O percurso para implementação do ESG agrega valor ao seu negócio e pode ser simples.

Nos últimos anos, houve uma mudança no comportamento dos consumidores, que passaram a se preocupar e a exigir das empresas ações responsáveis em relação ao meio ambiente, às questões sociais e à transparência dos negócios. É nesse contexto que surgem as práticas ESG, uma sigla, em inglês, para Environmental, Social and Governance (em português: Ambiental, Social e Governança). Ela é utilizada para nomear o conjunto de ações que as empresas promovem nessas três áreas.
Além da sociedade, o mercado também valoriza organizações que implementam as práticas ESG. A adoção de ESG pode ser decisiva para alcançar mais investimentos e aumentar suas vendas. Qualquer empresa pode implantar ações ESG, mas é preciso ressaltar que não bastam atividades isoladas. As práticas ESG precisam estar enraizadas na missão e nos valores da empresa.
A intenção do ESG é impactar de maneira positiva tanto na empresa quanto sociedade como um todo. A existência da organização e seus resultados já não são mensuradas apenas pelo lucro, mas pela capacidade de atuar com responsabilidade, ética e transparência.
Para iniciar e planejar uma agenda ESG, listamos passos fundamentais que devem ser analisados e trabalhados no ambiente corporativo. Confira!
Gestão alinhada com ESG
Um dos primeiros passos para iniciar uma agenda ESG é engajar e alinhar os gestores com ações sociais, ambientais e de governança. Conhecer estudos sobre ESG também pode ser importante para o embasamento das práticas no seu negócio.
Criação de comitê ou grupos de trabalho
Um comitê ou grupo de trabalho ajuda nas discussões e contribui na organização, no planejamento e nas ações para implantação. Os gestores, diretores, parceiros e colaboradores podem participar dessa etapa.
Envolvimento de todos
Todos os atores e colaboradores envolvidos na atividade produtiva, como fornecedores, prestadores de serviços e até clientes devem ser envolvidos nas práticas de ESG.
Mapeamento de impactos positivos e negativos
Faça um estudo da sua atuação, rede de parceiros, fornecedores e clientes para descobrir os impactos e, assim, buscar minimizar os efeitos negativos.
Oportunidades para adoção de práticas ESG
Identifique oportunidades e estabeleça metas. O objetivo é visualizar os desafios e possíveis soluções para a adoção das práticas ESG.
ESG é uma jornada
Atue em diversas frentes, mas lembre-se de seguir etapas e dar um passo de cada vez, principalmente no início, quando o conceito ainda não foi totalmente absorvido pela empresa.
ESG integrado ao orçamento
Estabeleça metas e objetivos realistas e vinculados ao orçamento da empresa. As ações de ESG têm gastos financeiros no seu início, e ter um plano alinhado com o orçamento da empresa torna-se fundamental para que a agenda não fique apenas na teoria.
O ESG é um processo recompensador tanto para as empresas quanto para a sociedade. Mais do que uma tendência, é uma agenda que está se tornando cada vez mais relevante no ambiente corporativo. E você, já começou essa jornada na sua empresa?
Para saber mais, leia os textos a seguir:
ESG: O que é e qual é a importância? Saiba aqui!
ESG possibilita rentabilidade para pequenos negócios inovadores
Foi um prazer te ajudar :)