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Mercado e Vendas | MARKETING
Como gerar engajamento e vender mais pelo Instagram

Veja como definir estratégias para crescer e alavancar suas vendas no Instagram.

· 20/09/2022 · Atualizado em 14/10/2022
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Para aumentar suas vendas pelo Instagram, é preciso estratégia. Muitos empreendedores acabam olhando somente a quantidade de seguidores. Mas, o fundamental é quem está engajado com seu conteúdo. 

Observando quem interagiu, salvou ou compartilhou seus posts, você pode direcionar os seus anúncios, por exemplo. Trata-se de um funil de vendas simplificado. Você publica um conteúdo e atrai os seus visitantes para o seu perfil, gerando tráfego. Em seguida, você converte em leads, com um conteúdo mais aprofundado, que pode ser um e-book. Surgem, então, as oportunidades de você oferecer seu produto ou serviço.  Você vende e conquista clientes, chegando ao fundo do seu funil. 

Como gerar engajamento

A internet e as redes sociais estão em um novo momento, o da era da perspectiva e da humanização. Significa que as pessoas querem conectar-se com outras pessoas e desejam opiniões e posicionamentos mais que conteúdos gerais e imparciais. 

Para gerar engajamento e fortalecer sua presença digital, você precisa colocar a sua experiência e a sua visão sobre o conteúdo que está publicando. Estamos falando do princípio da reciprocidade. Quando você oferece um conteúdo de qualidade e aprofundado, quem está interagindo com você sente-se grato e retribui, seja compartilhando, salvando ou tornando-se um cliente. 

Um erro comum das pequenas e médias empresas no Instagram é colocar apenas fotos e preços, transformar o seu perfil do Instagram em um catálogo. Esse conteúdo comercial é importante, mas, você não deve manter o seu foco somente nele. Isso cansa a audiência, e as pessoas acabam deixando de seguir o seu perfil e não se engajando mais com suas publicações. 

Para ir além e crescer no Instagram, é fundamental trabalhar conteúdo de qualidade e humanizar o seu negócio. Mostrar o seu cotidiano e os bastidores das empresas ajudam na personificação da marca.  

Outra tendência é o uso do avatar. Muitas empresas já utilizam o avatar na sua estratégia de marketing digital para humanizar a sua marca e conectar-se com mais facilidade com o seu cliente. A Lu da Magalu é um exemplo de avatar de sucesso, com perfil no Instagram que a apresentando como influenciadora digital e criadora de conteúdo. 

Assim como a Lu da Magalu, você, empreendedor, também pode ser um criador de conteúdo e construir a sua autoridade no mercado. Mesmo que seu foco sejam as vendas, você pode especializar-se no seu segmento e produzir conteúdo de qualidade sobre ele. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, seu objetivo é vender seus produtos, mas você pode produzir conteúdo sobre moda, cores e tendências, por exemplo. Essa é uma maneira de construir sua autoridade.

Uma outra dica é escolher uma rede social como foco. De acordo com seu público-alvo e sua persona, você pode definir qual o melhor canal para manter esse relacionamento. No caso da loja de roupas, é interessante estar no Instagram, uma rede social focada na imagem e uma das mais usadas pelos brasileiros. A partir do seu perfil do Instagram, você pode gerar tráfego para outras redes sociais ou para o seu site, por exemplo. Mas, sempre lembrando que é preciso ter uma ligação e ser do interesse da sua persona. 

Erros comuns no Instagram

Um dos erros mais comuns do Instagram é acompanhar, somente, as métricas de “ego”, ou seja, o número de curtidas e de seguidores. O foco não pode ser viralizar, mas, sim, converter. 

Dentro desse erro, está a compra de seguidores. Essa é uma prática que traz prejuízos porque você acaba tendo muitos seguidores fakes, que não trazem nenhum retorno para o seu negócio. 

Evite também a automação. Por exemplo, os softwares de seguir ou deixar de seguir e aqueles que enviam mensagens automáticas. Inclusive, gera punição do Instagram, que proíbe esse tipo de prática. 

Outra estratégia que não funciona é o grupo de engajamento. São pessoas que se reúnem em um grupo de WhatsApp, por exemplo, para curtir e comentar as publicações umas das outras. Isso só faz com que o algoritmo fique viciado em mostrar o seu conteúdo, apenas, para aquele grupo de seguidores. 

Estratégias de sucesso para gerar resultados 

Lembre-se de que estamos vivendo no momento dos vídeos curtos. É a ascensão da geração Z no mercado de consumo. Os vídeos do TikTok começaram a ter muito sucesso e o Instagram, percebendo isso, passou o seu foco para o reels, que também são vídeos curtos e que geram maior engajamento. Para fazer reels de qualidade, você de seguir alguns passos:

  1. Defina o objetivo do seu conteúdo;
  2. Utilize músicas e dublagens que estão em alta;
  3. Faça uma capa;
  4. Use legenda, sempre que possível;
  5. Compartilhe no seu feed.

Além do reels, você pode utilizar outras estratégias para alavancar o seu Instagram:

  • Transforme uma publicação normal em um vídeo de um segundo;
  • Publique conteúdo em formato bloco de notas, que passa a ideia de personalização e exclusividade;
  • Faça posts únicos. Eles têm como objetivo sanar uma dúvida específica e acabam sendo salvos e compartilhados com mais facilidade;
  • Traga o carrossel para sua linha editorial. Ele gera conexão com a audiência e engajamento.

É importante lembrar que a consistência e a qualidade estão acima de qualquer dica de sucesso. Você deve conhecer e seguir estratégias de sucesso, mas sempre tenha em mente os interesses e as dores da sua persona. Essa é a principal ação para melhorar os seus resultados no Instagram.

Artigo feito a partir da live do Sebrae-RN: Insta Hacks: Técnicas de crescimento, autoridade e vendas no Instagram

Para saber mais, leia o texto a seguir:

Como usar hashtags e aumentar engajamento no Instagram

E aproveite o curso do Sebrae:
Os segredos por trás de um Instagram vendedor


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