this is an h1

this is an h2

Thu Apr 27 22:39:37 BRT 2023
Mercado e Vendas | VENDA
Como garantir vendas todos os meses do ano?

Quer aprender a atrair o seu público durante o ano todo? Que tal algumas dicas de como criar oportunidades de venda todos os meses?

· Atualizado em 27/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Separamos alguns insights da arquiteta Viviane Geron para você ter fluxo e venda garantidos na sua loja durante o ano inteiro.

Vender todos os meses do ano é uma grande dificuldade para qualquer loja, independente do segmento em que atua. Durante o ano, existem épocas em que a venda é naturalmente mais aquecida, como no período do Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, entre outras datas comemorativas. Entretanto, em outros momentos, como os meses de baixa temporada, a venda pode cair drasticamente. Nesses períodos, é necessário que a loja encontre estratégias para atrair clientes e aumentar as vendas. 

Manter um fluxo constante de vendas é fundamental para o sucesso de uma loja, pois permite que a empresa mantenha a sua saúde financeira, o que é essencial para o seu crescimento e desenvolvimento. Além disso, o fluxo constante de vendas também é importante para manter os funcionários motivados e engajados, uma vez que a baixa nas vendas pode gerar insatisfação e até mesmo desmotivação. Dessa forma, é preciso que a loja planeje e execute ações para manter um fluxo constante de vendas ao longo do ano, aproveitando as oportunidades de mercado e criando estratégias para superar as dificuldades.

A principal estratégia para criar oportunidades de venda todos os meses são as chamadas campanhas. Imagine criar oportunidades de venda todos os meses e sugerir motivos para o seu cliente comprar todas as semanas, todos os meses, assim como acontece nas campanhas de Natal e  Dia das Mães. 

A primeira coisa que você precisa saber é que uma campanha só vai funcionar se ela tiver data para começar e para terminar, ou seja, se ela tiver uma duração estabelecida. É indicado que não ultrapasse duas semanas. Uma campanha serve para trabalhar na criação da sensação de urgência e oportunidade no seu cliente. Portanto, é essencial estabelecer um limite de data. 

Após escolher a data da sua campanha, você precisa decidir quais produtos farão parte dela. Ela só vai funcionar se você tiver uma seleção de produtos que estarão na sua campanha. O próximo passo é definir uma faixa de preço. Defina um intervalo, por exemplo, de R$ 59,00 a R$79,00. E lembre-se que campanha não quer dizer liquidação. Uma liquidação também é um tipo de campanha. Mas, você pode criar campanhas sem trazer 

A seguir, iremos te mostrar alguns exemplos de campanhas. A primeira estratégia serve para ajudar na fidelização dos seus clientes, ou seja, fazer com que eles voltem mais vezes à loja. É claro que o aspecto da fidelização está muito relacionado à experiência de compra que esse cliente teve na loja como um todo. É importante avaliar se todos os aspectos sensoriais e visuais da sua loja realmente criam uma memória, uma lembrança marcante no seu público, a ponto de fazer seu cliente voltar para comprar os seus produtos. Portanto, para garantir vendas e uma fidelização, você vai precisar investir em um ambiente de loja interessante. A campanha de fidelização funciona basicamente em dar um presente para o cliente que comprou acima de X reais. Esse presente pode ser uma caneca, uma vela, um home spray. Você estipula um preço e, acima desse preço, você dá um presente para esse cliente.Outra opção é em vez do presente, você oferecer um voucher. Em grandes datas, como Natal, Dia das Mães, por exemplo, em que o fluxo da loja é muito grande, você presenteia seu cliente com um voucher de desconto na próxima compra, para que ele volte no mês seguinte. Essa técnica é extremamente inteligente, porque visa a fazer o cliente voltar à loja. 

A próxima estratégia de campanha que você pode aplicar na sua loja é a chamada dupla fashion. Por exemplo, a dupla fashion é perfeita para impulsionar a venda de peças básicas, como camisetas e shorts. São peças que se relacionam e uma irá impulsionar a venda da outra. O ideal é que você coloque um preço para os dois, ou seja, blusas e shorts por R$ 79,00 reais ou blusas por R$ 39,00 e shorts por R$29,00. 

A terceira estratégia é o preço fechado. É você selecionar uma categoria de produtos e colocar um preço único nessas peças. Por exemplo, semana dos jeans, ou semana das t-shirts. Isso é extremamente importante para você girar as peças que estão há muito tempo encalhadas na sua loja e, consequentemente, criar uma oportunidade de venda para o cliente. Pense sempre em trabalhar a campanha com dois tipos de produtos: os produtos que são básicos, ou seja, que estão sempre girando, que geralmente saem muito rápido dentro da loja, e também aquelas peças que estão encalhadas. Então, a cada mês, você pode selecionar algumas dessas peças para fazer campanhas específicas.

Não necessariamente você precisa criar todas as campanhas com esse aspecto de liquidação. Pense em explorar diferentes temas, diferentes ocasiões de uso para você criar uma campanha de preço fechado. 

Para a sua loja ter um bom fluxo de caixa, e garantir vendas o ano todo, é necessário que você se dedique em criar eventos como promoções, campanhas de fidelização, parcerias, entre outras iniciativas. 

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Potencialize suas vendas entendendo a jornada do consumidor. (Curso) 

Entenda o que é inteligência comercial, caminhe passo a passo na jornada do consumidor e descubra como e por que as pessoas compram.

O sucesso do negócio depende de uma boa gestão de equipe

Veja como o correto gerenciamento de pessoas permite captar bons profissionais e melhorar o rendimento da empresa

Essas foram algumas das estratégias que podemos aplicar dentro do ponto de venda, para tornar a sua loja muito mais atraente e incentivar as vendas o ano inteiro. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?