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Mercado e Vendas | LOJA ONLINE
Como ter um diferencial competitivo nas vendas on-line de móveis

Com o aumento da participação no e-commerce e em marketplaces, o processo logístico passa a ser foco de atenção do setor moveleiro.

· 13/07/2022 · Atualizado em 28/07/2022
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O e-commerce atingiu o maior patamar de vendas no primeiro semestre de 2021, com mais de R$ 53,4 bilhões. Esse número representa 61% do valor total de 2020, ano em que o e-commerce cresceu muito por conta da pandemia. 

Nesse cenário, o setor moveleiro também se destacou, já que as pessoas começaram a trabalhar e a fazer outras atividades dentro de suas residências. Houve um crescimento de 53% no faturamento do setor, além de 24% de acréscimo no número de pedidos.

Esses dados da pesquisa Webshoppers são promissores, mas também trazem algumas questões. A principal delas talvez seja a logística, pois o setor moveleiro trabalha com produtos de grandes dimensões e volumes, o que pode encarecer o frete e dificultar o transporte. 

O pequeno e médio empresário do setor moveleiro precisa pensar em alguns pontos antes de atuar no mercado on-line, como o frete e a integração entre os sistemas. Um dos primeiros aspectos, porém, é a escolha do marketplace.

Marketplace

É uma plataforma de e-commerce que reúne diferentes lojistas para vender seus produtos. Alguns exemplos de marketplace são Amazon, Magazine Luiza e Americanas.

Ele é uma opção para as empresas de móveis porque oferece a estrutura e as ferramentas necessárias para trabalhar com e-commerce, sem que o lojista tenha que se preocupar com gestão e operação. 

Separamos algumas dicas de empresas que estão conseguindo obter bons resultados vendendo em marketplaces:

  1. Escolha uma plataforma de operações que otimize e gere segurança às suas vendas;
  2. Planeje e estruture a logística com foco em centralização e inovação;
  3. Trabalhe o relacionamento com o cliente de forma ágil para estabelecer confiança;
  4. Faça descrições claras, com as medidas do produto, já que um cadastro ideal pode evitar trocas e reclamações. As descrições também ajudam no SEO do site.

Hub integrador

Hub integrador ou integrador de marketplace é uma plataforma que permite gerenciar pedidos e outras operações nos marketplaces.

A pesquisa Webshoppers traz alguns benefícios da automatização das operações por um hub integrador:

  • Possibilidade de expansão para mais marketplaces; 
  • Acesso a todas as lojas on-line em um único ambiente; 
  • Integração segura com os sistemas de gestão; 
  • Maior controle de estoque e preços; 
  • Agilidade na inclusão de novos canais e produtos.

Frete

O valor do frete também é um grande desafio do setor moveleiro porque impacta na compra, uma vez que o consumidor pode não aceitar o valor e migrar para o concorrente. O valor do frete pode, portanto, ser um diferencial competitivo. O relatório da Webshoppers mostra que o frete grátis é um dos principais motivadores de compras. 

Então, como driblar esse empecilho e ter sucesso no mercado? 

De acordo com empresas do setor, algumas estratégias ajudam a diminuir os custos e, assim, podem oferecer valores de frete mais competitivos, por exemplo: 

  1. Se possível, contrate transportadoras próprias;
  2. Faça parcerias com freteiros;
  3. Negocie tabelas de frete;
  4. Revise constantemente a malha logística;
  5. Considere aderir ao sistema de entrega do marketplace e aproveitar as campanhas de frete desses canais de venda.

Para saber mais, confira o conteúdo a seguir:

Como vender em marketplace

Amazon - oportunidades para os pequenos negócios em marketplaces

Venda mais pela internet com a parceria Sebrae e Magalu

E aproveite os cursos do Sebrae:

Inovação e possibilidades de crescimento

Ideias para reinventar-se na crise


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