this is an h1

this is an h2

Sat Feb 25 01:44:11 BRT 2023
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Como utilizar aplicativos de mensagens nas vendas

Os aplicativos de mensagens agilizam e personalizam o atendimento, mas é preciso seguir boas práticas para conquistar e fidelizar os clientes.

· Atualizado em 21/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O empreendedor deve utilizar os aplicativos de mensagens, principalmente, para abrir o canal de comunicação direto com o cliente e estabelecer uma relação ágil e customizada. Além disso, as mensagens diretas podem servir para complementar as informações sobre um produto e, assim, levar o consumidor para a tomada de decisão. 

Quem nunca abriu um site, por exemplo, e viu aquele símbolo verde do WhatsApp para ter mais informações? Muitos consumidores acessam esse contato para tirar dúvidas e obter mais dados sobre a compra que pretendem fazer. 

Importante lembrar que você deve responder diretamente e de forma objetiva o que o consumidor está perguntando. Não fique dando voltas ou tentando empurrar uma outra solução. Por exemplo, se a pessoa pergunta o preço, não envie a história do seu negócio. Isso pode fazer você perder a venda. Para fazer uma comunicação assertiva, é preciso bom senso e seguir boas práticas, como não enviar textos longos ou imagens pesadas.

Utilize recursos, como emojis, gifs, desde que você tenha aberto esse canal de comunicação e tenha percebido que o seu público está aberto para isso. Basicamente, vá direto ao ponto, respondendo o que foi perguntado, dê informações curtas, claras e diretas.  

Por exemplo, se o seu produto requer um recurso visual muito grande, não hesite em enviar imagens, fotos de diversos ângulos. E se essas fotos já estão no seu site e o cliente pediu mais informações, envie novas fotos. 

E quais são os erros mais comuns na comunicação via mensagens? O principal erro é não seguir os termos, a linguagem e as boas práticas recomendadas pelas ferramentas. 

Lembre-se que existem dois atores nesse contexto: a persona vendedora e a persona compradora. Muitas vezes, o empreendedor confunde a persona vendedora com a que está comprando. Por isso, tome cuidado para não falar com o cliente como você gostaria de ouvir ou, simplesmente, como você falaria. Leve em consideração os interesses e as dores do seu cliente, a forma como ele gostaria de ser tratado e a linguagem que ele utiliza. E peça autorização para enviar qualquer tipo de mensagem para o seu cliente. 

Outro erro comum é enviar, no primeiro contato, uma mensagem de áudio. Primeiro, pergunte ao seu cliente como ele gostaria de receber sua mensagem. Assim, você constrói uma relação de confiança e confortável para ambos os lados. E não corre o risco de ser bloqueado ou marcado como spam. 

O ideal é ter um planejamento para utilizar qualquer tipo de canal de comunicação. Atualmente, existe uma variedade de aplicativos de mensagens que são utilizados para vender: Facebook Messenger, WhatsApp, Direct do Instagram, Telegram, Twitter, entre outros. Você precisa entender as normas de cada aplicativo, treinar sua equipe para responder de maneira ágil, criar um roteiro de respostas adequadas e atentar-se ao que o seu cliente necessita e deseja. 

Os aplicativos de mensagens servem para humanizar o atendimento, mas é preciso alguns cuidados para não ser invasivo ou incômodo. Separe o seu WhatsApp pessoal do comercial, por exemplo. A sua relação deve ser comercial e profissional. 

Outro ponto importante é não comprar listas prontas. E essa dica vale para qualquer canal de comunicação e para as redes sociais. Essa é uma prática negativa. Você precisa conquistar o seu cliente. Pode parecer mais trabalhoso e difícil, pedir autorização, perguntar o que ele deseja receber. Mas, é assim que você qualifica a sua audiência e tem mais possibilidades de fechar vendas. 

Artigo escrito a partir do podcast Que negócio é esse, Sebrae? Como usar aplicativos de mensagens para aumentar as vendas e fidelizar clientes.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

5 recursos do WhatsApp para aumentar suas vendas

Como vender sem ter um e-commerce: Instagram, WhatsApp e Telegram

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?