this is an h1

this is an h2

Tue Nov 22 22:46:09 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING
Como gerar leads e aumentar suas conversões

Para aumentar as conversões, é preciso atrair e qualificar seus leads. Veja como implementar ações eficazes e assertivas.

· 09/11/2022 · Atualizado em 22/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Gerar leads significa atrair pessoas interessadas no seu negócio e ter a oportunidade de apresentar mais informações, detalhes e argumentos que visam a convencer esses leads a finalizarem uma compra. Quando criamos campanhas em canais como o Google, redes sociais, e-mail marketing, YouTube, conteúdo em blogs ou quaisquer outros formatos digitais, nosso objetivo é atrair usuários e gerar leads. E quando um lead realiza uma compra, ocorre a conversão, outro termo muito utilizado em marketing digital. 

Mas, como atrair mais leads para o seu negócio? Existem algumas estratégias que podem auxiliar nesse processo. 

Conteúdo

A geração de leads enquadra-se no segundo estágio da metodologia de inbound marketing. Isso ocorre depois que você atraiu um público e está pronto para converter esses visitantes em leads para o seu funil comercial.

O conteúdo é uma excelente maneira de direcionar os usuários para uma página de destino. Geralmente, você cria conteúdo para fornecer informações relevantes, úteis e gratuitas. Você pode incluir call to action ou chamada para ação (CTAs) em qualquer lugar do seu conteúdo. 

E-mail

O e-mail é um ótimo lugar para alcançar as pessoas que já conhecem sua marca e produto ou serviço. É muito mais fácil pedir que eles tomem uma ação, pois eles já se inscreveram na sua lista. Utilize CTAs com um texto e design atraente para chamar a atenção do seu assinante.

Para começar, você pode usar os planos gratuitos de alguns disparadores de e-mail, que permitem que você envie uma quantidade de disparos sem custo. Apesar de não oferecer um grande volume de disparos de e-mail, pode ser o suficiente para validar a sua estratégia, base de contatos, mensagem veiculada e resultados. Para um trabalho mais avançado, existem ferramentas, como a RD Station, que oferece informações exclusivas sobre seus leads.

Anúncios 

Se você deseja a conversão, certifique-se de que sua página de destino e oferta correspondem exatamente ao que é prometido no anúncio. A ação que você deseja que os usuários executem deve ser clara. Ser honesto em seus anúncios é uma das chaves para obter um bom resultado. 

Redes sociais 

As mídias sociais facilitam a orientação de seus seguidores para a ação. Você pode promover suas ofertas em postagens sociais e incluir uma frase atrativa em sua carta de vendas. 

Também é possível incluir link na bio e nos stories do seu perfil no Instagram ou links encurtados no Twitter, por exemplo. Vale lembrar que você deve utilizar o remarketing, uma estratégia que exibe seus anúncios para quem já acessou seu site ou perfis previamente. 

Como qualificar um lead

Um lead é uma pessoa que demonstrou interesse no produto ou serviço de sua empresa. Mas, como identificar esse interesse de alguém pelo seu negócio? Você pode medir o nível de interesse de um lead com as informações que ele fornece ao entrar na sua página de cadastro, por exemplo. 

Outra maneira de qualificar um lead é pelo retorno com frequência ao seu site. Este é um indicador de interesse e aquecimento. Com ferramentas on-line, é possível segmentar campanhas de anúncios para um público específico de acordo com o seu comportamento. 

Como aumentar a sua conversão

As taxas de conversão do site são em média em torno de 2%. Significa que para cada cem visitantes, você pode esperar obter apenas dois clientes. Para melhorar a taxa de conversões e conseguir mais clientes você pode realizar algumas ações, como:

Adicione um pop-up ao seu site

De acordo com um estudo da Sumo, a taxa média de conversão para todos os pop-ups é de 3,09%. No entanto, se você acertar na mensagem, poderá alcançar uma taxa de conversão de até 9%.

Por isso, experimente várias até encontrar um argumento ideal de conversão. Você também pode utilizar um temporizador de delay de 30 segundos no pop-up, o que evita que eles incomodem o seu visitante. Lembre-se de facilitar o fechamento do pop-up. E defina um cookie para que o pop-up apareça apenas uma vez por usuário. 

Adicione depoimentos e avaliações

Depoimentos e avaliações de clientes anteriores servem como prova social e geram confiança no seu negócio. As pessoas realizam pesquisas na internet antes de comprar produtos ou serviços. Por isso, é importante ter esses testemunhos de clientes antigos no seu site ou redes sociais. 

Remova as distrações

Sua página de destino deve ser clara, concisa e fácil de navegar. Se uma informação não for essencial, não a inclua. Publique o que é relevante para os seus visitantes. 

Utilize título e subtítulos, benefícios e funcionalidades, depoimentos e comentários, além de um visual combinado com contexto, mostrando o que você está oferecendo. Procure elementos nos quais as pessoas não estão clicando. Se os visitantes não estiverem usando, apague. Em quase todos os casos, a página fica mais simples e as taxas de conversão aumentam.

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-PR, Comunidade Sebrae: Diferença entre Leads e Conversões

Aproveite os cursos do Sebrae:
Marketing digital: planejar para vender pela Internet

Planeje suas metas e resultados


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora