Veja como os indicadores de desempenho podem ser utilizados para melhorar a qualidade da gestão e aumentar a lucratividade das empresas.

Indicadores de desempenho permitem detectar a capacidade da empresa para gerenciar as variáveis críticas e promover uma projeção das condições futuras. A definição de um sistema de medidas, que permita administrar e melhorar os resultados das empresas da IBT, é uma questão extremamente importante.
Medir o desempenho significa comparar os resultados obtidos com os planejados. Assim, toda empresa necessita de indicadores para avaliar seu desempenho. Esses indicadores são chamados de KPI (do inglês: Key Performance Indicator). Eles são medidas quantitativas da performance dos processos da organização.
Mas, o que é preciso para medir a performance de uma IBT com os KPIs? Primeiro, é necessário contar com um sistema automatizado que permita aos colaboradores captar, informar e compartilhar as informações de forma ágil e transparente.
Todos os dados devem ser disponibilizados em tempo real aos gestores, permitindo o acompanhamento dos resultados e a tomada de decisão assertiva. Essa é a importância dos KPIs: eles permitem acompanhar os processos para que se possa avaliar o desempenho e dar feedback aos colaboradores e, assim, melhorar continuamente a gestão da empresa.
Veja alguns KPIs que podem ser implementados nas IBTs:
Indicador de lucratividade: apresenta a rentabilidade das vendas e é muito importante para fazer comparações com a concorrência. Não basta um bom faturamento ou controle financeiro. Se você não souber quais são os custos que incidem, por exemplo, não é possível saber se a empresa está sendo lucrativa ou deficitária.
Indicador de produtividade: indica a quantidade de recursos que uma empresa emprega para produzir um determinado produto ou serviço. Tem como objetivo avaliar o rendimento e a eficiência dos processos. Pode ser estabelecido a partir dos recursos financeiros, temporais, espaciais, mão deo bra, entre outros.
Indicador de turnover: medir o grau de rotatividade dos colaboradores ajuda a entender questões internas da empresa, o clima organizacional e a capacidade da empresa de reter talentos. Taxas altas de turnover podem indicar problemas.
Indicador de conversão de leads em clientes: há vários tipos de conversão, mas, com a importância cada vez maior do marketing de conteúdo, é importante saber quantos visitantes de um site tornam-se clientes. Isso pode ajudar na avaliação das estratégias de marketing digital. Uma ferramenta para visualizar a taxa de conversão é o Google Analytics.
Outros indicadores de desempenho que você pode adotar na sua empresa são: faturamento, market share, número de reclamações, taxa de satisfação dos clientes, entre outros.
Para automatizar o cálculo dos indicadores de desempenho, você pode utilizar um software intuitivo e fácil de operar. Geralmente, esses programas disponibilizam indicadores de desempenho em tempo real e de forma confiável. Um deles é o Stratws One, um software de gestão corporativa e de resultados. Sua plataforma integra indicadores estratégicos e operacionais a outros sistemas de gestão.
Para saber mais, leia os textos a seguir:
Gestão por indicadores: como as métricas podem alavancar o seu negócio
E-book Sebrae-BA: Indicadores essenciais para a gestao de todo negócio
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