this is an h1

this is an h2

Tue Dec 27 13:43:30 BRT 2022
Inovação | TECNOLOGIA INDUSTRIAL BÁSICA
Como funciona o empreendedorismo colaborativo

O empreendedorismo colaborativo é uma estratégia para desenvolver sua empresa e mantê-la competitiva.

· Atualizado em 27/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O empreendedor não pode se isolar e trabalhar sozinho. Por isso, o empreendedorismo colaborativo é uma forma de interação que permite estabelecer parcerias e contribuir para o desenvolvimento mútuo das empresas parceiras. Ele funciona como uma via de mão dupla, onde pode existir indicação de clientes, compartilhamento de ideias ou troca de serviços - o que é um ótimo cenário, principalmente para o empreendedor iniciante. 

O empreendedorismo colaborativo tem como objetivo fortalecer os negócios parceiros, contribuindo para um ecossistema empreendedor mais robusto e sustentável. Trata-se de uma iniciativa social coletiva, com uma rede de empreendedores dedicados a solucionar problemas de maneira conjunta e ágil. 

No empreendedorismo colaborativo, os negócios parceiros trocam experiências e necessidades, contribuindo de forma ativa para o fortalecimento da rede empreendedora da qual fazem parte. Além disso, quando uma marca se intitula colaborativa, ela agrega histórias de pessoas, o que tem forte impacto nos clientes. 

Mas como ele funciona na prática? Quando uma empresa integra uma parceria corporativa, ela tem mais chances de crescimento, otimizando recursos e tempo, e também conta com a oportunidade de se expandir de forma mais sustentável, se comparada a um crescimento individual.

Formas do empreendedorismo colaborativo 

O empreendedorismo colaborativo pode ocorrer nos seguintes formatos:

Círculos colaborativos: os empreendedores se conectam a um círculo de empresários com negócios similares. Isso possibilita trocar ideias, compartilhar experiências, usar as mesmas estratégias de crescimento e aproveitar melhor as divulgações entre as empresas, fortalecendo a visibilidade de suas marcas. 

Liderança colaborativa: as equipes têm uma maior participação nas decisões da organização, o que é benéfico para todos os empreendimentos participantes. Os funcionários passam a conhecer mais profundamente a empresa em que atuam, fomentando a criatividade e a inovação e elevando o potencial competitivo dos negócios. 

Crowdfunding: é um tipo de empreendedorismo colaborativo que funciona por meio do financiamento. Nessa modalidade, plataformas são movidas por um projeto específico e relacionado a uma causa social. Assim, empreendedores que não possuem capital para investir recebem ajuda de indivíduos que acreditam na sua ideia.

A empresa abeLLha, por exemplo, é um ecossistema que tem como objetivo potencializar projetos sociais, gerando uma rede de suporte. O negócio gira em torno da resolução de questões e busca colocar ideias em prática. Para isso, a abeLLha criou o GoodPeople, uma ferramenta que permite conectar pessoas e empresas, além de criar relações sólidas para desenvolver os propósitos das empresas.

Nos últimos anos, as IBTs têm adotado mecanismos de cooperação ilimitada por meio de arranjos em parques tecnológicos, que favorecem o desempenho inovativo e a criação de oportunidades de negócio. 

Se sua empresa está participando de alguma modalidade de cooperação empreendedora, parabéns, você está no caminho certo. Caso contrário, pense que o único caminho de se desenvolver num mercado cada vez mais dinâmico e competitivo é por meio da colaboração.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Como funciona o empreendedorismo colaborativo?

Economia colaborativa é oportunidade para os pequenos negócios


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?