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Mercado e Vendas | PUBLICIDADE
Como usar o TikTok para divulgar seu restaurante

O TikTok é a rede que mais cresce no mundo, aprender a explorar essa rede pode aumentar o faturamento dos restaurantes

· Atualizado em 12/05/2022
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O TikTok é uma rede social totalmente gratuita de vídeos curtos, fáceis de serem editados, que possui um dos melhores algoritmos de entrega de conteúdo entre todas as redes. Então, é uma plataforma que contribui efetivamente para a divulgação de material, independente da área. No segmento de restaurantes há diversas histórias, na internet, de pessoas que estavam à beira da falência quando decidiram usar o TikTok como última alternativa para salvar seu negócio, e deu muito certo. Nos Estados Unidos, um restaurante de frutos do mar com cardápio vietnamita, no Colorado, estava  prestes a fechar, quando recebeu ajuda de um especialista em marketing, que usou o TikTok para viralizar um vídeo na plataforma com apelo para ajudar a manter o lugar.

A popularização de receitas no TikTok é tão grande, que a própria empresa anunciou que vai entrar no ramo da gastronomia numa iniciativa de criar cozinhas fantasmas chamadas TikTok Kitchen. A experiência vai começar com cerca de 300 estabelecimentos, com receitas populares da internet e menus atualizados a cada três meses. Um dos pratos já confirmados é o macarrão com queijo que se tornou um dos itens mais procurados do Google em 2021.

Então, se você é do ramo de bares e restaurantes pode encontrar nessa rede uma aliada importante para alavancar suas vendas, mas antes é preciso fazer a lição de casa e se preparar para ela. E sabe por que você vai ter sucesso? Porque, atualmente, o Brasil é o segundo país que mais usa o TikTok no mundo, atrás apenas da China. São 4,72 milhões de brasileiros e brasileiras que usam a plataforma, segundo levantamento da empresa especializada em dados, Statisa. Com todo esse poder de atração, profissionais de restaurantes encontram um novo espaço para vender seus produtos. 

E caso você pense que mexer no TikTok é algo muito difícil. Saiba que não. Se aventurar nessa rede social difere um pouco do Instagram, mas tem muitas funções parecidas. Além disso, parte do trabalho tem a ver com entendimento sobre marketing de vendas e de algumas habilidades de audiovisual como tirar boas fotos e vídeos do ambiente, fazer imagens de qualidade dos produtos, usar legenda e fotos que exploram o modelo de negócio, falar sobre as formas de pagamento, entre outras. 

Outra dica importante é explorar conteúdos criativos sobre seu restaurante, como mostrar o passo a passo de receitas, trazer novidades em preparos, mostrar comidas diferentes, mostrar alguma técnica na preparação de um prato, envolver influenciadores na região que você mora e até criar desafios entre seus seguidores. Há muitas possibilidades e o próprio TikTok mostra o que é tendência, portanto, vai bombar.

Conta criada e conteúdo publicado, é hora de aprender a “ler” o alcance que cada postagem teve. Para isso, é preciso migrar para o TikTok Pro Account onde estão informações sobre quantas visualizações teve nos seus vídeos em determinado período, quantos seguidores ganhou e perdeu, se são mais mulheres ou homens e onde estão, quantas pessoas passaram pelo perfil, quais vídeos fizeram mais e menos sucesso e quais músicas seus seguidores ouviram.

O Sebrae produziu um e-book com uma série de dicas sobre como usar as melhores funcionalidades do TikTok para fazer seu negócio de bar ou restaurante bombar na rede social que mais cresce no Brasil. Clique aqui para baixar o e-book e boas vendas para você!

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