this is an h1

this is an h2

Thu Jan 19 12:15:57 BRT 2023
Mercado e Vendas | FRANQUIA
Como escolher a melhor franquia para cidades pequenas?

Se você mora ou quer viver em uma cidade pequena, saiba que o número de habitantes não é impedimento para ter uma franquia de sucesso.

· Atualizado em 19/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Ser empreendedor em uma cidade pequena, com menos de 50 mil habitantes, não significa que você não possa ter sucesso com uma franquia. Entre os 5,5 mil municípios brasileiros, em torno de dois mil (36%) possuem menos de 50 mil habitantes, e, por isso, enquadram-se na categoria de “cidades pequenas”.

É um mercado grande para ser desprezado, por isso, se você mora ou tem interesse em viver numa localidade com essas características, saiba que é possível ter sucesso com uma franquia nestas cidades.

Vantagens das franquias em cidades pequenas

Existem muitas vantagens em abrir franquias em cidades pequenas. Para o dono do negócio, é uma oportunidade de viver e trabalhar em um lugar tranquilo e com qualidade de vida, além de ter benefícios com a lucratividade do negócio. Uma das maiores oportunidades oferecidas é a baixa concorrência.

Além disso, as cidades pequenas são conhecidas pela calmaria, pela tradição e pelos clientes fiéis. Sendo assim, você pode abrir um negócio e ficar por muitos anos sem precisar reinventar-se o tempo todo.

Outro diferencial é a facilidade de instalar o local físico. Em cidades menores, os aluguéis costumam ser mais baratos e pode até haver incentivos das prefeituras para empresas que desejam se instalar no município, como isenção de impostos e de taxas.

Viabilidade de mercado e potencial das cidades

As redes de franquias já perceberam o potencial das cidades pequenas e desenvolveram novos modelos de negócios com valores mais em conta para cidades pequenas de até 50 mil habitantes. Para aumentar as chances de sucesso, as marcas estudam a viabilidade do mercado e o potencial das cidades de menor porte.

Além da quantidade de habitantes, são levados em conta, por exemplo, fatores como PIB per capita, potencial de consumo, potencial turístico, presença de shopping center ou grandes centros comerciais. As marcas observam também se há grandes redes de lojas varejistas na região, incluindo cidades vizinhas, visto que muitas cidades são bem próximas umas das outras.

A partir de estudos de geomarketing, é possível perceber se uma cidade tem carência de uma determinada área, ou se a tendência econômica é o crescimento, por exemplo. Assim, é possível determinar os melhores locais para instalar uma franquia, e qual a área do comércio que será valorizada nesse local. Além disso, é possível escolher estrategicamente o momento perfeito para começar uma franquia de sucesso, no lugar escolhido.

Alguns modelos são especialmente interessantes para cidades pequenas

Um exemplo são as micro franquias, que oferecem baixo custo inicial, com operação mais simples e maiores lucros para o franqueado.

Outro modelo em destaque é de micro franquias conhecidas como "home based”. Esse modelo pode ser iniciado com baixo investimento e com a operação feita de casa.

Viver em cidades pequenas é sinônimo de tranquilidade e mais qualidade de vida. Se você mora ou tem vontade de se estabelecer em um município com essas características, saiba que é possível empreender com sucesso no ramo de franquias, colaborando, inclusive, para movimentar a economia. Informe-se sobre as melhores opções de franquia e conquiste o sucesso!

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?