Confira algumas dicas para alcançar a terceira idade com suas estratégias de marketing digital nas redes sociais.

Você precisa, desde já, pensar em incluir a terceira idade nas suas campanhas de atração, engajamento e conversão. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é possível que em 2039 tenhamos mais idosos do que crianças no Brasil.
Engana-se quem acredita que a terceira idade está longe do consumo e da tecnologia. Cada vez mais, os idosos estão mais ativos, saem para passear, viajar, fazer compras, utilizam smartphones, aplicativos e redes sociais.
Pesquisas mostram que os idosos formam o grupo que mais está utilizando as redes sociais e 72% já fizeram pelo menos uma compra on-line. E 83% deles já pesquisaram produtos on-line antes de comprar.
Para a terceira idade, a internet passou a ser um meio de se manter ativo e atualizado. Muitos começam a utilizar o digital para se manter em contato com a família, mas depois eles descobrem as compras e promoções.
Como já possuem uma renda, a tendência é que eles mantenham o consumo no digital. E você não pode perder essa oportunidade de negócio.
Para fazer marketing digital para idosos, é preciso planejamento e estratégia. Separamos algumas dicas para você aplicar no seu negócio. Confira!
1. Estude sua persona e hábitos de consumo
O público sênior possui interesses em comum e importantes para seu momento de vida. Eles se interessam, por exemplo, por saúde, bem-estar e família. Mas, também tem especificidades. Uma pessoa que tem hobbies desde muito novo pode mantê-lo na terceira idade e, agora, com mais tempo para praticá-lo.
Para atrair a atenção desse público, você deve pensar na representatividade. Você pode incluir uma imagem ou uma pessoa que faça com que eles se sintam parte do seu negócio.
2. Seja direto e claro
Transmita informações simples e diretas. Procure personagens para suas campanhas que gerem conexão com seu público. Os slogans e mensagens devem ser de fácil entendimento e assimilação.
3. Foque na usabilidade
Facilite o processo de compra. Pense que quanto mais simples e intuitivo, menor a chance de o consumidor abandonar o carrinho ou seu site.
Utilize banners e anúncios simples para a conversão do seu cliente. Você também deve optar por transições com informações curtas e objetivas.
4. Tenha um time de atendimento afiado e paciente
Capacite sua equipe para sanar todas as dúvidas da terceira idade. Facilite a comunicação, que pode ser pelo WhatsApp, chat ou contato telefônico.
O seu cliente precisa se sentir acolhido. Por isso, sua equipe precisa ser paciente e gentil para responder as mensagens e contatos com agilidade.
5. Crie relacionamento e ganhe a confiança deles
O público sênior costuma ser fiel às marcas que ele gosta e sente confiança. Por isso, em todas as suas ações foque nos benefícios do produto e não no preço. Sua solução deve melhorar a vida do idoso.
Invista em um bom branding, contando sua história, mostrando seus valores e visão. Utilize o storytelling para mostrar o que sua marca representa. Os depoimentos também são excelentes estratégias porque geram credibilidade para a sua empresa.
6. Use técnicas do marketing tradicional
Você pode criar ações promocionais que os façam se sentirem especiais e que possam ser compartilhadas com amigos e familiares. Pense, por exemplo, em promoções 2 por 1, campanhas sazonais e cupons de desconto.
Tudo isso pode fazer bastante sucesso. Outra ótima oportunidade é recordar datas especiais, como aniversários e comemorações.
Conheça seu público e faça um bom planejamento de marketing digital voltado para a terceira idade. São consumidores que estão crescendo no ambiente on-line e que podem trazer bons retornos para sua empresa. Aproveite essa oportunidade de negócio!
Para saber mais, leia os textos a seguir:
Foi um prazer te ajudar :)