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Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Como o design thinking pode facilitar os negócios digitais

Conheça a abordagem do design thinking e as ferramentas on-line que podem melhorar os processos internos da sua empresa.

· 18/07/2022 · Atualizado em 20/08/2022
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Empresas que querem aperfeiçoar seus processos e serviços de maneira criativa, ágil e planejada têm utilizado o design thinking, não apenas em produtos específicos, mas em todo o negócio. O design thinking vem do design, mas se tornou uma metodologia adaptada aos negócios. 

É uma abordagem não linear que promove um processo criativo e colaborativo. Com foco na inovação, o design thinking reúne diferentes ideias e perspectivas sobre os processos da organização. 

Para aplicar essa metodologia, é preciso ter uma cultura de inovação. O design thinking se baseia em três fundamentos: 

  • Empatia: significa se colocar no lugar do outro, nesse caso, do seu cliente.
  • Colaboração: você reúne colaboradores de diferentes áreas, e eles precisam unir-se para propor ideias de maneira colaborativa. 
  • Experimentação: como a abordagem do design thinking é prática, inclui testes e protótipos para ver como ficaria a ideia, o produto ou serviço. 

Entendendo as bases, é possível pensar no processo do design thinking, que segue as seguintes etapas:

Interrogatório

Trata-se do entendimento do contexto. Se você tem um problema no seu atendimento, por exemplo, você deve, primeiro, identificar as lacunas. 

Reflita sobre as seguintes questões: você sabe como organizar o atendimento da sua empresa? Seu cliente tem uma boa experiência nessa área? A falta de processos está afetando o seu negócio? 

Ideação

Este é o momento em que ocorre o brainstorming. No caso do exemplo acima, você pode reunir sua equipe de atendimento e de outras áreas para pensar em soluções e gerar insights.

O brainstorming é um encontro com diferentes colaboradores para levantamento de ideias. O problema é colocado, e todos podem opinar e propor soluções. Lembre-se que a equipe deve se sentir à vontade para expressar suas opiniões e ideias, sem críticas ou receio de algum julgamento.  

Prototipação

Com todas as ideias e possíveis soluções listadas, após o brainstorming, você precisa fazer uma seleção das melhores estratégias. É importante dizer que essa definição também deve ser em grupo e colaborativa. 

Se você estiver falando de produtos, é o momento dos protótipos ou modelos, sempre a partir das ideias. Já no caso dos serviços, como o atendimento, você pode desenvolver representações gráficas com simulações das ações levantadas na etapa anterior. 

A prototipação serve para que sejam realizados os testes, para ver a viabilidade das ideias propostas. Os protótipos são testados para que você visualize as lacunas e veja como melhorar. 

Percebe-se que a abordagem de design thinking é uma estratégia para empresas que querem inovar e melhorar tanto processos quanto produtos e serviços. Por ser um método criativo e colaborativo, pede uma adequação da cultura, que passa a ter o foco na inovação.

Para saber mais sobre design thinking e como aplicar no seu negócio, confira o vídeo abaixo:

Como aplicar o design thinking na minha empresa

E aproveite o curso do Sebrae:

Design Thinking: melhore seus resultados nas mídias sociais


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