this is an h1

this is an h2

Tue Jan 24 19:15:33 BRT 2023
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Como cuidar da fadiga digital em negócios on-line

Fadiga digital tornou-se comum, mas deve ser combatida para que não chegue à Síndrome de Burnout.

· 19/12/2022 · Atualizado em 24/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O uso excessivo de dispositivos digitais pode gerar a chamada fadiga digital. Trata-se de um estado de exaustão que pode levar à Síndrome de Burnout. Os sintomas físicos são dores de cabeça, tensão no pescoço e ombros, espasmos nos olhos e visão turva, entre outros. 

A fadiga digital tem se tornado comum entre empreendedores digitais por conta das múltiplas telas que fazem parte da rotina de trabalho. São mensagens por plataformas sociais ou aplicativos que chegam a todo momento. Produção de conteúdo que precisa ser feito, editado e publicado via dispositivos eletrônicos, além da parte administrativa e financeira, que também são realizadas em ambiente digital. 

Toda essa dinâmica pode levar à exaustão física e emocional. Há uma pressão, hoje em dia, para que o empreendedor saiba liderar e coordenar uma empresa em um mercado digital e altamente competitivo. Existem dois tipos de sobrecarga: tecnológica, com o uso de muitos aparelhos eletrônicos, como smartphones e notebooks; e de tarefas que precisam ser realizadas pelo empreendedor, muitas vezes sozinho. 

O que parece um simples cansaço do dia a dia pode transformar-se em um estresse crônico. Sem saber como lidar com isso ou até mesmo sem perceber, o empreendedor pode cair na Síndrome de Burnout. E um dos grandes riscos é que ele, nem sempre, pode dar uma pausa para se tratar ou cuidar da sua saúde. 

Por isso, a prevenção e o autocuidado são fundamentais para que o empreendedor consiga lidar com a correria diária e o uso de múltiplas telas. Procure identificar seu estado emocional pensando se você: 

  • Está sempre exausto?
  • Sente-se mais ansioso com seus negócios?
  • Falta concentração para realizar as suas tarefas?
  • Como está o seu sono? É agitado ou você tem insônia?
  • Está se irritando com facilidade? 

As respostas a essas perguntas podem revelar se você está apresentando sintomas de esgotamento físico e fadiga digital. Não são determinantes, mas indícios iniciais de que algo pode não estar bem na sua saúde. 

Como prevenir a fadiga digital e a Síndrome de Burnout? Primeiramente, se você já possui algum sintoma, o ideal é que busque apoio médico para se cuidar. A prevenção está relacionada a uma mudança de comportamento. Separamos algumas dicas para te auxiliar: 

  • Concentre-se no que é possível controlar.
  • Peça ajuda e distribua tarefas. 
  • Conecte-se com outros empreendedores e amigos para dialogar e trocar experiências. 
  •  Lembre-se do motivo pelo qual você iniciou seu próprio negócio. 
  • Repense suas metas e ajuste o que for necessário para o seu bem-estar. Elas precisam ser realistas.
  • Tenha um tempo para o lazer e descanso. Não se sinta culpado por não estar trabalhando ou por delegar alguma tarefa.

O autoconhecimento e o autocuidado são essenciais quando falamos de saúde física e mental. Observar os sinais que seu corpo e sua mente te dão pode ser o primeiro passo para prevenir a fadiga digital e a Síndrome de Burnout.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Os desafios de se tornar um empreendedor digital

Como criar um planejamento para o seu negócio digital


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?