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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Como vender mais na Black Friday: estratégias para o sucesso

Aprenda como se destacar na maior temporada de vendas do ano, atrair mais clientes e vender mais na Black Friday 2024 com dicas e estratégias infalíveis

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Equipe Sebrae

· Atualizado em 26/10/2024
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A Black Friday é um evento anual aguardado com ansiedade por consumidores e lojistas. É a maior temporada de vendas do ano. A data vai se aproximando e a expectativa de promoções imperdíveis aumenta, uma oportunidade de ouro para você, empreendedor e empreendedora, aumentar as suas vendas.

Se você deseja aproveitar ao máximo essa data e descobrir como vender mais na Black Friday em 2024, leia esse artigo até o final e aprenda estratégias poderosas que irão ajudá-lo a se destacar e aumentar suas vendas.

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Quando é a Black Friday?

Antes de mergulhar nas estratégias de venda, é importante saber que dia começa a Black Friday. Em 2024, a Black Friday será no dia 29 de novembro. Então, marque essa data no seu calendário e comece desde já a se preparar!

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Estratégias para vender mais na Black Friday

1. Planeje-se com antecedência

O sucesso na Black Friday começa com um planejamento cuidadoso. Lembre-se que, muitas vezes as pessoas já sabem o que querem e começam a pesquisar e comparar preços semanas, até meses, antes da data.

Comece revisando suas métricas de vendas dos anos anteriores para identificar os produtos mais comprados pelos seus clientes e estude as tendências de compra deste ano, para entender o que os seus potenciais clientes estão buscando. Em seguida, estabeleça metas claras para o evento deste ano.

Pode ser uma data oportuna para acabar com o estoque parado ou o “estoque morto”, ou seja, aquele produto que já está aí nas suas prateleiras há um bom tempo.

2. Crie ofertas irresistíveis 

Ofereça descontos significativos em produtos populares. Lembre-se de que os consumidores procuram por ofertas que realmente valem a pena na Black Friday. Destaque os descontos em sua página inicial e em todos os canais de marketing.

Tenha cuidado na hora de dar o desconto. Para você não errar, nem ter prejuízo, reunimos todas as estratégias para você transformar suas ofertas e promoções em verdadeiros ímãs para atrair clientes na Black Friday em um ebook completo, gratuito e exclusivo.

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3. Utilize o marketing multicanal 

Isso quer dizer que a sua marca precisa estar presente em vários canais, para alcançar o seu cliente, onde quer que ele esteja no ambiente online. Durante a Black Friday, isso é ainda mais importante, porque as pessoas podem estar navegando em diferentes sites e redes sociais, então é preciso estar presente em diversos lugares para atingir um público maior.

Para isso, além do seu próprio site, aproveite as redes sociais, como instagram e facebook, e também whatsapp, e-mail marketing e anúncios online. Crie conteúdo de qualidade e cativante, mostre seus produtos e se relacione com os seus clientes diariamente.

4. Acione a sua base de clientes

Vender mais na Black Friday utilizando sua base de clientes é uma excelente estratégia, pois você já estabeleceu um relacionamento com eles, ou seja, o cliente já conhece a sua marca e o seu produto.

Você pode oferecer pré-lançamentos exclusivos para clientes fiéis; reforçar um programa de fidelidade com ofertas de brindes; utilizar o e-mail marketing, grupos e listas de transmissão via whatsapp para promover ofertas personalizadas e ainda, incentivar a indicação de novos de clientes, oferecendo recompensas em novas compras.

5. Atendimento ao cliente

Prepare sua equipe de atendimento ao cliente para lidar com um aumento no volume de perguntas e pedidos. Respostas rápidas e eficazes podem fazer a diferença entre uma venda e um cliente insatisfeito.

Um bom atendimento pode contribuir para a construção de relacionamentos positivos com os clientes, promovendo a fidelidade e a reputação da marca.

Essa pode ser uma boa data, por exemplo, para bonificar seus vendedores caso eles contribuam para alcançar as metas que você estabeleceu para a Black Friday 2024.

6. Invista no pós-venda 

Não subestime a importância do relacionamento pós-venda, especialmente após eventos como a Black Friday. Após a conclusão das vendas, continue a se envolver com seus clientes, oferecendo suporte e oportunidades que os incentivem a comprar novamente.

Esta fase é fundamental para a fidelização do cliente, o que significa que você está criando laços duradouros que os motivam a escolher sua marca repetidamente ao longo do tempo. Ofereça assistência pós-venda, responda a perguntas e preocupações prontamente e mantenha a comunicação ativa, seja por e-mail, redes sociais ou outros canais.

Afinal, logo após a Black Friday chega outra data super aquecida para as vendas: o Natal.

7. Avaliações e depoimentos 

Mostre aos seus clientes o que os outros estão dizendo sobre seus produtos. As opiniões de outros clientes funcionam como uma forma de validação para os compradores em potencial, demonstrando que pessoas reais tiveram experiências positivas com seus produtos. Essas avaliações ajudam a dissipar dúvidas e preocupações que os clientes possam ter e podem ser o fator decisivo para a conclusão da compra.

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