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Mon Aug 07 15:54:08 BRT 2023
Inovação | CONSULTORIA EM INOVAÇÃO
Como o Sebrae apoia os negócios de alto impacto

A Empresa de Pequeno Porte pode ter faturamento de até R$4,8 milhões anuais.

· 10/02/2023 · Atualizado em 07/08/2023
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Desde 2009 o Sebrae tem atuado na sensibilização dos pequenos negócios para a importância de inovar – neste contexto considerando o potencial de diferenciar-se em seus mercados de atuação – tendo em seus projetos ações na temática inovação e tecnologia. Grande parte dos atendimentos realizados propõe ações de intervenções básicas, ligadas à adequação a pressupostos legais ou compulsórios.

Uma empresa é considerada de alto impacto quando apresenta um crescimento constante médio de pessoal ocupado de pelo menos 20% ao ano, por um período de três anos consecutivos, e tem pelo menos 10 pessoas ocupadas assalariadas no ano inicial de observação.

De acordo com o IBGE, o Brasil tem cerca de 35.000 Scale-ups, menos de 1% do total de empresas do país. E, apesar disso, elas são responsáveis por quase 60% dos novos empregos gerados nos últimos anos (o equivalente à 3,3 milhões de empregos).

O universo dos negócios de alto impacto está dividido em três perfis de empresas:

a) Empresas tradicionais – pouco intensivas em conhecimento, com atuação em atividades econômicas tradicionais, tais como: hotelaria; alimentação, construção civil, educação, dentre outros. Entretanto, tem na inovação a manutenção da competividade e a busca para o crescimento.

b) Gazelas (Startups) – empresas digitais iniciantes (com menos de 5 anos de nascimento), com produto já validado no mercado e com histórico de faturamento e geração de emprego.

c) Spin-offs – são empresas de base tecnológica, oriundas de instituições acadêmicas ou de pesquisa com o objetivo de explorar comercialmente tecnologias oriundas destas instituições.

O crescimento diferenciado dos negócios de alto impacto tem relação com o incremento de empregos, vendas, valor agregado e produtividade, podendo ser medido como a taxa anual de crescimento no número de postos de trabalho formais, sendo este indicador o mais utilizado para este perfil de empresas. Os três tipos de mensuração de crescimento mais comumente encontrados são:

  • Crescimento medido pelo número de vendas (faturamento);
  • Crescimento medido pelo aumento do número de empregados;
  • Crescimento medido pelo aumento da produtividade.

Algumas características relacionadas às empresas de alto impacto são:

  • Tendem a ser jovens, mas raramente são startups;
  • Podem ser de todos os tamanhos;
  • Uma parcela pequena delas são spin-offs e a minoria dessas originam-se de instituições públicas de pesquisa;
  • Estão presentes em todos os setores do mercado, não apenas nos setores mais intensivos em conhecimento ou tecnologia.

Nas empresas de alto impacto, o principal ponto de mensuração é o quanto aquele negócio impactou, mudou, transformou ou redefiniu a vida dos consumidores, o mercado, a sociedade e a própria lógica do mercado.

Esta mensuração não é simples, pois o impacto destas empresas deve ser avaliado a partir de um conjunto de elementos tangíveis e intangíveis, algumas vezes de difícil mensuração, o que torna difícil definir/personificar, de forma clara e com contorno objetivo, uma empresa de alto impacto. Existe, ainda, o conceito de empresas com potencial de alto impacto que são aquelas que possuem aspiração em ser uma empresa de alto impacto e que possuem características que, quando avaliadas, mostram essa aspiração e possibilidade. É importante salientar que há uma linha bastante tênue entre a diferença de empresas de Alto Impacto e empresas com potencial de alto impacto.

Como forma de contribuir para que mais de empresas cheguem ao patamar de negócios de alto impacto, a busca para a atuação do Sebrae é por empresas que atendam aos seguintes critérios:

Neste sentido, a descrição dos critérios do perfil das empresas para enquadramento nos projetos compreende:

  • Potencial de Mercado: Parte-se da premissa que toda empresa resolve um problema. Caso contrário, não haveria por que alguém pagar por sua solução e, por consequência, ela não teria por que existir e nem meios para sobreviver. Assim, quanto maior o problema que a empresa resolve, ou seja, quanto maior a solução que alivia o cliente, e quanto mais problemas ela resolve ao mesmo tempo, maior é o seu potencial de mercado;
  • Modelo de Negócios: Para crescer de forma acelerada, as empresas precisam ter um modelo de negócios que seja escalável. A complexidade prejudica o crescimento, seja na venda, entrega ou gestão. Modelos de negócios “simples”, geradores de caixa e que requerem poucos recursos para serem replicados têm mais chances de se tornarem grandes empresas. Modelos de negócios escaláveis são geralmente desenvolvidos a partir de oportunidades observadas por lacunas de mercado e atuação em resposta a algum problema da grande base de clientes;
  • Diferencial Competitivo: Além do potencial de atuação em um mercado grande e de ter um modelo de negócios escalável, o negócio de alto impacto precisa também se destacar de seus concorrentes. Assim, é fundamental que a empresa tenha diferencial competitivo claro, inibindo a capacidade dos concorrentes de copiá-lo ou mesmo propor produtos substitutos de forma fácil e ágil;
  • Histórico de Crescimento: O quanto a empresa vem crescendo nos últimos anos dá indícios claros e consistentes da competência do empreendedor em resolver problemas relevantes a custo competitivo bem como de superar obstáculos inerentes à manutenção da sustentabilidade do negócio, tendo como base o próprio crescimento da empresa. No caso de potencial de alto impacto, não há necessidade de crescimento mínimo de 20 % ao ano, mas é necessário que haja crescimento minimamente constante;
  • Realizações relevantes: este critério é representado por indícios de que o negócio tem validação mínima de mercado, como histórico de investimento por fundos ou investidores anjo, indicações ou premiações ligadas à inovação ou gestão, captação de recursos, grandes empresas na base de clientes e alto nível de especialização na oferta de produtos/serviços. Outros critérios relevantes a serem avaliados são indicadores financeiros como margens líquidas de vendas e de contribuição de produtos/serviços no faturamento da empresa;
  • Perfil Empreendedor: Estes empreendedores são aqueles que querem transformar o mercado onde atuam. Empreendedores que são admirados e têm potencial para se tornarem grandes referências, os quais geram orgulho ao contar suas histórias. Empreendedores que têm paixão pelo que fazem, ambição, vontade de fazer mais, melhor e inovar sempre.

Em sua atuação junto a esses negócios, o Sebrae busca alcançar os seguintes objetivos:

  • Promover o envolvimento e fortalecimento do Ecossistema Local de Negócios de Alto Impacto;
  • Elevar a competitividade das empresas;
  • Elevar o potencial de negócios das empresas;
  • Criar redes de aprendizagem e cooperação entre os pequenos negócios;
  • Elevar a Maturidade de Gestão das Empresas;
  • Promover o crescimento econômico sustentável das empresas;
  • Elevar o Grau de Inovação das Empresas.

O alcance destes objetivos gerará resultado direto às empresas atendidas no Projeto, além de promover a melhoria do ambiente de negócios, a partir da dinamização dos atores do ecossistema de negócios de alto impacto.

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Se precisar, procure a ajuda especializada do Sebrae, no seu estado.

Fonte: DataSebrae 

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