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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Como usar o Instagram para vender mais em tempos de crise

Saiba como usar a rede social para divulgar seu negócio e chegar aos seus clientes em tempos difíceis.

· 24/04/2020 · Atualizado em 29/08/2022
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 Instagram é uma das redes sociais mais acessadas pelos brasileiros. São mais de 119,5 milhões de usuários (Digital 2022 – Brazil). Com essa rede social, é possível impactar o público-consumidor, agindo da maneira certa e estratégica, principalmente em momentos de crise. Foi o que aconteceu com a pandemia de covid-19. As pessoas tiveram que se isolar em casa como medida preventiva para evitar a proliferação da doença. Com isso, pequenos e médios negócios sofreram forte impacto pela interrupção de seus serviços em todo o país. 

Para evitar que o negócio fosse à falência, empreendedores viram na internet uma alternativa para atrair clientes e sobreviver à crise. O Instagram, assim como outras redes sociais, passou a ser uma alternativa estratégica para a divulgação e venda de produtos e serviços.

Confira o conteúdo que preparamos com dicas de como usar o Instagram para vender mais.

Use bem as hashtags

As hashtags são palavras-chaves que ajudam as pessoas a encontrar a sua marca, por isso, utilize-as com inteligência. Vale tomar cuidado com o exagero e estudar quais estão sendo mais buscadas no seu segmento. Use-as como termos estratégicos, que estejam relacionados ao conteúdo e ao seu negócio.

Faça fotos de qualidade

É importante ficar atento à qualidade das imagens. Lembre-se de que no Instagram, imagem é tudo! Fique atento a ângulos desfavoráveis, montagens mal-feitas e baixa resolução das fotos, pois tudo isso impacta na sua marca e faz com que o usuário perca o interesse em seguir o seu perfil.

Alguns aplicativos de tratamento de imagem podem ser uma alternativa para quem não pode contratar um fotógrafo profissional. Eles ajudam na edição das fotos, postagens comerciais e fornecem filtros interessantes para as publicações.

Converse com o seu público

Incentive o diálogo com os seus clientes, dê atenção ao usuário, não dificulte o relacionamento e tente responder seus seguidores de uma forma rápida e simpática. Atitudes como essas trazem alguns benefícios como fidelizar, criar empatia, descobrir as preferências do consumidor, receber feedbacks e ter um canal mais ágil de vendas e de resolução de problemas. 

Fique atento ao seu conteúdo

Visite perfis de outras marcas, concorrentes e empresas de referência para ter ideias de como administrar o seu perfil e trazer conteúdo relevante para o seu público, mas lembre-se de evitar fazer cópias. Conteúdo que não agrega nada e muito similar a outro desagrada o público. Seja autêntico e abuse da criatividade com conteúdos que vão conectar as pessoas ao seu negócio. 

Uma pesquisa do Ipsos, divulgada pelo Instagram, mostra que criatividade e autenticidade são muito importantes para os consumidores. Invista nisso!

  • 62% afirmaram que esperam um conteúdo criativo.
  • 58%, que seja divertido.
  • 58%, informativo.
  • 57%, autêntico. 

Explore todas as ferramentas do Instagram

As funcionalidades do Instagram vão além dos posts. Você pode utilizar os stories e seus diversos elementos, como  gifs, enquetes, testes entre outros. Há também o IGTV, que permite vídeos mais longos de até uma hora. Você ainda pode produzir Reels, que são vídeos curtos de até 90 segundos e que têm como objetivo ser divertidos. Os Reels têm um engajamento alto e aumentam o seu alcance. Explore todos esses instrumentos para alcançar mais pessoas e fazer sucesso com conteúdos diferentes e interessantes para o seu cliente.

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