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Mon Apr 17 14:10:27 BRT 2023
Inovação | MELHORIA DE SERVIÇO
Como inovar seu marketing com gamificação

Veja boas práticas para implementação de estratégias de gamificação no marketing do seu negócio.

· Atualizado em 17/04/2023
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A gamificação é o uso de elementos e abordagens de jogos, como desafios, recompensas e competição, para estimular usuários a tomar ações ou sentirem-se engajados em algum objetivo. Os participantes podem ser alunos de algum curso, colaboradores de uma empresa, familiares e amigos em contextos de convívio social ou, ainda, os clientes do seu negócio.

Essa estratégia é aplicada em diversos contextos e com diferentes finalidades. Mas, no marketing, ela geralmente visa promover experiências gamificadas ao cliente ou aos colaboradores de um negócio para estreitar relacionamentos, gerar vendas e aumentar a audiência.

A gamificação no marketing pode ser aplicada em diferentes canais – on-line, off-line e até de forma omnichannel. Para isso, é interessante analisar os recursos disponíveis e que tipo de experiência é mais atrativa para os seus clientes ou colaboradores.

Para implementar estratégias de gamificação e inovar no seu marketing, é importante se atentar em garantir alguns fatores, como:

  • alinhamento com as metas, objetivos e valores do negócio;
  • experiência de participação ou jogabilidade agradável e justa;
  • fornecimento de recompensas relevantes e atraentes;
  • transparência nas regras de participação, classificação e entrega das premiações;
  • respeitar a privacidade do usuário, seguir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e outras legislações vigentes.

Mas, como fazer gamificação no marketing do seu negócio?

Há diversos meios de fazer a gamificação no marketing. Alguns mais robustos exigem investimento financeiro e de pessoal. Mas há outros que geram resultados com poucos recursos ou nenhum investimento financeiro. 

Confira alguns exemplos de estratégias de gamificação e suas principais finalidades:

Concursos e sorteios

Os potenciais clientes são incentivados a realizar uma ação específica, como responder a uma pesquisa, compartilhar uma postagem nas redes sociais, comentar, marcar outras pessoas ou comprar um produto.

Essas ações geralmente têm o objetivo de engajamento dos clientes em mídias sociais, para obter dados de contato, fazer com que mais pessoas conheçam o negócio e aumentar as vendas.  

Programas de fidelidade

Os clientes são recompensados ao realizar compras frequentes ou atingir metas de gastos. Essas ações têm como objetivo reter os clientes, aumentar a recompra, aumentar as vendas e estreitar o relacionamento. 

Desafios e missões aos clientes

Os consumidores são desafiados e incentivados a realizar tarefas específicas e que, geralmente, não envolvem uma compra. Essas ações têm como intuito estreitar o relacionamento e promover experiências marcantes. 

Desafios e missões aos colaboradores

Os colaboradores são desafiados e incentivados a trazer resultados específicos para a empresa, em um prazo definido ou apresentar soluções para determinados problemas. O objetivo é engajar os colaboradores, aumentar a produtividade, as vendas, estimular o senso de equipe e tornar o ambiente de trabalho mais agradável, estimular a inovação e promover a resolução de problemas.

Jogos on-line

São criados em uma plataforma ou no aplicativo da própria empresa. Os usuários comumente visualizam anúncios e podem obter recompensas pelo desempenho no jogo. O objetivo é promover experiências agradáveis, divulgar produtos, a marca e parceiros, além de estimular a compra e manter o cliente no aplicativo da empresa. 

Realidade aumentada

Os clientes e visitantes podem interagir com elementos da realidade aumentada (RA), experimentar réplicas virtuais dos produtos ou participar de eventos em ambientes de RA. O objetivo é promover experiências marcantes, atiçar a curiosidade, criar oportunidades de testes, além de divulgar a marca e os produtos.

A gamificação é uma forma de inovar e promover experiências positivas ao seu cliente e colaboradores. É uma oportunidade de gerar proximidade, engajamento e vendas.

Quer aprender mais sobre como inovar em suas estratégias de marketing e oferecer experiências memoráveis aos seus clientes? Acesse o curso Customer Success: como conquistar e manter clientes.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Como é a experiência do cliente na era digital 

AR-Commerce pode trazer um diferencial para o seu negócio 

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