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Fri Apr 21 13:31:42 BRT 2023
Inovação | DIFERENCIAL
Como usar o Google Trends e o copywriting na produção de conteúdo

Essas duas ferramentas podem auxiliar suas estratégias de marketing digital nas redes sociais.

· 03/03/2023 · Atualizado em 21/04/2023
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Sabe quando a gente está preparando algum conteúdo para nossa rede social e não consegue pensar em nada? Se você já passou por isso, o Google Trends pode te ajudar. 

O Google Trends é uma ferramenta que calcula a utilização de termos de busca que foram pesquisados dentro do Google. Ele disponibiliza um ranking dos assuntos mais comentados no momento. 

Você pode observar as informações utilizando filtros, como de região ou país, por exemplo. Também pode usar o filtro de tempo: ano, semana ou até mesmo os assuntos mais pesquisados naquele dia.

Essa ferramenta é muito importante para quem deseja criar conteúdo. Você fica sabendo quais são os assuntos mais quentes do momento e consegue traçar a criação do seu conteúdo, orientada para os termos que estão sendo mais utilizados pelo público em geral.

Com o Google Trends você pode avaliar as buscas por palavras-chave do seu público. A ferramenta traz, ainda, um gráfico com o volume de buscas. Com o Google Trends, você passa a ter opções de escolha de palavras-chave para utilizar na sua estratégia de marketing digital.

Copywriting

Muita gente fala sobre o poder da imagem e é verdade: uma imagem pode valer mais do que mil palavras. É sempre importante que você publique nas suas redes sociais peças bem-feitas, com um visual bonito. Mas, só isso não é suficiente. É preciso investir nas legendas das publicações. 

Uma comunicação eficiente é o que vai fazer com que o seu cliente entre em contato com você. O copywriting é a técnica empregada na redação de conteúdos a serviço do marketing e vendas, que inclui gatilhos e estratégias para direcionar o público-alvo a uma ação. 

Trata-se de uma estratégia de criar um texto intencional que dirige o seu cliente a realizar uma ação. Ou seja, se uma imagem comunica que o seu produto ou serviço é de qualidade, a legenda direciona o seu cliente para realizar a compra ou entrar em contato com você.

O copywriting, com um texto criativo e persuasivo, apoia os seus objetivos de marketing digital. Sua intenção é atrair a atenção e levar o leitor a realizar determinada ação.  

Sabendo as palavras-chave mais utilizadas no Google Trends, você pode construir sua legenda e publicações a partir delas. Lembre-se que a copy, como é chamado o texto de copywriting, deve transmitir uma informação relevante e criar uma relação entre consumidor e a empresa.

Por isso, você precisa conhecer o seu cliente. Assim, você pode adequar a linguagem, escrever um texto no tom certo, que conversa com o seu público. Aproveite os gatilhos mentais, os verbos no imperativo e conte histórias reais.

Essas histórias criam identificação e geram proximidade com o seu interlocutor. 

Unindo essas duas ferramentas, você pode ter bons insights de conteúdo e fazer testes para verificar o que funciona com o seu público. Conheça e experimente essas técnicas para conquistar mais clientes para o seu negócio. 

Artigo escrito a partir do vídeo do Sebrae Talks Nova onda Covid 19, Google Trends e Copywriting | GiroTalks.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Google no varejo: a ferramenta Google Trends

5 ferramentas essenciais de marketing digital para o seu e-commerce

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