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Thu Nov 24 03:52:21 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING
Como usar o reels na sua estratégia de marketing digital

Reels do Instagram é uma maneira de produzir e publicar conteúdo relevante, leve e criativo para o seu público.

· Atualizado em 24/11/2022
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Vídeos curtos no reels do Instagram são ótimos aliados para estratégias de atração no marketing digital. A ferramenta oferece a possibilidade de o usuário criar e editar vídeos curtos, com diversos recursos criativos para chamar a atenção da audiência.

Nas redes sociais, o conteúdo audiovisual tem 1.200% mais compartilhamento quando comparado a posts de imagens e textos. E, como são mais de um bilhão de usuários ativos por mês no Instagram, vale a pena aprender como utilizar o reels no seu negócio. 

Com o reels, é possível adicionar fundos musicais, legendas, filtros e figurinhas em cada cena, gratuitamente, sem sair do aplicativo. O resultado são materiais criativos e com alto poder de engajamento da audiência.

Para utilizar a funcionalidad, basta entrar no Instagram, buscar o símbolo de “+”, no canto superior direito da tela, e, em seguida, selecionar a opção “reels”, na parte inferior do aplicativo. Já na tela da funcionalidade, o que não faltam são opções para a produção de conteúdo. Confira agora os principais recursos do reels:

Velocidade: escolha o ajuste da velocidade de rolagem das cenas. É possível até fazer timelapses diretamente pelo aplicativo, uma vez que o ajuste varia de um vídeo 3x mais lento até 4x mais rápido.

Alinhamento de cenas: utilize o recurso para fazer a troca de cenas suavemente, sem que haja movimentação abrupta de objetos.

Áudios: acesse o banco de trilhas sonoras ao selecionar o ícone de nota musical na tela do reels. Busque e selecione a música para adicioná-la ao vídeo.

Filtros: empregue os filtros disponíveis para criar efeitos visuais dentro da ferramenta. É possível alterá-los a cada cena.

Temporizador: você pode usar o temporizador para escolher a duração de gravação da cena, bem como para ajustar a contagem regressiva de início.

Esses recursos possibilitam ao usuário a produção de vídeos criativos e personalizados. Quando executados de acordo com a linguagem e o tom de voz do público, são capazes de aumentar o alcance da marca e potencializar os negócios on-line. 

A adesão do público ao reels foi tão grande que, não à toa, as marcas estão aproveitando o bom momento para entregar conteúdo de valor, fortalecer a presença nas redes sociais e estreitar o relacionamento com o cliente.

Confira algumas dicas para utilizar o reels em favor do seu negócio e aumentar o seu engajamento!

  • Divirta seu público

Produza conteúdos leves, divertidos e faça brincadeiras que estão em alta na internet. Esses vídeos aumentam o seu engajamento.

Mas, antes de seguir essa dica, verifique se ela faz sentido para a sua audiência e para o seu negócio. Também é preciso adequar a linguagem do vídeo ao seu público. 

  • Apresente novidades 

Mostre e demonstre novos produtos e serviços. Como o formato vídeo é mais atrativo para a audiência, utilizar o reels potencializa as chances de entrega do conteúdo. 

Invista em um cenário adequado à gravação, a fim de estimular o desejo de consumo do público. E, lembre-se de planejar a produção de teasers com prévias de coleções ou de novos itens. A ideia é despertar a curiosidade da audiência e ativar o gatilho da antecipação.

  • Conecte-se com as dores do seu público

A vulnerabilidade conecta pessoas, e nada melhor do que mostrar ao seu público que compreende suas dores e seus desafios. O reels é um ótimo espaço para compartilhar conteúdo relevante, mas de forma leve. 

  • Reaproveite ideias e vídeos do TikTok 

Um dos principais concorrentes do reels é o TikTok. Se a sua marca já o utiliza, é simples: reaproveite o conteúdo gerado e o compartilhe no Instagram. Como o formato é bem parecido, as postagens costumam funcionar em ambos os casos.

Apenas tenha cuidado para que a marca da concorrente não apareça no Instagram, já que isso faz com que o algoritmo diminua as entregas do seu conteúdo entre os usuários.

Ao optar pelo reels, abuse da criatividade. Com a diversidade de recursos disponíveis na plataforma, é possível produzir conteúdos relevantes, criativos e divertidos para o público. Esse é o tipo de informação que as pessoas desejam consumir nas redes sociais.

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae Minas: Como você pode utilizar o Reels do Instagram para o seu negócio

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