A cada ano, mais consumidores migram para o mercado livre em busca de economia no gasto com energia elétrica, além das várias outras vantagens

No Brasil, há duas maneiras do consumidor comprar energia: a mais conhecida é a do Ambiente de Contratação Regulada (ACR), que possui as tradicionais concessionárias fornecendo energia aos consumidores. Neste modelo, o preço da energia é regulado e, além do consumidor pagar pelo seu consumo, ainda tem que arcar com as taxas e o valor de diferentes bandeiras tarifárias. A segunda, é o Ambiente de Contratação Livre (ACL), onde é dado ao consumidor o poder de negociar com o fornecedor e escolher de quem comprar eletricidade. Isso vale tanto para o ambiente doméstico, como empresarial.
Algumas das condições que podem ser negociadas entre vendedores e compradores de energia:
- Preço;
- Índices de reajustes;
- Quantidade e flexibilidade;
- Período de abastecimento;
- Condições de pagamento.
Em resumo, o mercado livre de energia é o oposto ao mercado regulado, com muito mais liberdade e vantagens para os seus consumidores, que podem firmar a compra de sua energia por meio de contratos bilaterais de curto, médio ou longo prazo.
Para os empreendedores, as vantagens são inúmeras, podendo ser destacadas:
Redução dos custos com energia
Em média, a adoção da nova modalidade, gera uma redução média na conta de energia da ordem de 15%. Além dessa vantagem imediata de poupança na conta de energia, ainda há a possibilidade de aumentar o faturamento, pois a própria empresa consumidora pode lucrar revendendo a sua energia excedente e participar na geração compartilhada. Quando ocorrem momentos de alto preço de energia no país, aqueles que detêm sobras contratuais de energia podem vender o excedente.
Vantagem competitiva
Não é apenas a diminuição dos custos com energia que aumenta a competitividade das empresas que optam pelo ACL. O mercado livre de energia possibilita também a gestão da energia e a contratação de uma eletricidade de maior qualidade, diminuindo os riscos com queima de máquinas, por exemplo.
Previsibilidade de custos
No ACL, é possível que a empresa firme contratos de longo prazo, prevendo os gastos com a energia de futuros projetos e negociando valores fixos e/ou variáveis, sem interferência de bandeiras tarifárias e outros aumentos típicos do ACR.
Liberdade para escolher o melhor fornecedor
A liberdade e o poder de escolha são fatores que aumentam a competitividade pelo atendimento aos consumidores, diminuindo preços e promovendo o aumento da eficiência e a estimulação tecnológica em relação aos produtos e serviços disponibilizados.
Chance de optar por fontes alternativas de energia
O uso de energia de fontes incentivadas é objeto de estratégias governamentais de desenvolvimento, sendo que muitas obras, serviços e compras da administração pública, privilegiam empresas que têm consciência ambiental e facilidades de financiamentos governamentais.
Negociação flexível
A flexibilidade também é outra vantagem, uma vez que os termos de contratação de energia são negociados livremente entre o consumidor e o fornecedor. Questões como preço, volume, prazo, forma de pagamento, fonte de geração, reajustes e demais flexibilidades contratuais são negociadas diretamente, sem auxílio de terceiros.
Um outro fator importante de ressaltar é que, via de regra, o investimento é pago em cerca de 5 anos, a depender do tamanho da empresa e dos seus gastos médios com energia. Por isso, é sempre importante contar com o apoio de profissionais especializados, que possam prestar a melhor orientação à empresa.
Se desejar conversar com um consultor, procure o Sebrae do seu estado.
Foi um prazer te ajudar :)