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Como implantar a avaliação 360 graus

Entenda o que é a avaliação 360 graus e veja como implementá-la na sua empresa.

· 22/12/2022 · Atualizado em 24/01/2023
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A avaliação 360 graus consegue captar diversas opiniões dos colaboradores e gestores, além de possibilitar uma autoavaliação.  É um método avaliativo que utiliza os feedbacks das chefias, dos colegas e do próprio avaliado para melhoria do desempenho profissional. 

O objetivo desse método é garantir uma avaliação mais justa e participativa, já que todos têm a possibilidade de oferecer suas opiniões. Veja outras vantagens da avaliação 360 graus:

  • Identificação de possíveis problemas.
  • Os colaboradores recebem o feedback dos colegas.
  • Gera um sentimento de busca da melhoria contínua.
  • É possível alinhar um programa de aprimoramento, com metas e ações a partir do resultado da avaliação. 

No entanto, também há algumas desvantagens, como: dados com resultados inconclusivos e distorcidos por conta do excesso de informações, e alguns colaboradores podem sentir-se desconfortáveis com a situação. Além disso, o questionário da avaliação 360 graus pode ser complexo, demorado e não levar em consideração aspectos da vida pessoal do colaborador. 

Modelos de avaliação 360

Existem três tipos de modelos de avaliação 360 graus:

Enxuto: Esse modelo tem perguntas objetivas e curtas sobre um tema específico. Ele apresenta três possibilidades de resposta: “nunca”, “às vezes” e “sempre”. Por exemplo, sobre a organização, é possível fazer a seguinte pergunta: o colaborador consegue entregar suas atividades dentro do prazo?

Direto: Nesse caso, as respostas são específicas e as perguntas não se dividem por temas. Por exemplo, “demonstra competências necessárias para execução das atividades?" As respostas podem ser: ''sempre”, ''quase sempre”, “às vezes”,''pouco”,''nunca”.

Complexo: oferece as três opções de respostas: “sempre”, “às vezes” e “nunca”. Nesse modelo, as perguntas também são feitas em categorias. A diferença é que são realizadas mais questões por tema para se obter uma análise mais completa do avaliado. Por exemplo, sobre a comunicação, é possível fazer os seguintes questionamentos:

  • Possui comunicação clara com a equipe?
  • Consegue expor suas ideias de forma clara e respeitosa?
  • Oferece feedbacks de maneira competente?

Como implementar

Para implementar uma avaliação 360 graus, é preciso seguir os seguintes passos: 

Planejamento

Nessa primeira etapa, é preciso analisar o contexto do colaborador: função e perfil profissional, além de identificar as pessoas com quem ele mais convive no trabalho. A partir dessas informações, elabore o formulário de acordo com o colaborador e os seus objetivos. 

Com a estrutura do questionário pronta, chame os participantes e explique como será a avaliação. Lembre-se de conscientizar o avaliado sobre a importância da avaliação e da participação. 

Execução

Nesse momento, é preciso o apoio do setor de recursos humanos e dos gestores das áreas para guiar a avaliação. Também é importante que o líder organize bem a aplicação do formulário para que ninguém seja imparcial ou forneça respostas fora da realidade. 

Todo o processo de avaliação deve ser claro, e as informações finais devem ser sigilosas. Esses dados serão cruzados para que se tenha subsídios para melhores decisões. 

Checagem

Na terceira etapa, o gestor deve analisar se todas as orientações da execução foram seguidas. Dessa maneira, é possível verificar a participação de cada profissional e identificar se os objetivos da avaliação foram alcançados. 

Ajuste

Nesse passo final, é possível identificar erros e acertos da estratégia. Geralmente, são colhidos feedbacks sobre o processo de avaliação, o que ajuda para que as próximas sejam aplicadas sem equívocos.

Também é o momento de apresentar o resultado da avaliação ao colaborador. Ele poderá analisar as respostas e entender o que precisa ser melhorado no seu desempenho.

A avaliação 360 graus tem vantagens e desvantagens. Mas, uma das principais é poder descobrir quais competências o colaborador já possui e quais ainda precisa desenvolver para ser eficiente nas suas entregas. Com essas informações, é possível investir em treinamentos e no desenvolvimento de habilidades profissionais. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

A experiência do colaborador: valorize o capital humano da empresa 

MEI: quando e por que contratar um colaborador? D


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