Um bom empreendedor elabora um calendário de eventos no início do ano e aproveita as datas comemorativas para divulgar sua empresa e promover seus produtos.

Terminada a temporada de compras de final de ano, janeiro é considerado para o varejo on-line e físico o mês da liquidação. Oportunidade para os clientes que já sabem que será o mês de descontos e promoções e, também, para os empreendedores desovarem os estoques e prepararem-se para o novo ano.
Mudar a maneira como a sua loja on-line porta-se em períodos de pouca demanda pode ser a oportunidade de ouro para você sair na frente e conquistar os melhores resultados possíveis. Essas são algumas razões para se investir no e-commerce em janeiro: crescimento acelerado, vantagem competitiva, menor influência nos custos de anúncios, mês de liquidação e de expectativa dos consumidores, queima de estoque de produtos de baixo giro e melhores prazos e condições com fornecedores.
Um ponto importante que os empreendedores devem levar em conta no início do ano é aproveitar não só a oportunidade de vender as sobras de estoque das festas de final de ano, como elaborar um planejamento financeiro e estratégico. Investir em ações promocionais, com foco no consumidor, é uma forma de atrair mais clientes e fechar novas vendas. Para isso, é fundamental estar atento às datas comemorativas nacionais e de cada região.
Confira algumas ações que podem alavancar os resultados em datas comemorativas:
Janeiro:
Verão e férias escolares. As pessoas estão motivadas a gastar nesse período por conta das folgas e do 13° salário. Uma grande oportunidade, principalmente em negócios voltados a compras, lazer e turismo.
Fevereiro:
- Valentine’s Day (Dia de São Valentin) é o Dia dos Namorados internacional e não pode faltar em seu calendário de vendas, pois está cada vez mais popular no Brasil. Aproveite a data para lançar campanhas e promoções de caráter romântico, com descontos em produtos para casais, como kits personalizados, por exemplo.
- Carnaval: os apaixonados estão eufóricos para comemorar, ou para isolar-se, ou seja, prontos para gastar. Mesmo se o seu negócio não trabalhar com venda de adereços, fantasias e produtos relacionados, é interessante criar um ambiente festivo, alegre e uma comunicação temática divertida.
Portanto, controle seu fluxo de caixa, registrando as entradas de início de ano com disciplina e sem erros, e tenha uma visão futura do negócio, criando estratégias e planejando investimentos.
Março:
- Dia Internacional da Mulher: esta data ganhou destaque nos últimos anos em todo o país. Se o público da sua marca é feminino, você deve falar sobre esse dia. Marcas de acessórios e produtos femininos podem aproveitar para produzir conteúdo de qualidade e engajar seu público.
- Dia do Consumidor: nesse mês, o consumidor espera encontrar preços atrativos, boas ofertas, entregas mais rápidas e baratas, entre outros benefícios. E para o empreendedor, a data pode representar mais do que uma oportunidade de vendas e transformar-se em um ponto de partida para mudanças importantes para o futuro do negócio.
Momento certo para revisar seus preços, mas com atenção. Para definir o percentual de desconto, você deverá avaliar quais são os itens da composição da precificação que deverão ser ajustados, abrindo espaço para compor a redução no preço sem prejudicar o fluxo de caixa da empresa.
Abril:
- Páscoa: semelhante às festas de fim de ano, a Páscoa é uma das datas que mais movimentam os negócios e que tem como produto principal chocolates e presentes. A Páscoa apresenta inúmeras oportunidades para criar campanhas, propagar a marca e alavancar negócios.
É o momento de realizar uma gestão financeira eficiente, que abrirá caminho para a sua empresa alcançar melhores resultados e planejar estrategicamente novas oportunidades de negócio.
E há tantas outras datas especiais ao longo do ano, que é necessário fazer um bom planejamento e trabalhar antecipadamente o que e como fazer, afinal, não dá para atingir o que não se planejou.
Por isso, tire o mês de janeiro para elaborar seu calendário de eventos, com ações mensais para sua empresa, e planejar metas e resultados. Tendo dúvidas sobre esse assunto, procure a unidade do Sebrae mais próxima ou entre em contato com a Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800!
Saiba mais:
Se você quer saber como aumentar as vendas usando tecnologias de pagamento, este artigo traz todas as informações necessárias.
Foi um prazer te ajudar :)