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Mercado e Vendas | MÉTODO DE VENDA
Como melhorar a experiência de compra do seu cliente

Melhorar a experiência do seu cliente tem resultado garantido e é mais simples do que você imagina.

· 08/02/2023 · Atualizado em 17/03/2023
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No disputado cenário atual de mercado, mais do que oferecer produtos, serviços e um bom atendimento, é necessário proporcionar uma experiência encantadora. Para esta estratégia, a atenção no cliente deve ser redobrada, e todas as informações da jornada de compra devem ser muito bem analisadas. Superar as expectativas é a ordem do momento.

Pode parecer complicado, mas é mais fácil do que você imagina! Para te ajudar a melhorar a experiência de compra do seu cliente, elaboramos este artigo, inspirado no post do Sebrae Rio de Janeiro.

Os produtos e serviços de uma mesma categoria no contexto do varejo atual possuem qualidade e preço muito similares. Entrar nesta briga é desgastante e, muitas vezes, não dá resultados. Por isso, a experiência do cliente vem se destacando como importante diferencial. Segundo uma pesquisa da Zendesk, as pequenas e médias empresas que mais investem na experiência do cliente, tiveram 3,6 vezes mais probabilidade de aumentar a base de clientes durante a pandemia.

A definição de experiência do cliente nada mais é do que a percepção do consumidor - consciente, ou inconscientemente - em relação a um produto ou serviço oferecido ou no contato com a empresa, mesmo sem ter feito compras. Lembra daquela frase “a primeira impressão é a que fica?”. Esse é o caminho!

Proporcionar ao seu cliente uma boa experiência de compra, certamente, é um dos principais pilares para você conseguir uma reputação positiva junto a ele e, assim, transformá-lo em um fã da sua marca ou serviço. É fundamental você saber quem é o seu cliente, suas preferências, lugares que frequenta, redes sociais que circula, conteúdo de interesse. Para aprimorar a experiência do cliente, você precisa levantar todos os dados possíveis sobre ele. E pode ser mais simples do que você imagina! O hábito de perguntar ao cliente o que sentiu falta e registrar faz toda diferença. Depois, quando o produto chegar, surpreenda-o com a informação.

Para saber mais sobre as preferências do seu consumidor, você pode elaborar o mapa da jornada do cliente. Na prática, a empresa precisa saber:

  • Quem é o consumidor (a persona do seu nicho de trabalho);
  • O que o leva a consumir/ continuar consumindo o produto;
  • Quais os pontos de contato com a empresa;
  • Como está recebendo as entregas;
  • Quais os pontos que podem melhorar e os problemas que precisam ser resolvidos.

Mas, por onde começa a experiência do cliente? Acertou quem respondeu pela equipe. Ela precisa ser tratada com o mesmo cuidado que você espera que ela cuide do seu cliente. Os funcionários precisam estar encantados, ligados aos propósitos da empresa. Um funcionário feliz será mais comunicativo e proporcionará uma experiência de qualidade para o cliente.

Para aprimorar a experiência do cliente, você precisa estar sempre por dentro das atuais tendências do mercado para orientar os seus funcionários. Veja a seguir as dicas que separamos para você:

Personalize o seu atendimento: É muito importante ajudar o cliente a resolver o problema que ele está no momento. Personalize o máximo possível o atendimento.

Supere as expectativas do seu cliente: É fundamental entender o que o seu consumidor espera da sua empresa e sempre alinhar isso com seu time de funcionários para proporcionar ao seu cliente uma boa experiência de compra.

Facilite o processo de compra: Para proporcionar uma boa experiência de compra para o seu cliente, é muito importante que ele consiga levar o mínimo de tempo possível para concluir suas compras.

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Curso: Comunicação e relacionamento com seus clientes

Compreender as possibilidades de a pequena empresa alcançar melhores resultados com a adoção de ações de comunicação mais estratégicas e assertivas.

Curso: Atendimento ao cliente 

Aprenda sobre os procedimentos de atendimento em uma empresa e como estas ações provocam um impacto positivo nos resultados de um negócio.

O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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