this is an h1

this is an h2

Sat Aug 20 01:09:42 BRT 2022
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Como o digital pode potencializar um negócio não tradicional

Estratégias de marketing digital ampliam o alcance dos negócios físicos, aumentando a quantidade de clientes e de vendas.

· Atualizado em 20/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Com a pandemia de covid-19, muitos pequenos negócios migraram, de alguma maneira, para o ambiente on-line. Mas, essa já era uma tendência que a pandemia pode ter acelerado. Hoje, a maior parte dos consumidores está conectado, tem acesso à internet e realiza pesquisas on-line antes de fazer alguma compra ou contratar algum serviço. 

Lojas de roupas, de alimentos, pequenos empreendedores do segmento da beleza, como maquiadores, ou da fotografia são exemplos de negócios não  tradicionais. É possível, ainda, falar em músicos, influencers, podcasters, todos esses profissionais e empreendedores estão migrando para o digital, seja por meio do marketing de conteúdo ou da prestação de serviços on-line. 

Marketing tradicional X marketing digital

Esses pequenos negócios estavam acostumados com um marketing tradicional, com duas opções: divulgação em veículos de comunicação, que tem um custo alto, ou distribuição de panfletos nas proximidades do seu negócio, que era mais viável para alguns.

Mas, uma outra possibilidade emergiu com as novas tecnologias, o marketing digital. Mais acessível aos pequenos negócios, já que não exige um orçamento alto e que pode ser feito pelo próprio empreendedor. 

O alcance passa a ser maior e, agora, você não precisa se restringir ao seu bairro. Além disso, é possível segmentar seu público e direcionar as estratégias de marketing. 

Isso sem falar na mensuração das ações, dos resultados e da flexibilidade. O empreendedor pode fazer testes e, se aquela ação não está indo bem, ele pode mudar ou arriscar uma outra estratégia. 

Muitas lojas de roupas, por exemplo, vendem pelas redes sociais, sem precisar ter um ponto físico. As redes sociais são estratégicas no digital. A maior parte dos consumidores faz pesquisas e negócios por esses canais.

No on-line, lojas virtuais e profissionais liberais realizam todo seu trabalho de promoção e divulgação da sua marca. É comum ver tutoriais ou vídeos de dicas de maquiadoras, por exemplo, que viralizam em redes sociais como o TikTok. Com o marketing de conteúdo, muitas passaram a ter presença on-line e conquistaram mais clientes, aumentando suas vendas. 

Mas, como introduzir o seu negócio no digital? Para migrar para o digital você deve seguir alguns passos:

Construa a sua persona e o seu tom de voz

Conheça o seu cliente. Saiba os seus interesses e problemas. A persona é o personagem fictício do seu cliente ideal. Com ela, você sabe com quem você está falando e pode direcionar melhor seu tom de voz. 

O tom de voz vai ser a personalidade da sua marca. Ele torna a comunicação com o seu cliente mais humana e pessoal. Uma dica, utilize expressões próprias, tenha um slogan. Isso faz com que sua marca seja autêntica e gere identificação.

Escolha seus canais com base na sua persona

Você precisa estar onde sua persona está. Então, se você é um fotógrafo, talvez não seja interessante você estar em uma rede social que privilegia o texto escrito, mas sim, em uma que tenha o foco na imagem. 

Busque referências no seu mercado

Veja o que está dando certo. Não significa copiar ou imitar, mas ter como modelo e referência. Vendo o que está sendo feito, você pode colocar o seu tom e fazer algo novo, criativo e diferente. 

Se você é maquiadora, quais são as concorrentes que têm-se destacado na sua área? Elas fazem tutoriais ou mostram maquiagens já prontas? Como você pode inovar? 

Produza conteúdo de qualidade

Para que as estratégias de marketing digital sejam bem-sucedidas, é preciso produzir conteúdo de qualidade. O marketing de conteúdo atrai clientes por meio de blogs, vídeos, e-books, posts em redes sociais. Você pode utilizar o recurso que tenha mais conexão com o seu negócio e o seu cliente. Mas, para gerar autoridade e credibilidade, é preciso investir na qualidade. 

Interaja com seus clientes

Se você está nas redes sociais, lembre-se de que são plataformas de interação e não de venda. Você pode utilizar estratégias de marketing digital, mas o foco é o relacionamento com o seu cliente. Então, sempre responda aos comentários, mensagens e directs. 

Os canais digitais também são ferramentas preciosas quando o assunto é o atendimento e o relacionamento com o cliente. Isso porque você consegue manter um contato personalizado com seu cliente, seja esclarecendo dúvidas, enviando dicas e promoções ou vendendo.

Pense sempre na fidelização 

Os negócios de sucesso têm algo em comum: atuam para que a experiência do usuário seja positiva. Seja respondendo às mensagens, facilitando a navegação, acompanhando a jornada do consumidor até o pós-venda. Essas atitudes mantêm o relacionamento e propiciam a fidelização do seu cliente.

O seu negócio não tradicional tem grandes possibilidades e oportunidades no ambiente on-line. O consumidor, hoje, está na internet a maior parte do seu tempo e, com um mercado exigente, você precisa ter presença no digital. Somente assim, sua marca terá visibilidade e você conseguirá resultados melhores.

Você se interessou pelo assunto? Aproveite o curso do Sebrae Up Digital Marketing. É uma formação gratuita voltada para empreendedores e marcas que desejam se inserir no digital. É uma opção prática e possível de encaixar na correria da rotina do empreendedor.

Para saber mais, confira o conteúdo a seguir:
Prepare-se para o Mercado Digital 

E aproveite o curso do Sebrae:

Marketing digital para sua empresa: primeiros passos


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?