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Wed Nov 23 08:15:55 BRT 2022
Mercado e Vendas | PROMOÇÃO DE NEGÓCIO
Como turbinar a venda de produtos e serviços no seu salão de beleza

Bons profissionais nem sempre sabem vender o seu peixe, então veja uma série de dicas que podem aumentar o seu faturamento.

· Atualizado em 23/11/2022
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Um salão de beleza é considerado o local ideal para clientes descobrirem novidades tanto com relação a tendências de corte e penteado quanto a produtos e cosméticos. A cliente que procura o salão para uma lavagem de cabelo, tintura, manicure, pedicure, penteado, hidratação ou maquiagem pode sair de lá com a bolsa cheia de produtos e devidamente orientada por um profissional. Ela pode adquirir itens como aquele creme de cabelo que vai deixar os cachos lindos ou o shampoo para evitar que a coloração desbote, por exemplo. 

Apesar dessa oportunidade, muitos donos de salão têm dificuldades para alavancar as vendas, o que pode deixar o estabelecimento ocioso e o estoque parado. Isso acontece porque o profissional está focado em oferecer o melhor serviço, mas não sabe como vender o seu peixe. Pois saiba que existem técnicas de vendas matadoras que podem ajudar a aumentar o seu faturamento. Confira a seguir!

  • Tenha bons produtos e serviços para oferecer aos seus clientes

Para aumentar a renda do seu salão, não basta oferecer uma linha de maquiagem ou de produtos para o cabelo, eles devem ser de boa qualidade. Experimente tudo o que você pretende vender no seu salão e só fique com os melhores produtos - afinal, o que é bom vende mais e melhor.

  • Conheça bem o produto ou o serviço que você vai vender

Você deve conhecer bem o produto que vende. Lembre-se de que você precisa estar por dentro dos lançamentos e novidades na área da beleza. Os shampoos, por exemplo, que antigamente eram divididos em apenas três categorias (para cabelos secos, normais e oleosos), hoje têm uma enorme variedade, cada um com características específicas, como antiquebra, manutenção da cor, hidratação, nutrição, para cabelos claros, escuros, cacheados, lisos etc.

  • Saiba explicar os benefícios e as vantagens para seus clientes

Muitas vezes, seus clientes não sabem exatamente qual o produto certo para suas necessidades e, por isso, não veem vantagem em usá-lo. É comum confundir os efeitos de um produto para hidratar com o de outro para nutrir os cabelos, por exemplo. Porém, ao explicar os benefícios do uso do produto certo para o resultado desejado, você certamente vai aumentar as suas chances de lucrar. A melhor forma de alavancar as vendas, portanto, é expor, de maneira fácil e encantadora, benefícios e vantagens para o cliente.

  • Faça uma demonstração do produto

Clientes de salões de beleza gostam de ver resultados. Por isso, se você fizer uma demonstração, sua chance de vender é maior. Ao fazer uma unha, por exemplo, você pode usar o creme para as mãos que tem à venda, explicar como ele é bom e dizer que ele pode ser adquirido em seu salão. Mas atenção: evite ser insistente demais para não irritar o cliente. 

  • Faça ofertas e promoções

Ofereça vantagens a seus clientes para agradá-los. Você pode oferecer brindes, como uma amostra grátis do produto que está vendendo, promover redução de preços em dias de menor movimento (geralmente de terça a quinta-feira) e ofertar pacotes de serviços, como manicure e pedicure a um preço reduzido. Afinal, quem não gosta de levar vantagem? 

Lembre-se da fórmula mágica para aumentar as vendas no seu salão: um cliente contente normalmente está disposto a comprar mais.

O Sebrae oferece o curso on-line e gratuito O que preciso saber sobre marketing e vendas?, que vai ajudá-lo a tomar as medidas certas para turbinar suas vendas.

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