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Fri Jan 20 10:22:30 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Como usar o Google Adsense na sua estratégia de marketing

Google Adsense é uma ferramenta que possibilita a monetização do seu site por meio da veiculação de anúncios.

· Atualizado em 20/01/2023
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O Google Adsense é uma ferramenta para exibir anúncios em seu site ou blog ou em vídeos no seu canal do YouTube. Funciona de maneira simples: divide com o Google o lucro gerado com a exibição dos anúncios no seu site.

Sabe aqueles banners de anúncios que ficam aparecendo em blogs? Ou aqueles anúncios que surgem antes e durante um vídeo que você está assistindo no YouTube? Todos esses são exemplos de anúncios veiculados pelo Google Adsense.

Para utilizar o Adsense, basta ter um site ou blog, uma conta do Google, endereço e telefone. Além disso, não é preciso pagar nada para veicular os anúncios do Google Adsense. 

Você só tem que escolher o tipo de publicidade que o seu site ou blog irá exibir aos seus visitantes e onde esses anúncios devem ser posicionados.

Por conta disso, o número máximo de anúncios que você pode exibir por página é três. É possível publicar até três anúncios em uma página. 

Assim, os parceiros do Google Adsense definem o formato do anúncio, dimensões, imagens e cores do texto. Em seguida, a ferramenta gera um código para você colocar no seu site. 

Existem muitas opções de anúncios para você disponibilizar no seu site.

Anúncios de texto: são os mais simples e costumam ser formados por um título, que é um link que direciona o usuário. Também podem ser compostos por uma ou duas linhas de texto e um link patrocinado.

Anúncios gráficos: são banners de diferentes formatos e tamanhos. É possível escolher mais de 15 opções de formatos no momento de vincular seu site a anúncios gráficos. 

Rich media: são banners interativos. É composto por gifs, vídeos e outros tipos de animação. A dica é não usar esse formato em excesso para não prejudicar a experiência do usuário do seu site.

Bloco de links: não apresentam nenhum elemento gráfico. Cada bloco possui tópicos relacionados ao conteúdo do site.

Anúncios responsivos: são anúncios redimensionados de forma automática e baseados no espaço disponível. Eles também levam em consideração a direção da tela.

Conteúdo correspondente: esse formato só pode ser utilizado se você atingir alguns requisitos, como volume de tráfego do seu site e quantidade de páginas únicas existentes.

Você pode usar o Adsense para ter uma renda extra, e as quatro estratégias mais rentáveis são:

  1. Adsense para o conteúdo: a maneira mais comum de se utilizar anúncios do Adsense é em sites de conteúdo ou blogs. 

  2. Adsense para pesquisa personalizada: você pode utilizar os anúncios na pesquisa do seu site. Assim, quando um visitante pesquisar algo no seu blog, os anúncios relacionados com a palavra-chave serão apresentados.

  3. Adsense para anunciar em jogos: Antes do carregamento da página principal de um jogo, uma animação ou um vídeo podem aparecer em tela cheia. Esse é um tipo de anúncio.

  4. Anúncios de Adsense em vídeos: como o YouTube pertence ao Google, os anúncios do Adsense também aparecem nos vídeos da plataforma. 

O Google Adsense é mais uma ferramenta que pode ser utilizada na sua estratégia de marketing digital. Com ele, você pode aumentar ou ter uma segunda renda. 

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-PR: Google Adsense: conheça detalhes importantes desse programa de monetização online

Para saber mais, leia os textos a seguir:

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