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Sun Apr 23 16:25:29 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Como criar uma estratégia de marketing digital no TikTok

A plataforma, que prioriza conteúdos criativos e relevantes para os usuários, pode alavancar os seus negócios.

· 03/03/2023 · Atualizado em 23/04/2023
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Para ter sucesso no TikTok, você precisa produzir conteúdo relevante e autêntico. É fundamental pensar na estratégia, na frequência dos posts, nas parcerias e na estrutura de produção do seu conteúdo. Por isso, separamos algumas dicas que vão ajudar o seu negócio nessa jornada.

Interação 

A fim de gerar engajamento no TikTok, é interessante fazer perguntas nos vídeos. Assim, você abre um canal de interação e gera uma conversa com o público. Questione os interesses dos usuários e se eles têm dúvidas sobre seus produtos ou serviços.

Frequência de publicação 

Se você quer ser visto, precisa seguir o ritmo da rede social. Como os vídeos são curtos, seus usuários sempre vão procurar por mais conteúdo. Não existe uma frequência ideal que seja regra para todos, mas você deve se planejar a fim de criar pelo menos três vídeos por dia. 

Mesmo com essa frequência, o resultado pode demorar a vir, isto é, até que alcance um bom público na plataforma. Fique atento às métricas e aos interesses dos usuários buscando saber quais conteúdos atraem mais. O segredo é sempre testar e repetir o que funciona. 

Horário de publicação 

Outra variável com a qual você precisa se preocupar diz respeito ao horário das publicações. O ideal é encontrar uma hora do dia em que o seu público esteja mais ativo e mais apto a consumir o seu conteúdo. 

Existem estudos que mostram que os horários de pico do aplicativo são o horário do almoço, entre 12h e 13h, e o fim da tarde, entre 18h e 19h. No entanto, assim como a frequência varia de acordo com a estratégia, o horário também. O ideal é variar os horários e testar para entender quando a sua audiência está mais ativa.

Anúncios

Assim como outras redes sociais, no TikTok também é preciso fortalecer a sua estratégia de marketing digital por meio dos anúncios. Dessa forma, você alcança um público maior e mais segmentado. A criação de anúncios no TikTok é feita pelo Ads Manager. A conta é criada gratuitamente. 

Basta preencher os dados e esperar a equipe de suporte entrar em contato para a efetivação do cadastro. O recurso permite o controle de todas as configurações dos anúncios, como orçamento, tempo de distribuição e público. Por lá, também é possível acessar as métricas para saber qual o alcance dos anúncios.

Métricas de sucesso

Conheça as duas principais métricas, que indicam se a sua estratégia tem dado certo e alcançado novos patamares.

  • Taxa de conclusão dos vídeos: indica se seus vídeos são interessantes para a audiência. Significa que as pessoas acessam seus vídeos e assistem ao conteúdo até o final. Além disso, quanto mais as pessoas finalizam os seus vídeos, mais o algoritmo do TikTok impulsiona o conteúdo. 
  • Retenção do público: outra métrica é a quantidade de tempo que o público passa assistindo, mesmo se não finalizar. Também indica o interesse das pessoas pelo conteúdo e quanto mais elas se mantiverem conectadas, mais o algoritmo vai favorecer os vídeos.

Dicas para produzir conteúdo autêntico 

A principal regra para o fortalecimento da sua presença no TikTok é focar na autenticidade. O conteúdo precisa engajar com as tendências do aplicativo, que mudam a cada dia. 

Desafios

Os desafios (os famosos Challenges) são vídeos virais produzidos pelas contas do TikTok. Podem ser uma coreografia, um estilo de edição, entre outros. Entrar nos Desafios é um jeito de demonstrar a essência da sua marca e se tornar parte da comunidade. 

Músicas populares

Outra característica da comunidade do TikTok é o uso de músicas populares em seus vídeos. Uma das tendências da rede social é criar conteúdo utilizando a música do momento. Você pode aproveitar e ampliar o acesso ao seu conteúdo.

Hashtags 

O algoritmo do TikTok também favorece o uso das hashtags atuais. Se você utilizar a música popular do momento ou criar um desafio, não deixe de colocar a hashtag para acompanhar. Além disso, seu conteúdo será encontrado com mais facilidade.

Existem outras formas de implementar uma estratégia de marketing digital na plataforma, como formar parcerias com criadores de conteúdo e investir em anúncios.

Cada uma dessas frentes tem exigências diferentes e podem ser exploradas com objetivos variados. O importante em todas elas é se conectar com a língua dos tiktokers, ou seja, os usuários da rede e se manter conectado com os interesses deles.

O TikTok traz muitas possibilidades para as empresas, mas é preciso investir na produção de conteúdo e no acompanhamento dos resultados para ter sucesso na sua estratégia.

Antes de começar, procure ter experiência também como usuário. Criar uma conta e observar o conteúdo dos outros usuários pode ser uma boa forma de entender as tendências que surgem na plataforma.

Artigo escrito a partir do e-book: Como fazer marketing no TikTok.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Tiktok impulsiona conteúdos de empreendedores

TikTok como ferramenta de marketing

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