this is an h1

this is an h2

Thu Mar 14 16:25:29 BRT 2019
Inovação | INICIATIVA SUSTENTÁVEL
Como criar uma construção sustentável da teoria à prática

As normas técnicas são primordiais no processo de uma construção sustentável – prática que pode gerar mais competitividade para os pequenos negócios

· Atualizado em 14/03/2019
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Melhor conforto térmico sem consumo de energia ou com consumo reduzido, redução do consumo também de materiais, aproveitamento da água da chuva… são apenas alguns dos benefícios da construção sustentável e também motivos para que cada vez mais pessoas optem por esse tipo de edificação.

Não é para menos: para se ter uma ideia, segundo dados do Conselho Internacional da Construção (CIB), estima-se que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto das atividades humanas sejam provenientes da construção. Além dos impactos relacionados ao consumo de matéria e energia, existem aqueles associados à geração de resíduos sólidos, líquidos e gasosos.

Uma dedicação sustentável começa antes mesmo da construção, com a escolha de materiais menos agressivos, duráveis e que exijam o mínimo de impacto possível para sua obtenção.

Normas de sustentabilidade

Existem diversas normas para tornar a sua construção sustentável. Todas são disponibilizadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como a ABNT NBR 15112:2004, que discorre sobre as diretrizes de como projetar, implantar e operar uma área de transbordo e triagem. É fundamental para a gestão correta dos resíduos sólidos, reduzindo os impactos no ambiente.

Se você quiser saber mais sobre as normas específicas para o uso de blocos de vidro na construção civil, poderá consultar a ABNT NBR 15215-1:2005, que traz conceitos básicos e definições sobre a iluminação natural. Esses blocos são muito utilizados na construção de paredes para realçar a iluminação natural e reduzir o consumo de energia.

Esses são apenas dois exemplos, porque para cada aspecto ou detalhe da construção, como aquecimento solar da água, reaproveitamento da água da chuva, tanques sépticos no caso de não existir esgoto, tijolo de solo-cimento ou área descartada de fundição, entre diversas outras possibilidades, há uma norma da ABNT vigente.

 

Uma dedicação sustentável começa antes mesmo da construção, com a escolha de materiais menos agressivos e duráveis.

Você sabia?

O Sebrae possui uma parceria com a ABNT e oferece gratuitamente, mediante cadastro, uma coleção de normas técnicas para a construção sustentável.

Clique aqui e acesse já!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?