documento? Pois no segmento de minimercados, ela se aplica perfeitamente! O formato enxuto destas lojas, aliado à curadoria dos produtos e àquele atendimento especial são os itens que não podem faltar na sua estratégia de diferenciação.

Montar um minimercado que atraia a atenção do maior número de clientes na região onde está instalado, exige muito estudo e planejamento. É preciso se diferenciar da concorrência e prestar muita atenção na experiência que os consumidores terão em seu ponto de venda.

O formato de minimercados está cada dia mais caindo no gosto dos consumidores. A vida moderna, repleta de afazeres que precisam ser encaixados em uma rotina de tempo cada vez menor, foi um dos grandes impulsionadores do segmento de minimercado. Afinal de contas, quem não quer economizar tempo e ter a praticidade de ir a pé fazer as compras para abastecer a casa?

Outro ponto que mudou muito nesse setor é o que se refere à curadoria de produtos. Foi-se o tempo em que o mercado de bairro oferecia somente aquelas opções para “quebrar o galho”. Hoje, o mix de produtos muito bem selecionados, aliado ao tamanho de loja menor e mais aconchegante atende perfeitamente às necessidades dos consumidores.

Por isso, separamos dicas preciosas sobre atendimento, estrutura de loja e curadoria de produtos para você ter um empreendimento de sucesso.

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Atendimento

Oferecer um bom atendimento ao cliente depende mais de atitude e capacitação do que de recursos financeiros. Nas pequenas empresas, a proximidade com os clientes acaba se tornando um grande diferencial competitivo.

Atender aos clientes do bairro possibilita, ao longo do tempo, a criação de um relacionamento com os seus consumidores. A frequência de compras repetidas torna possível a memorização do rosto das pessoas. Então, invista no atendimento personalizado e humanizado. Estimule a sua equipe a tratar os clientes pelo nome sempre que possível. Capacite seus funcionários a adotar sempre uma postura proativa, auxiliando os clientes em todas as dúvidas. Estas atitudes são extremamente valiosas para estimular a percepção positiva da experiência de compra e a consequente fidelização do cliente.

Algumas gentilezas como entrega em domicílio, vendas por WhatsApp, reservas e até assinaturas de determinados itens são serviços que somam no processo de conquista dos clientes. Então, fique sempre atento para perceber quais necessidades dos seus clientes ainda não estão sendo atendidas e podem ser incorporadas aos seus serviços.

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Formato e Layout

O formato de negócio de minimercado precisa apresentar as seções básicas para atender às necessidades de abastecimento do dia a dia de uma casa. Então, é importante saber quais serão os setores trabalhados e prever a disposição das áreas que cada setor irá ocupar. Leve em conta em quais delas você quer dar destaque para prever espaço de exposição suficiente. Os segmentos de padaria, açougue, frutas e legumes costumam impulsionar as vendas deste segmento. Então, reserve um espaço suficiente para essas áreas.

Não esqueça de prever espaço para o estoque. Como o tamanho das lojas de minimercado são menores, utilize as gôndolas para expor a variedade dos produtos, mas não para ser o estoque da sua loja. Prateleiras e gôndolas muito lotadas acabam ficando bagunçadas ao longo do dia, além de ser um facilitador para estragar produtos que podem cair. Faça conferências e reposições das mercadorias necessárias ao longo do dia.

Adote uma sinalização clara e criativa, mostrando ao cliente onde estão os setores. Imagens de qualidade também estimulam os sentidos visuais do cliente na hora da compra. Cuide apenas para que as letras escolhidas para a sinalização sejam de fácil leitura e as imagens tenham qualidade de impressão.

A iluminação também é um ponto de atenção nesse segmento. Lojas claras sempre vendem mais! Então, nada de deixar sua loja com áreas escuras e mal cuidadas. Se possível, invista também em iluminações de destaque para criar cenários em determinados segmentos. Esse tipo de iluminação proporciona mais brilho e beleza aos produtos. Capriche, principalmente, na iluminação de destaque da padaria e do setor de hortifruti.

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Curadoria

Muito mais do que um diferencial no setor, a composição do mix de produtos também é um dos fatores que contribuirá diretamente para o resultado do seu negócio. É preciso encontrar o equilíbrio ideal entre variedade e sortimento de produtos para diminuir os riscos de ficar com produtos encalhados ou com baixo giro.

Comece identificando em quais categorias você gostaria de se destacar. Nestas, é importante que você tenha maior variedade e sortimento. Nas demais, opte por um sortimento mais enxuto. Para facilitar a compreensão desse conceito, tomo como exemplo o produto pasta de dente. Caso você escolha disponibilizar, por exemplo, três marcas e quatro tipos de cada marca, a sua variedade será de três marcas, e o seu sortimento quatro opções de tipo.

Então, seja criterioso na hora de compor seu mix para não exagerar na variedade e no sortimento. A lucratividade do seu negócio, certamente, irá agradecer!

Para você se aprofundar um pouco mais, separamos um artigo com os dez fatores de sucesso desse setor. Boa leitura!


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