this is an h1

this is an h2

Sat Aug 20 00:19:04 BRT 2022
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Como conquistar seu espaço no mercado digital

Conheça alternativas de modelos de negócios digitais e veja como empreender.

· Atualizado em 20/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A presença dos pequenos negócios no mundo digital está cada vez maior.  Os pequenos empreendedores têm inovado no e-commerce, marketplaces, soluções SaaS, marketing de conteúdo, entre outros.

A pesquisa do Sebrae, Defesa da concorrência e acesso a mercados digitais, de 2021, mostrou que 81% dos pequenos negócios já estão inseridos no digital e pretendem fazer investimentos para ampliar o nível de digitalização do seu negócio. 

Com a pandemia de covid-19, houve uma aceleração ainda maior no mercado digital. As pequenas empresas tiveram que se adequar ao novo normal. E, algumas viram uma oportunidade de sucesso. A ideia não é, somente, migrar para o digital, já que este tem características próprias. É preciso conhecer tecnicamente como atuar no mundo digital. 

E isso ficou claro na pesquisa, pois a maioria dos empreendedores que ainda não está no mundo digital afirmou que sua maior dificuldade é a falta de pessoal técnico (55%).

Aqueles que já estão no mercado digital disseram que as dificuldades encontradas eram: expor (43%) e vender (49%) os produtos ou serviços na internet. O que também tem uma relação com a profissionalização e a técnica.

Modelo de negócios

O modelo de negócios é o ponto de partida porque é a possibilidade de visualizar o negócio, suas partes e objetivos. Ele descreve como a empresa produz, entrega e cria valor. Ele é diferente do plano de negócios, que descreve como o negócio será construído, com etapas, prazos, custos e receitas. 

O modelo precede o plano de negócios e se torna ainda mais essencial quando o foco está nos negócios digitais. Conheça algumas possibilidades de inserir o seu negócio no mundo digital:

E-commerce 

Comércio eletrônico ou plataformas de vendas on-line. É um mercado que tem crescido muito, principalmente, depois de 2020. No primeiro semestre de 2021, o e-commerce bateu um recorde de vendas, totalizando mais de R$ 53,4 bilhões. O ano de 2020 já tinha sido muito bom para as vendas on-line, mas esse valor representou 67% do valor total do ano anterior. O que mostra que o setor está em constante aquecimento.

Marketplace

Também é um comércio eletrônico, mas, nessas plataformas, diferentes lojas anunciam e vendem seus produtos. Alguns exemplos são: Amazon, Americanas, Magazine Luiza.

Também é possível falar em hub de integração, que é um meio de gerenciar pedidos e outras operações nos marketplaces. 

Marketing de conteúdo

Empreendedores que produzem conteúdo para conquistar clientes. Eles podem atuar como infoprodutores, que são os que fazem algum produtor digital como curso ou e-book. 

Marketing de afiliados ou programa de afiliados é um serviço de publicidade e venda. O afiliado vende o produto ou serviço de outra empresa ou pessoa em troca de uma comissão. 

No marketing de conteúdo também é possível citar os produtores de conteúdo, que podem ser texto, vídeo, áudio ou em outro formato. 

Soluções SaaS

A sigla significa Software as a Service (software como serviço). São empresas que fornecem aplicações de forma remota. São exemplos: Google Drive e Dropbox. No marketing digital, muitas empresas desenvolvem soluções de automação, como e-mail marketing e produção de landing pages, e de gestão de conteúdo.

Dropshipping

Um modelo de e-commerce em que o empreendedor atua como intermediário entre o cliente e o fornecedor. A ideia é a seguinte: o pequeno empreendedor monta uma loja virtual, atrai os clientes, recebe os pedidos e repassa para o vendedor. Ele não tem um estoque dos produtos porque eles são enviados diretamente para os clientes. 

Confira o Up Digital Sebrae Marketing, uma solução de consultoria para você conhecer e aplicar estratégias e ferramentas de marketing digital em seus negócios. E, assim, alcançar resultados importantes para o seu negócio digital.

Para saber mais, leia os textos a seguir:
Revisão de modelo de negócio: como fazer nesta retomada?

Saiba como faturar sem ter uma loja virtual

E aproveite os cursos do Sebrae:

Marketing digital para sua empresa: primeiros passos

Acesso a mercado para Startups

Como desenvolver produtos e modelos de negócios inovadores


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?