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Wed Aug 31 01:56:44 BRT 2022
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Como o podcast pode ser um canal estratégico para o seu negócio

Aproveite esse canal, que está em ascensão, para produzir conteúdo de qualidade e aumentar o alcance da sua empresa.

· Atualizado em 31/08/2022
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Os podcasts estão ganhando cada vez mais espaço e já se tornaram uma tendência no marketing de conteúdo das empresas. O podcast nada mais é do que conteúdo em forma de áudio, disponível na web. Os podcasts podem trazer informação ou entretenimento.

O Brasil é o terceiro país que mais consome podcasts. Mais de 40% dos internautas já ouviram algum podcast. Geralmente, são jovens e pessoas das classes A e B os que mais se interessam pela mídia (Dados da pesquisa Ibope). 

É um canal estratégico para o marketing de conteúdo que está em crescimento, e merece a atenção das pequenas empresas. Veja alguns motivos para investir na produção e divulgação de podcasts:

  • É acessível a todos e pode ser ouvido em qualquer lugar e momento, pelo celular ou computador. 
  • Traz versatilidade de formatos. Você pode usar sua criatividade e fazer novelas, contar histórias, fazer bate-papos, entrevistas ou ter um único apresentador.
  • Possui um custo de produção baixo.
  • Fortalece a marca, gerando conexão e proximidade com o público-alvo de maneira atrativa e lúdica.
  • Gera influência nos hábitos de consumo.

Mas, como começar a produzir um podcast? Listamos os passos para você iniciar sua produção e aplicar suas estratégias de marketing de conteúdo em podcasts:

1. Escolha o tema

Para escolher um tema, você precisa conhecer seu público-alvo e definir seus objetivos. O tema precisa estar relacionado aos interesses do seu cliente e ao seu negócio.

2. Determine o formato

Quais são a linguagem e o formato que mais interessam ao seu cliente? Pense e determine se você fará um bate-papo ou uma entrevista. Se você vai apenas contar uma história ou fazer uma novela em episódios. O formato dependerá do seu público-alvo e dos seus objetivos. De modo geral, o formato pode ser: informativo, um painel com mais de um convidado, uma entrevista ou individual.

3. Defina os entrevistados 

Com o tema escolhido e o formato definido, você deve pensar em quem você vai convidar para participar do seu podcast. Procure entrevistados com credibilidade, que tenham conteúdo e que falem bem. 

4. Faça um roteiro

Planejamento é essencial para você não se perder na hora da gravação e não perder tempo. Se você for fazer uma entrevista, liste as perguntas e coloque ordem nos temas que serão tratados. Coloque no seu roteiro: abertura, apresentação do tema e dos convidados, conteúdo e discussões e a finalização ou despedida. 

5. Separe as ferramentas necessárias

Antes de começar a gravação, prepare todo o ambiente. Que materiais você vai precisar? Teste o microfone, gravador e câmera, caso você coloque imagem no seu podcast. Escolha um ambiente com uma boa acústica para não ter ruídos na gravação. Outra opção é contratar uma empresa que faça a gravação e edite o seu material. 

6. Edite 

Se você tiver orçamento, contrate um profissional de edição de áudio. A edição faz a diferença no produto final. Você pode colocar vinhetas, efeitos sonoros e reduzir ruídos. 

Também existem ferramentas de edição de áudio, como Audacity, Soundcloud, Buzzsprout e Adobe Audition.

7. Publique e divulgue

Publique em uma plataforma que tenha um bom alcance. Você tem como opções Spotify, Itunes e Google Podcast.

Elabore uma estratégia de divulgação nas redes sociais. Ela é essencial para que as pessoas conheçam e escutem o seu podcast. Você pode compartilhar o link em publicações, comentários de seguidores sobre o podcast ou incentivar os entrevistados a divulgarem em suas redes. 

Para saber mais, confira o vídeo Podcast: Canal estratégico para o seu negócio 


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