this is an h1

this is an h2

Sat Feb 11 02:01:04 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Como empreender com alimentos em um mundo sem açúcar

Crie e inove nos cardápios, oferecendo mais saúde ao consumidor em alimentos açúcar zero.

· Atualizado em 11/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A pandemia acelerou muitas tendências, não há como negar! E uma delas é a busca por uma alimentação mais saudável, uma preocupação maior com a saúde. Nessa esteira, estão todos aqueles que estão reduzindo drasticamente ou até eliminando o açúcar das suas vidas, já que este é considerado um grande vilão: incidência de diabetes, sobrepeso/obesidade, aumento dos níveis de gordura no organismo (consequentemente os de colesterol e triglicerídeos), entre outros problemas.

Hoje, consumidores mais conscientes buscam o bem-estar, e os chamados produtos indulgentes (supérfluos), muitos deles cheios de açúcar e/ou processados, estão dando lugar para alternativas sem açúcar. E é esse caminho que muitos empreendedores encontraram para criar oportunidades de negócios. Muitos fabricantes inovam e criam produtos inovadores sem laticínios, sem lactose, sem glúten e sem açúcar

A Linea Alimentos, por exemplo, maior marca de alimentos saudáveis sem açúcar do Brasil, agregou recentemente mais uma inovação ao seu portfólio com o lançamento de Bites, o primeiro miniwafer integral e sem açúcar do mercado brasileiro. Já a Nestlé, por sua vez, introduziu uma barra KitKat que destila seu sabor doce de uma fruta de cacau sem adição de açúcar refinado. A Nestlé está transformando a polpa de cacau em pó e adicionando-a ao chocolate como adoçante.

Para se ter uma ideia do potencial desse mercado, estudos apontam que a taxa de crescimento no mercado de alimentos e bebidas sem açúcar está crescendo a um CAGR (taxa de crescimento anual composto) de 9,36% nos próximos cinco anos. Portanto, para quem já empreende ou quer empreender nesse setor, são dados importantes a serem analisados.

Os números evidenciam a tendência de um consumidor mais regrado e preocupado com o que os nutricionistas já alertam há muitos anos, tanto que, quando alguém para de ingerir açúcar, mesmo que seja por um período de tempo determinado, aumentam as chances de redução de peso, existe uma melhora nas oscilações de humor e mais disposição para encarar as atividades, o sistema imunológico se fortalece, diminuem as chances de infecção por fungos e o controle da glicemia melhora bastante.

A essa altura você deve estar pensando: "Mas, como é possível um mundo menos doce?" Um cardápio sem açúcar não precisa ser sinônimo de alimentação sem graça ou sem sabor. Inovação e criatividade são as palavras-chave para oferecer muitos produtos sem açúcar, como, por exemplo, pudins, bolos recheados, ovos de páscoa, tortas, bolos, snacks, biscoitos (ou bolachas), brigadeiros, muffins, sorvetes, enfim, existe uma variedade de possibilidades para atender um público exigente e que só aumenta.

Então, você achava que era impossível empreender para um mundo sem açúcar? Saiba que existem excelentes oportunidades para pequenos negócios! Procure o Sebrae!

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?