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Wed Feb 08 16:44:37 BRT 2023
Mercado e Vendas | CLIENTE
Como incentivar recomendações dos seus clientes

Foco na experiência do cliente fortalece a reputação digital, sendo uma maneira de incentivar boas avaliações e recomendações.

· 27/01/2023 · Atualizado em 08/02/2023
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A opinião dos seus clientes e de influenciadores, que já consomem seu produto ou serviço, pode trazer grandes benefícios para o seu negócio, como construção de credibilidade e autoridade. Ela serve para construir a reputação digital da sua empresa.

A reputação digital é a maneira como as pessoas enxergam uma empresa no ambiente on-line. Atualmente, as pessoas têm o hábito de fazer pesquisas na internet antes de fechar um negócio. Elas pesquisam produtos, serviços, especialistas e verificam o que os outros internautas estão falando a respeito daquela empresa ou item.

Significa que as avaliações dos internautas tornaram-se um dos fatores decisivos de compra. Se o hotel é bem avaliado, por exemplo, a pessoa opta por hospedar-se nele. 

Essas resenhas on-line, muitas vezes, são espontâneas e, por isso, têm credibilidade junto aos outros internautas. Mas, você pode incentivar o seu cliente a fazer uma avaliação sobre o seu estabelecimento ou atendimento. 

Como fazer esse incentivo sem parecer que está pressionando o seu cliente? Confira como incentivar a avaliação e a recomendação da sua marca e ampliar a rede de alcance do seu negócio.

Boa experiência com o seu negócio

Todo o processo de compra dos seus clientes, desde o primeiro contato até a entrega, deve ter acompanhamento e cuidado. Inclusive, você pode fazer um contato pós-venda para se certificar de que tudo correu bem e para colocar-se à disposição para trocas ou futuras compras. 

Essa é uma maneira de estreitar o relacionamento, de demonstrar atenção ao seu cliente, que reconhece o seu negócio e acaba indicando para outras pessoas. Atualmente, a experiência do cliente é levada em consideração e envolve questões como atendimento, cortesia e presteza, além de um site responsivo.

Benefícios para quem recomendar

Oferecer vantagens, como descontos, brindes e promoções exclusivas, pode ser uma ótima alternativa para que o seu cliente intensifique as recomendações da sua empresa. Existem programas de indicação que oferecem esses benefícios, caso o cliente leve outras pessoas para o seu estabelecimento. 

Outra forma de trazer novos clientes é direcionar os benefícios também para quem recebe a indicação do seu negócio. Descontos em primeira compra e amostras gratuitas são algumas maneiras de construir um relacionamento com esses novos clientes e fidelizá-los. 

Perceba que são os detalhes e o cuidado com o seu cliente que farão a diferença e que ficarão na memória dele. Você não precisa implorar por uma recomendação ou avaliação. Basta prestar um atendimento de qualidade e proporcionar uma experiência positiva para o seu cliente. A recomendação torna-se natural e, consequentemente, com mais credibilidade. 

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