this is an h1

this is an h2

Fri Mar 31 16:56:28 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING ESTRATÉGICO
Como fazer marketing digital para terceira idade

Confira algumas dicas para alcançar a terceira idade com suas estratégias de marketing digital nas redes sociais.

· 01/03/2023 · Atualizado em 31/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você precisa, desde já, pensar em incluir a terceira idade nas suas campanhas de atração, engajamento e conversão. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é possível que em 2039 tenhamos mais idosos do que crianças no Brasil. 

Engana-se quem acredita que a terceira idade está longe do consumo e da tecnologia. Cada vez mais, os idosos estão mais ativos, saem para passear, viajar, fazer compras, utilizam smartphones, aplicativos e redes sociais.

Pesquisas mostram que os idosos formam o grupo que mais está utilizando as redes sociais e 72% já fizeram pelo menos uma compra on-line. E 83% deles já pesquisaram produtos on-line antes de comprar. 

Para a terceira idade, a internet passou a ser um meio de se manter ativo e atualizado. Muitos começam a utilizar o digital para se manter em contato com a família, mas depois eles descobrem as compras e promoções.

Como já possuem uma renda, a tendência é que eles mantenham o consumo no digital. E você não pode perder essa oportunidade de negócio. 

Para fazer marketing digital para idosos, é preciso planejamento e estratégia. Separamos algumas dicas para você aplicar no seu negócio. Confira! 

1. Estude sua persona e hábitos de consumo

O público sênior possui interesses em comum e importantes para seu momento de vida.  Eles se interessam, por exemplo, por saúde, bem-estar e família. Mas, também tem especificidades. Uma pessoa que tem hobbies desde muito novo pode mantê-lo na terceira idade e, agora, com mais tempo para praticá-lo. 

Para atrair a atenção desse público, você deve pensar na representatividade. Você pode incluir uma imagem ou uma pessoa que faça com que eles se sintam parte do seu negócio. 

2. Seja direto e claro

Transmita informações simples e diretas. Procure personagens para suas campanhas que gerem conexão com seu público. Os slogans e mensagens devem ser de fácil entendimento e assimilação.

3. Foque na usabilidade

Facilite o processo de compra. Pense que quanto mais simples e intuitivo, menor a chance de o consumidor abandonar o carrinho ou seu site. 

Utilize banners e anúncios simples para a conversão do seu cliente. Você também deve optar por transições com informações curtas e objetivas.

4. Tenha um time de atendimento afiado e paciente

Capacite sua equipe para sanar todas as dúvidas da terceira idade. Facilite a comunicação, que pode ser pelo WhatsApp, chat ou contato telefônico. 

O seu cliente precisa se sentir acolhido. Por isso, sua equipe precisa ser paciente e gentil para responder as mensagens e contatos com agilidade. 

5. Crie relacionamento e ganhe a confiança deles

O público sênior costuma ser fiel às marcas que ele gosta e sente confiança. Por isso, em todas as suas ações foque nos benefícios do produto e não no preço. Sua solução deve melhorar a vida do idoso.

Invista em um bom branding, contando sua história, mostrando seus valores e visão. Utilize o storytelling para mostrar o que sua marca representa. Os depoimentos também são excelentes estratégias porque geram credibilidade para a sua empresa. 

6. Use técnicas do marketing tradicional

Você pode criar ações promocionais que os façam se sentirem especiais e que possam ser compartilhadas com amigos e familiares. Pense, por exemplo, em promoções 2 por 1, campanhas sazonais e cupons de desconto.

Tudo isso pode fazer bastante sucesso. Outra ótima oportunidade é recordar datas especiais, como aniversários e comemorações.

Conheça seu público e faça um bom planejamento de marketing digital voltado para a terceira idade. São consumidores que estão crescendo no ambiente on-line e que podem trazer bons retornos para sua empresa. Aproveite essa oportunidade de negócio! 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Conexão de idosos à internet cresce 97%

Plano de marketing: conquiste o público da terceira idade


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?