this is an h1

this is an h2

Sat Oct 29 01:58:52 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING
Como descomplicar o marketing

Entenda o conceito de marketing e veja como aplicá-lo no seu negócio.

· Atualizado em 29/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Quando o tema é marketing muitas dúvidas surgem. O que é marketing? Marketing e publicidade são a mesma coisa? Por que o marketing é importante? Como o marketing funciona? Vamos descomplicar o conceito para poder aplicar com sucesso nos negócios.

Marketing, segundo Seth Goding, “é tudo que está ao nosso redor, desde a hora que acordamos, lemos um livro ou interagimos com pessoas, tudo é marketing”. Por exemplo, quando convidamos um amigo para ir ao cinema e elogiamos o filme e os atores, estamos fazendo marketing. Ou quando os pais tentam convencer os filhos a tomar alguma atitude, mostrando os benefícios ou oferecendo algo em troca. Isso também é marketing, de acordo com essa definição. 

E marketing e publicidade são iguais? Publicidade trabalha com técnicas de divulgação de produtos, serviços e ideias. Já o marketing está relacionado à estratégia, ele vem antes da publicidade. É a base estratégica que ajuda a empresa a alcançar os seus objetivos: quem quero atingir? Por que e como chegar até o público? Que ações serão implementadas?

Se pensarmos o marketing como uma pizza, a publicidade é uma fatia. São os instrumentos que o marketing utiliza para chegar até o consumidor. Quem é o seu cliente ideal e quais as necessidades dele? São perguntas que o marketing faz antes de pensar em como comunicar-se com o consumidor. O como envolve tanto canais como a forma da linguagem. É uma linguagem formal, informal, divertida? 

Se falamos de TikTok ou Linkedin, por exemplo, estamos pensando nos canais. Mas, para isso, é preciso entender quem é o cliente. Se o empreendedor resolve fazer dancinhas no TikTok porque está na moda, sem entender que é preciso uma estratégia, ele está queimando um canal e uma oportunidade. 

Por que o marketing é importante?

Além da geração de valor, o marketing representa o elo entre o que a empresa quer vender e a verdadeira necessidade das pessoas. Ele é responsável pela conquista e fidelização dos clientes. Para isso, são criadas estratégias de diferenciação, atração, conversação e retenção de clientes.

Existem inúmeros produtos, e a concorrência é grande em todos os segmentos. Hoje, você não concorre mais com a loja do lado. Um salão de beleza, por exemplo, está disputando mercado com a blogueira de moda que faz vídeo no YouTube e ensina às pessoas a fazerem tudo em casa. 

O mercado é competitivo, e você precisa entender a necessidade do cliente para passar a mensagem correta. Ele precisa comprar, não apenas um item, mas o valor agregado à sua marca. Você deve vender valor, transformação e não preço. Marketing é gerar valor!

Toda estratégia de marketing precisa de constância. E, no marketing digital, que é o que vivenciamos hoje, é fundamental refletir se você está disposto a se expor nas redes sociais com frequência. Que ele traz resultados ninguém tem dúvida, mas você precisa planejar suas estratégias, organizar-se e produzir conteúdo de qualidade, relevante e com frequência. Não é uma tarefa fácil, mas é uma oportunidade desafiadora e cheia de vantagens. 

Artigo feito a partir da live do Sebrae-Pernambuco: Sebrae Talks Marketing   

Para saber mais, confira os cursos a seguir:

Marketing digital: planejar para vender pela Internet

Marketing digital para sua empresa: primeiros passos


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?