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Mercado e Vendas | MARKETING
Como utilizar o marketing de influência no seu negócio

Alinhe a estratégia de marketing com o influenciador de maneira colaborativa e baseada na confiança.

· 27/02/2023 · Atualizado em 21/04/2023
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É muito provável que você já tenha ouvido falar sobre influenciadores digitais. São perfis que possuem seguidores fiéis e apresentam bom engajamento nas redes sociais. Pode ser o seu vizinho, seu sobrinho, seu colega de trabalho, enfim, alguém que faz sucesso dentro de um nicho ou até mais de um. 

Esses perfis estão inseridos nos mais variados segmentos de negócios. E as empresas sabem disso. Cada vez mais empresários se apropriam do marketing de influência, já que essa tendência remodelou a forma de divulgar produtos e serviços na última década. 

Mas por onde procurar influenciadores que falam com o público da minha marca? E como utilizar a influência deles para inserir o meu produto?

Vamos mostrar que esse trabalho vai muito além de recebidos e presença em eventos. Para você ter uma ideia, existem mais produtores de conteúdo registrados no Brasil do que em engenheiros.

Trata-se de um mercado que cresce de acordo com os avanços da tecnologia e democratização de acesso a equipamentos, como câmeras e smartphones.

O impacto desses influenciadores é tão grande na sociedade que as marcas já os avaliam como mídia. Mas, não uma mídia normal, que você compra um pacote de divulgação ou um espaço publicitário.

Mas, como alguém que leva uma opinião sincera ao seu público e aí que você entra com um influenciador utilizando a própria relevância para falar da sua marca.

Utilizar o marketing de influência é associar a sua marca à voz de alguém reconhecido e amado na internet. Esse tipo de ação amplifica os pontos de contato da sua empresa com o seu cliente e gera mais credibilidade no processo de venda, além de interferir na percepção da marca.

Estudos mostram que mais de 75% das marcas confiam que criadores de conteúdo e marketing de influência foram grandes aliados durante a pandemia da covid-19.

Ou seja, não importa o momento, o marketing de influência pode ser uma solução para qualquer tipo de negócio que esteja disposto a crescer em produção e venda, aliada a uma estratégia de marketing digital.

O que resta entender para uma ação de marketing de influência eficaz é saber como escolher a pessoa certa para divulgar a sua empresa. Por isso, há três pontos que você deve levar em consideração antes de escolher um influenciador digital.

Conheça seu público-alvo

O primeiro passo é saber quem é o seu público-alvo. Ou seja, as pessoas que você gostaria que consumissem no seu produto ou que têm maiores chances de se tornarem seus clientes.

Fatores como faixa etária, localização, gênero, ticket médio são importantes na hora de realizar a análise. Por isso, antes mesmo de fechar um comunicador digital, estude bem o seu público e o seu negócio pode se encaixar.

Cheque a credibilidade

Outra coisa: a credibilidade do influenciador. Antes de olhar, apenas, para o número de seguidores, é fundamental buscar entender qual é a confiança que o seu público-alvo tem neste influenciador. Avalie, por exemplo, a fidelidade das pessoas aos conselhos desse influenciador. 

Alguns indicadores de credibilidade são os compartilhamentos, comentários e curtidas dele nas redes sociais. Por último, a importância da cocriação. Se você deseja divulgar a sua empresa com a pessoa certa, é preciso estar disposto a trabalhar em equipe.

Sintonize estratégias e ações

Alinhe todos os pontos chave da campanha com o influenciador, como período de veiculação, horários, argumentos de venda e o principal: apresente sua marca da forma mais clara e verdadeira possível. Dessa forma, o influenciador conseguirá passar verdade na mensagem. 

Acompanhe o retorno da ação

Uma dúvida comum para quem vai investir nesse tipo de comunicação, ou até mesmo já investiu, é sobre a maneira de mensurar o retorno da ação. Não só os números devem ser analisados, como, também, o conjunto da obra.

Assim como toda ação de marketing digital, o marketing de influência também deve ter seus resultados analisados durante a realização da campanha.

Caso o desempenho de suas publicações não estejam atingindo o resultado ou nível criativo esperado, vale conversar com seu influenciador durante o percurso.

Avalie outras possibilidades, como cupom de desconto, por exemplo. Analise o perfil dos seguidores que ele trouxe para sua marca. Esse cuidado em tempo real é importantíssimo. 

Antes de sair analisando os números da ação de marketing de influência, sua marca deve ter bem definido alguns aspectos. Até mesmo, antes do contato com influenciadores. Anota aí:

  • Quais são os objetivos de negócios?
  • É uma ação de vendas?
  • É uma ação de branding? 
  • A ideia é arrumar novos seguidores? É trazer pessoas a um ponto de venda?

Tudo isso precisa ser respondido antes e em parceria com o influenciador, para vocês desenvolverem o melhor caminho da ação. Ninguém melhor do que o produtor de conteúdo para falar o que o público dele gosta. 

E, para não realizar uma escolha que lhe trará mais custos do que resultados, pense no seu objetivo. Grandes influenciadores costumam chamar mais atenção pela quantidade de pessoas que conseguem mobilizar.

No entanto, microinfluenciadores costumam ter o engajamento mais intimista. Não se deixe levar por o números de seguidores, mas, sim, pelos resultados que esse produtor de conteúdo irá agregar a sua estratégia de marketing de influência.

A originalidade e a legitimidade da conversa são a fortaleza dos influenciadores. É com base nisso que eles conseguem criar relações fortes com seus públicos e transmitir mensagens comerciais mescladas com conteúdo editorial.

Isso, sem que as pessoas se sintam invadidas. E, o mais importante: sem aquele marketing de interrupção.

No marketing de influência, a forma como a mensagem comercial é transmitida não se baseia na interrupção, mas na confiança que o influenciador conquistou com a sua audiência.

É por isso que ele, normalmente, não aceita fazer qualquer tipo de campanha. Muito menos deixar a marca dirigir a maneira como a  mensagem será transmitida. Essa confiança é muito importante. Se a ação comercial for mal recebida, o dano em seu principal ativo, o público, pode ser irreparável.

Artigo escrito a partir do podcast O Negócio é o Seguinte: Marketing de Influência.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Como gerenciar o seu negócio de influenciador digital

Influenciadores digitais se destacam como oportunidade de negócio

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