this is an h1

this is an h2

Fri Feb 17 02:41:11 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Como marketing digital pode ampliar os negócios no exterior

Saiba quais as possibilidades de utilização da internet como ferramenta para o marketing internacional de produtos e serviços de pequenas empresas.

· Atualizado em 17/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A internet é um poderoso instrumento para a internacionalização dos negócios das pequenas empresas. Com um site próprio, por exemplo, elas não necessitam limitar a divulgação das atividades às fronteiras dos países. Um site pode ser visto por potenciais clientes de todo o mundo.

Para as pequenas empresas, o ambiente on-line possibilita a redução dos custos de comunicação e uma maior inserção no mercado internacional, sem a necessidade de viagens. Os consumidores também tiveram benefícios com a evolução da internet, como:

  • Proximidade com fornecedores de todo o mundo;
  • Acesso rápido e fácil a informações e descrições de diferentes produtos e serviços;
  • Possibilidade de comparação de preços e compras on-line;
  • Acompanhamento do andamento dos seus pedidos e do percurso da entrega.

Não há dúvida de que o marketing digital oferece estratégias e ferramentas eficientes para as pequenas empresas, ao criar um veículo novo e de baixo custo para aumentar sua visibilidade, comunicar-se com os clientes, promover seus produtos e serviços, realizar vendas e, até mesmo, prover assistência no pós-venda.

Na publicação Como Utilizar a Internet para o Marketing de Produtos no Exterior, você pode ver as possibilidades de utilização da internet como ferramenta para o marketing internacional de produtos e serviços de pequenas empresas. O artigo destaca três estratégias do marketing digital: 

Uso da internet para identificar oportunidades de negócios e parceiros no exterior
O pequeno empreendedor que deseja internacionalizar seu produto ou serviço deve, primeiramente, fazer uma pesquisa na internet para levantar informações sobre o mercado, concorrentes e fornecedores. Como a internet oferece uma infinidade de fontes, o ideal é fazer buscas em sites oficiais, como Internet Public Library, United Nations Business Directory Online e Financial Times Research Center, entre outros.

Utilização do e-mail marketing
Algumas dicas são importantes nesse item:

  • Seja claro e objetivo nos seus e-mail. Utilize a língua corretamente e adeque a linguagem ao destinatário da sua mensagem.
  • Se você não tem pleno domínio do idioma, utilize um tradutor, principalmente, nos e-mails iniciais.
  • Evite enviar spam ou e-mails indesejáveis.
  • Ofereça a opção de exclusão da sua lista, caso o destinatário deseje


Definição e implementação de uma estratégia de marketing de e-commerce
O planejamento é fundamental para a implementação de estratégias de marketing digital no e-commerce. É preciso traçar metas, objetivos, conhecer o mercado, a concorrência e seus clientes. Tudo isso trará subsídios para elaboração de um plano de marketing digital assertivo. A internet é um canal estratégico e tornou-se uma ferramenta importante para que as pequenas empresas internacionalizem seus produtos e serviços de maneira eficiente.

Para saber mais sobre o assunto, confira o texto: Como Utilizar a Internet para o Marketing de Produtos no Exterior

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?