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Mercado e Vendas | AMBIENTE DE VENDA
Como empreender no mundo da barbearia

O tempo em que o mercado de beleza era restrito ao público feminino ficou para trás, e as barbearias ressurgem como uma promissora oportunidade de negócio.

· Atualizado em 10/11/2022
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Atualmente, o mercado brasileiro corresponde a 13% do mercado global de cosméticos voltados para homens, um público que vem cada vez mais se importando com a estética. Com isso, empreender no mundo da barbearia se tornou uma interessante opção de investimento.

Desde a ascensão da metrossexualidade, no final do século passado, os homens vêm conquistando cada vez mais o seu espaço como consumidores de beleza. No Brasil, eles já representam um terço dos clientes das clínicas de estética. 

Passados os anos, o termo metrossexual caiu em desuso, não por desinteresse dos homens por cuidados pessoais, mas por ter se tornado a norma e não a exceção. Já não faz mais sentido o uso dessa palavra quando os cuidados estéticos já estão disseminados como algo natural.

Esse cenário promissor reflete o surgimento de cada vez mais espaços voltados para o atendimento desse público. O empreendedor atento sabe que a oportunidade traz o surgimento de um segmento com necessidades específicas e que um serviço especializado pode render lucros inimagináveis. 

Esse potente mercado resultou, então, na revitalização das barbearias.

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A barbearia moderna

Os serviços oferecidos pelas barbearias, mesmo pelas mais modernas, costumam ter um valor menor do que o que as mulheres encontram nos salões de beleza. Sendo assim, você pode pensar que esse poderia ser um mercado menos lucrativo por natureza.

As novas barbearias, porém, são equipadas com televisões, jogos, têm uma decoração arrojada e até disponibilizam cervejas artesanais à clientela. Assim, a ideia é que as barbearias sejam locais agradáveis onde esses homens possam trocar experiências e conversar sobre assuntos normalmente vistos como masculinos.

E, com a transformação do espaço de beleza em um espaço de lazer, é possível cobrar mais de seus clientes e aumentar o seu ticket médio, lucrando mais com um público que supostamente gastaria menos. Desse modo, o valor de seu serviço aumenta e você pode lucrar com as comodidades adicionais oferecidas

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Como começar a minha barbearia?

Para montar a sua barbearia com sucesso, é importante seguir alguns passos.

1. Pesquise o seu público-alvo

Qualquer negócio de sucesso exige um conhecimento de seu público-alvo. Somente assim você conseguirá oferecer um serviço que fidelizará o cliente. Estude o perfil de homens que deseja atender e também como é o público da região onde planeja abrir sua barbearia. Aqui também se faz necessário estudar os horários de movimento, renda dos moradores e todos os demais detalhes.

2. Organize-se para a abertura de seu negócio

Existem diversas exigências legais para se abrir uma barbearia. O empreendedor deve definir com seus sócios qual tipo de sociedade irá abrir, consultar a compatibilidade da atividade com a lei de zoneamento da região desejada e muito mais. Você pode conferir tudo o que precisa para montar o seu negócio aqui

3. Pense na estrutura e na equipe

Feita a parte burocrática, é hora de pensar em seus funcionários e no espaço físico do salão. Lembre-se de utilizar todas as dicas anteriores e o que aprendeu ao estudar seu público-alvo para conseguir conquistar a região onde ficará o seu estabelecimento.

Você pode também se formalizar como MEI para atuar como barbeiro ou profissional da beleza parceiro e iniciar seu próprio empreendimento. 

Sempre pronto para te apoiar, o Sebrae preparou o curso Será que sou empreendedor, em que você vai aprender a identificar características fundamentais para ter muito sucesso no mundo dos negócios.

Estude, planeje e mergulhe nesse mercado promissor!


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