this is an h1

this is an h2

Fri Aug 19 08:11:40 BRT 2022
Inovação | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Como criar NFT para vender artesanato

O NFT possibilita “marcar” propriedade de ativos digitais, permitindo ganhar dinheiro com a comercialização desses itens - e o artesanato é um deles.

· 04/08/2022 · Atualizado em 19/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Surgida há mais de 6 mil anos, quase junto com a invenção da escrita, a prática do artesanato quase desapareceu durante as sucessivas fases da Revolução Industrial (séculos 18 a 20). Há algumas décadas, contudo, com o surgimento das preocupações ambientais, o artesanato, como uma fênix, vem renascendo das cinzas das fábricas que o soterraram no passado. Olhando para o futuro, a era digital oferece uma nova oportunidade para o artesanato se firmar novamente como uma obra única e intransferível, com os chamados NFTs.

Iniciais da sigla Non-Fungible Tokens, ou Tokens Não Fungíveis, os NFTs “marcam” a propriedade de ativos digitais, como obras de arte, jogos, vídeos, música etc., tornando-os únicos e irreprodutíveis.  

Marcas super famosas como a NBA já aderiram ao NFT, com o NBA Top Shot, que possibilita que os torcedores possuam um destaque de vídeo famoso do time. Mas a grande novidade é que não são apenas as marcas e as celebridades que podem criar e cunhar NFTs na blockchain: qualquer pessoa pode fazer isso. É só seguir algumas regrinhas.

Mas antes é preciso definir o ativo que pretende negociar, levando em conta fatores como autenticidade, relevância da técnica envolvida e até a possibilidade de o objeto criar engajamento para alguma causa relevante. Isso é possível, já que os NFTs podem obter resultados ligados a um propósito: a perpetuação do artesanato brasileiro, por exemplo. 

Tipos de NFTs 

Um NFT é uma versão digital de um ativo tangível do mundo real ou apenas um ativo digital armazenado na blockchain.

Veja alguns tipos mais comuns de NFTs que estão no mercado:

Arte digital e imagens;

Música;

Vídeos;

Itens de jogos;

Colecionáveis e cartões colecionáveis;

Momentos de esportes;

Nomes de domínio;

Memes;

Artigos de moda virtuais.

Como cunhar um NFT

Chama-se cunhagem de NFT o processo de conversão de um arquivo digital em uma criptomoeda. Depois de armazenado em uma blockchain, é impossível excluir, editar ou modificar o item digital. Chama-se então de cunhagem o processo de upload de um item para a blockchain, algo semelhante à criação de moedas convencionais.

A blockchain Ethereum é onde é feita a maior parte da cunhagem de NFTs, embora existam várias outras. 

Quem cria uma NFT pode agendar royalties durante o processo de cunhagem para receber comissões cada vez que o ativo for vendido ou negociado no mercado secundário.

Conheça agora o passo a passo para a cunhagem de um NFT:

1º passo: procure uma carteira digital (wallet) para armazenar o arquivo. A MetaMask é a empresa mais procurada pelos proprietários de NFTs.   

2º passo: deposite uma quantia de criptomoedas. O valor pago varia de acordo com a disponibilidade dos mineradores, a plataforma escolhida e as características do ativo. O custo varia entre US$ 10 e US$ 300. 

3º passo: conecte a carteira digital a um marketplace. Isso é essencial tanto para a cobrança de taxas quanto para a custódia do ativo a ser criado. O mercado de NFTs mais conhecido é o OpenSea, mas há diversas empresas que oferecem esses serviços, inclusive no Brasil, como o NFTrend, considerado a primeira plataforma do tipo no país.

Algumas plataformas só aceitam negociação em criptomoedas, mas outras aceitam cartão de crédito e, no caso das brasileiras, Pix. 

Existem plataformas voltadas a negociar NFTs de impacto, como é o caso do Mercado Bitcoin e do BrasilNFT. Essas plataformas podem ser interessantes no caso do artesanato, pois o valor da venda do produto pode ser revertido quase integralmente em benefícios para projetos sociais.

4º passo: envie o arquivo. Antes disso, porém, você pode optar por criar uma coleção para o armazenamento de vários NFTs juntos. Isso pode elevar o interesse por cada item, facilitar a negociação e até gerar uma venda conjunta. Se optar por cunhar só um token, basta enviar um arquivo único.

5º passo: defina as características e o preço do NFT, pois nem todas as plataformas oferecem todas as opções ao criar um token. Os pagamentos podem ser únicos ou o proprietário pode ser remunerado a cada transação. O NFT pode ser único ou ter cópias em uma série limitada. Além disso, é necessário definir um preço para o ativo, mas o valor é subjetivo, variando de acordo com o artista, a obra, o formato e o interesse pela coleção. 

6º passo: depois de confirmar todas as informações, basta validar o processo para concluir a criação do NFT. Nesse momento, é cobrada a taxa de cunhagem. Depois de criado, o token pode ser negociado nas plataformas especializadas ou ser enviado para outra carteira digital.

O Sebrae também pode te ajudar nessa empreitada!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?