O modelo de inovação aberta, que conta com a colaboração de diferentes atores, tem como principal objetivo compartilhar ideias e ações.

Pequenas empresas podem praticar o modelo de inovação aberta, ou open innovation, ainda que essa seja uma tendência mais comum nas grandes empresas. Os pequenos negócios podem ser parceiros estratégicos de organizações maiores ou criar vínculo com outras pequenas empresas para encontrar oportunidades de crescimento.
A inovação aberta é uma maneira de acelerar a inovação por meio da colaboração de pessoas e organizações externas à empresa. Nesse modelo, a gestão realiza parcerias para o desenvolvimento de conhecimentos e de projetos, seja com consumidores, fornecedores, concorrentes, empresas de outros setores, órgãos públicos ou universidades. O seu objetivo é somar forças em prol da inovação.
Assim, os clientes podem oferecer ideias para a cocriação de novos produtos e serviços e a empresa pode realizar chamadas abertas para que qualquer pessoa contribua com ideias ou projetos para o negócio - o chamado crowdsourcing.
Já no modelo de inovação tradicional ou fechada, o processo de desenvolvimento de ideias, pesquisas e invenções ocorre exclusivamente dentro da organização. Geralmente, ao adotar a inovação fechada, muitos recursos financeiros são direcionados para a pesquisa e o desenvolvimento interno. E toda expertise, tecnologia, processos e propriedade intelectual ficam sob o controle da empresa.
A inovação aberta, por sua vez, permite que a empresa utilize recursos externos enquanto disponibiliza os seus. Os benefícios de se praticar a inovação aberta são:
- Redução do tempo no desenvolvimento e na comercialização das inovações.
- Diminuição de custos, já que os recursos passam a ser compartilhados.
- Geração de uma base de conhecimento maior.
- Diluição dos riscos e aumento das possibilidades de acerto.
Como implementar
Para que as empresas consigam sobreviver e evoluir, elas precisam se abrir para o novo e se adaptar às constantes mudanças. O modelo de inovação aberta pode ser considerado uma estratégia e necessita de uma cultura que promova essa abertura do processo de inovação.
Quando falamos em cultura, estamos tratando de um processo constante de aprendizado e treinamento. Algumas práticas empresariais podem auxiliar na implementação de um modelo de inovação aberta na sua empresa, como:
- Aproximar-se de iniciativas que promovam conexões, como redes de inovação, hubs, coworkings e comunidades.
- Participar de eventos e encontros empresariais com o objetivo de estimular conexões e troca de experiências.
- Promover a diversidade dentro das empresas e a composição de times mistos.
- Fazer parte de programas que promovam a integração com instituições de ensino, como as incubadoras e aceleradoras.
- Buscar conexões com startups, seja investindo, sendo parceiro ou contratante. As feiras setoriais são excelentes oportunidades para isso.
- Incentivar hackathons e maratonas, que normalmente duram um fim de semana, para criar soluções. Para esses encontros é possível convidar profissionais de diversas áreas para compartilhar ideias.
Para saber mais, veja os vídeos a seguir:
Inovação aberta, mas o que é isso?
Como pequenos negócios se beneficiam da inovação aberta em grandes empresas com startups?
E aproveite o curso do Sebrae:
Foi um prazer te ajudar :)