Nas redes sociais, relacionamento é a chave do sucesso do negócio.

Divulgar o nosso negócio hoje em dia não precisa de um grande investimento. E isso graças ao mundo das redes sociais. Mas, muita gente confunde com, apenas, postar os seus produtos e criar um catálogo virtual da sua empresa. O que acaba não gerando interesse nos clientes e não gerando vendas.
Não seja um panfleteiro digital, postando todos os dias: compre de mim. O nome já diz: rede social. As pessoas estão lá para se relacionar com outras pessoas, para ver o que os amigos estão fazendo ou a blogueira na 15ª viagem para Maldivas.
A propaganda interrompe a experiência dele naquele local, tornando chato e maçante. Precisamos, então, agir como eles gostariam de ver. Eles querem se divertir por ali, mas também querem agregar conhecimento. É o que nós chamamos de infotenimento: informação e entretenimento.
Significa que não devemos fazer propaganda de produtos? Não. Você deve fazer propaganda da seguinte maneira: ensinando como utilizar seu produto, quais os benefícios, os problemas e o que o seu produto resolve.
Ensine algo que você saiba para o seu cliente. Se for um restaurante, você pode fazer uma receita. Não se preocupe se eles vão fazer em casa e não irão ao seu estabelecimento. O cliente vai valorizar ainda mais o seu trabalho quando verem o que você faz.
Se você tem uma loja de roupas, pode ensinar a fazer combinações, falar sobre tendências, multiplicação de looks. Outra grande oportunidade é ter um ambiente ou um produto instagramável na sua empresa.
É algo que as pessoas queiram fotografar e postar nas redes sociais. Garantindo, assim, uma propaganda da sua empresa de forma espontânea e gratuita, com pouco ou nenhum esforço seu.
Você também precisa gerar conexão com seus clientes e para isso sua marca precisa ter um rosto. Você precisa aparecer. As pessoas se conectam com pessoas. Elas precisam ver que tem alguém por trás daquele produto.
Veja só a Magazine Luiza. Eles criaram a Lu do Magalu para ter essa personificação e gerar conexão. Inclusive, ela é hoje a influencer digital mais seguida do mundo, superando a Barbie.
Já repararam como ela vende uma máquina de lavar? Na imagem, ela está colocando a roupa na máquina e na legenda tem alguma piadinha sobre lavar roupa ou uma pergunta como “você prefere lavar ou passar?
Você não é apenas um vendedor para o seu cliente. Ele percebe que você passa pelas mesmas dificuldades e tem os mesmos desejos que ele. Então, se pergunte: quais as principais dores dos meus clientes?
Quais os motivos que impedem ele de resolver essas dores e que tipo de conteúdo eles pesquisam? Qual transformação eles querem vivenciar?
Dessa forma, é possível se conectar com os clientes, criar um relacionamento e gerar fidelização. Como diz Gery Vee, “conteúdo é a única propaganda que nós fazemos e que as pessoas ainda querem mais”.
Mas para isso, é preciso conhecer o cliente. Conhecer de verdade. A gente sabe o que é uma formiga, mas não sabemos quantas espécies existem ou quantas tem no Brasil. Conheça a fundo o seu cliente e foque em agregar valor a eles.
Resumindo, relacionamento é a chave do sucesso do negócio. Conteúdo aumenta a chance de você criar esse relacionamento. Infotenimento é o caminho para criar os conteúdos que geram engajamento. E entenda as dores e os desejos dos seus clientes. É por meio delas que você vai se conectar a eles e agregar valor.
Artigo escrito a partir do vídeo do Sebrae-PR: Como divulgar o meu negócio nas redes sociais? Com Taise Bueno
Para saber mais, leia os textos a seguir:
Instagram para empresas: 10 dicas para promover seu negócio
10 aplicativos para destacar as suas publicações nas redes sociais
Foi um prazer te ajudar :)