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Thu May 26 20:32:19 BRT 2022
Mercado e Vendas | ATENDIMENTO AO CLIENTE
Como fazer um cardápio de pizzaria que abra o apetite de seus clientes

Um cardápio visualmente atraente, bem organizado e que priorize a beleza das imagens das pizzas pode fazer a diferença para seu estabelecimento.

· Atualizado em 26/05/2022
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A função de um cardápio é facilitar a escolha dos pratos e, mais ainda, estimular as vendas. Quanto mais atraente, maior a chance de dar água na boca e estimular o cliente a pedir os itens mais complexos do menu - e, não necessariamente, os mais acessíveis financeiramente. 

Então, vale a pena caprichar no cardápio utilizando ferramentas visuais e inovando na tecnologia. A pizza bem feita é uma delícia! O cardápio bem bolado só a valoriza ainda mais. Acompanhe os ingredientes, isto é, os passos para fazer um menu de ofertas simplesmente delicioso. 

Visual

O cardápio tem que combinar com a identidade visual do estabelecimento, não pode ser aquele layout que serve para qualquer estabelecimento! Também, deve ser claro, com as informações bem dispostas no espaço, sem aglomeração. Além da escolha das cores, há um elemento que pode ajudar incrivelmente a tornar cada pizza mais atrativa: fotografias. Destrinchando cada um desses itens:

Paleta de cores

Na criação de um cardápio de papel, é importante pensar - e testar - a impressão. Algumas cores podem impedir ou dificultar a leitura. Preste atenção no contraste com o fundo e, claro, no tamanho das letras.

Além de legível, a arte deve combinar com a proposta, o conceito do restaurante.

Descreva os produtos - dê informações precisas e também suculentas sobre o tamanho, o preço e, especialmente, os componentes de cada opção de redonda.

O cliente olha o menu e lê os sabores, tipos e preços das pizzas. Mas, enquanto isso, vai registrando informações adicionais que podem contribuir para formar uma impressão geral do seu estabelecimento. Cardápios de papel têm que estar rigorosamente limpos! As imagens e textos, devem ser bem organizados, modernos e facilitadores no quesito entendimento, tanto no de facilitar os pedidos.

Agrupe as pizzas

Pense em separar as pizzas por sabores, tamanhos e valores. A disposição deve ser clara e seguir alguns padrões, como agrupar pizzas semelhantes (4 queijos próxima da 5 queijos, perto da Catupiry e assim por diante). As diferentonas podem estar em um quadro especial, algo assim. As especialidades da casa devem ser destacadas. 

As pizzas mais pedidas podem estar no alto. Todos os ingredientes devem ser detalhados, de forma a permitir que um cliente saiba se produtos para os quais ele tenha restrição alimentar não estão presentes na pizza. Se tiver opções a esses itens, informe claramente.

Aliás, se trabalhar com opções especiais, informe-as claramente e, se possível, com ícones. A folhinha verde em forma de V chama a atenção de veganos, o ramo de trigo ou pote de leite cortado por uma linha são facilmente identificados por alérgicos ao glúten ou intolerantes à lactose. Bons restaurantes costumam oferecer possibilidades para que todas as pessoas possam consumir seus produtos!

Existe um método de possibilitar que mesmo os deficientes visuais possam acessar o cardápio: através de um QR Code, eles podem ouvir as informações através do próprio smartphone.

Palavrinhas como “cremoso”, “saboroso”, "tempero especial", "receita exclusiva", "no capricho", “delicioso”, estimulam a imaginação e aumentam a vontade de provar aquele sabor específico. Use, mas não abuse para não soar exagerado.

Fotos são excepcionais para atrair os olhos, e o cardápio digital permite um realismo ainda maior. Você pode oferecer os dois tipos de cardápio, dependendo da forma de trabalho do seu estabelecimento. O tablet é grandioso na hora de apresentar o cardápio sempre atualizado, sem itens em falta, com fotos apetitosas - e sem gastos extras a cada mudança de menu. O layout moderno, interativo, pode trabalhar muito a seu favor.

Você pode criar combos e promoções, como juntar uma pizza grande salgada com uma pequena, doce, em um casamento perfeito.

Os preços sempre devem estar no lado direito do cardápio, seja ele físico ou digital. Esse padrão mundial facilita que todos possam visualizar o valor correto, e portanto elimina desentendimentos e reclamações.

O delivery é uma tática quase infalível de aumentar as vendas. Pedir pizza em casa é uma consolidada tradição nacional! Se utilizar seu próprio app ou site e um sistema próprio de entregas, os ganhos aumentam consideravelmente e, nesse caso, é preciso investir em um excelente cardápio digital.

Agora que você já sabe tudo sobre como fazer um cardápio ideal para a sua pizzaria, lembre-se que a escolha dos sabores, a seleção dos ingredientes, o atendimento perfeito e estratégias de marketing vencedoras são ingredientes indispensáveis para fazer a sua redonda cair, literalmente, na boca do povo.

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