Treinamento, uso de ferramentas tecnológicas e um ambiente colaborativo são essenciais para o sucesso nas vendas.

Hoje, a equipe de vendas é vista como um time de consultores especializados. Muitas vezes, o consumidor já chega à loja com todas as informações sobre o produto ou a marca. O fácil acesso a informações pela internet mudou o comportamento do consumidor e exigiu equipes de vendedores mais profissionais e atentas.
Assim, o vendedor precisa entender do produto e estar alinhado ao discurso da empresa. Ele precisa ter como foco resolver o problema e atender às necessidades do cliente. Resumindo, ele precisa saber ouvir e entender profundamente do negócio.
A responsabilidade não é apenas do vendedor. Cabe à empresa engajar e alinhar sua equipe de vendas para obter melhores resultados. A motivação e o engajamento dos vendedores são ativos importantes para a empresa porque impactam diretamente no seu desempenho.
Vamos ver algumas dicas de como engajar uma equipe de vendas:
A qualificação dos vendedores deve ser constante. É interessante investir em treinamentos motivacionais e de reciclagem dos conhecimentos profissionais. Também é importante investir em atualizações sobre técnicas de vendas, marketing e outros assuntos relacionados.
Outra dica interessante é o acompanhamento constante de situações de venda. O varejista pode participar como ouvinte em calls de venda ou como cliente oculto.
Forneça tecnologias que simplifiquem a rotina da equipe de vendas. Existem inúmeras ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado. Muitas facilitam o trabalho, como plataformas digitais para troca de informações, para organização e distribuição de tarefas e de cronogramas.
Uma ferramenta de Customer Relationship Management ou CRM também é essencial. Esse sistema registra e organiza todos os dados do comportamento do cliente e dos leads, o que permite um melhor desempenho da equipe. Além disso, com o CRM é possível planejar e traçar estratégias de vendas e mesmo de promoções.
Uma estratégia recente de vendas é o Inside Sales (Vendas Internas). Trata-se de um processo interno de vendas que visa a reduzir custos e aumentar a produtividade da empresa. A equipe de Inside Sales utiliza a tecnologia para otimizar o contato entre o vendedor e o cliente.
Estimule o compartilhamento de informações entre os colaboradores. A ideia é incentivar um clima de colaboração e não de competição entre os membros. A equipe precisa se ver como um competidor único. Ou seja, a ajuda mútua gera um crescimento maior que a soma dos resultados individuais.
As metas são essenciais para as equipes de vendas, mas elas devem ser claras, mensuráveis e alcançáveis. Por exemplo, em vez de falar para aumentar as vendas, pense em uma porcentagem: “vamos aumentar as vendas em 10%". Lembre-se de que tanto as metas quanto as estratégias podem e devem ser revistas sempre que necessário.
Resumindo, alguns benefícios do engajamento das equipes de vendas:
- Maior probabilidade de tornar os colaboradores promotores da sua marca;
- Maior comprometimento do time;
- Melhor desempenho de equipe;
- Criação de uma cultura organizacional de inovação;
- Aumento da percepção positiva sobre a empresa.
Leia os textos a seguir:
Seis ferramentas para planejamento e gestão de vendas
Como melhorar o desempenho da sua equipe de vendas
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