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Sun May 07 13:55:07 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Como o marketing pode agregar valor ao seu negócio

O marketing tem como principal objetivo satisfazer os desejos e necessidades dos clientes.

· Atualizado em 07/05/2023
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Você sabia que o cenário atual no mundo dos negócios evidencia um mercado em acelerada transformação? Isso impõe grandes desafios para os empreendedores.

Você já parou para pensar em como as empresas podem atender às demandas dos seus clientes de forma lucrativa e sustentável, atuando em ambientes turbulentos? Ou como podem se adaptar às mudanças e se relacionar com seus mercados, atrair, conquistar e reter clientes? 

O marketing tem desempenhado um papel fundamental no enfrentamento desses desafios. É muito importante que você conheça o ambiente de negócios no qual a sua empresa está inserida, os seus clientes, as pessoas que orbitam a sua marca e também as suas redes sociais.

Isso vai ajudar a identificar prováveis necessidades e desejos, adequando-se para criar estratégias competitivas que possam atender as expectativas dessas pessoas, gerando um lucro para sua empresa. 

Mas você sabe o que é marketing? O objetivo principal do marketing é satisfazer os desejos dos clientes e podemos alcançá-lo de cinco formas:

  • Identificando claramente quais são os desejos do público-alvo;
  • Desenvolvendo produtos e serviços que oferta em valor percebido;
  • Definindo bem o preço;
  • Distribuindo e comunicando de forma efetiva;
  • Efetuando vendas repetidas.

É importante saber que as empresas com foco na necessidade e nos desejos do cliente levam vantagem significativa sobre aquelas que estão dedicando sua atenção apenas aos produtos.

Isso porque são empresas que se empenham em criar um canal contínuo de comunicação com o cliente para ouvi-lo e, assim, elas se adaptam para atender a essas expectativas.

Quando pensamos em marketing, devemos pensar em cinco conceitos principais: necessidade, desejo, mercado, cliente e preço versus valor. Enquanto a necessidade é um estado de carência ou a dor do cliente, o desejo são as necessidades humanas moldadas pela cultura ou pelas características individuais.

Já o mercado é a união de todos os compradores reais e potenciais de um produto ou serviço.

Em meio a tantas pessoas, a segmentação ajuda a encontrar o cliente em potencial para o seu negócio. Você pode obter o conhecimento sobre o seu cliente em potencial para o seu negócio por meio de pesquisa de mercado que visa responder algumas perguntas fundamentais para sua empresa. Essa pesquisa pode ser realizada por você.

Para segmentar o mercado do seu negócio, você deve perguntar: a quem interessa o meu produto ou serviço? Qual é o perfil do meu cliente? Quais são os hábitos dele? Qual é o estilo de vida? Qual rede social ele mais usa?

Hoje em dia, os clientes estão cada vez mais informados, com mais opções de escolha, mais exigentes e desconfiados e focados na qualidade e no custo-benefício. Quanto mais informações possuir dos clientes, melhor poderá atendê-los e, com isso, ampliar a possibilidade de fidelização.

Você deve ter sempre em mente que os clientes querem estar em vantagem e gostam de sentir que o produto comprado lhes entrega valor superior ao que esperavam. Mas o que você tem oferecido para o seu cliente? Saiba que preço e valor são coisas diferentes.

O preço é o quanto o cliente está disposto a pagar. Já o valor é o quanto você entrega a mais para o cliente. Por isso, descobrir as dores, necessidades, desejos, gerenciar demanda, criar e ofertar valor são fatores chave para uma empresa manter-se competitiva.

Artigo escrito a partir do vídeo do Sebrae Santa Catarina: Gestão de Marketing dicas de sucesso para sua empresa

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